IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Better Call Saul By Felipe





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2015-02-09 10:55:24

A primeira sequência da série é spoiler pra quem não terminou Breaking Bad...

Episodio 1x1 - Nota 8.5 2015-02-09 11:10:09

Nem consigo descrever minha felicidade por retornar a esse universo criado por Vince Gilligan. E que acerto foi essa série e esse episódio, ein? Minhas expectativas estavam altas, eu estava morrendo de ansiedade, e felizmente fiquei extremamente satisfeito com o resultado.

Começando pela sequência inicial... Fiquei muito surpreso por se tratar da vida do Jimmy McGill aka Saul Goodman após a queda de Heisenberg.

E o restante do episódio foi de uma condução e um desenvolvimento impecável. Tomei um susto quando Saul “atropelou” aquele rapaz: cena com uma direção absurdamente impecável. E foi ótimo a “parceria” que fez com eles momentos depois.

Mas a surpresa mesmo vai pro final. Fiquei honestamente paralisado quando TUCO apareceu com a arma! CARALHO, nunca na vida esperei uma coisa dessas, logo de cara! Foi uma cartada brilhante. Pelo visto, conseguiram esconder a participação do ator até o fim, já que até o nome dele como “convidado especial” apareceu apenas nos créditos finais. Tinha até dado risada da reação da velha quando os chantagistas apareceram. “Qué se pasa?! DINERO?!” HAHAHAHAHA. Estranhei quando eles entraram na casa, mas realmente não esperava essa bomba aí não.

Enfim, série já começa com um saldo extremamente positivo e tenho certeza que vai lacrar tanto quanto Breaking Bad. Fico muito feliz pela iniciativa da Netflix também, por passar a disponibilizar os episódios menos de 10 horas após a exibição na AMC. Pode vir o segundo ep já! ;)

Episodio 1x2 - Nota 9 2015-02-10 11:14:35

Nossa... Engraçado que eu já conhecia o Tuco de Breaking Bad, já sei como ele é LOUCO, mas ainda assim o cara consegue me deixar tenso, apreensivo e extremamente chocado com sua frieza e crueldade.

Essas cenas do deserto foram impecáveis. Mesmo sabendo que Jimmy McGill sairia dessa sem danos permanentes, quase caí da cadeira com a sequência. Meu medo foi pelos meninos mesmo. Dois paspalhos, mas que tinham se mentido nessa enrascada aí por conta do Jimmy. De fato, não merecia morrer por isso. E meu: que agonia quando as pernas foram quebradas! AQUELE SOM!

Bob Odenkirk está impecável. E não vejo a hora do Mike ganhar mais destaque. Dou risada com as cenas dos adesivos HAHAHA.

Enfim, tô realmente muito satisfeito com a série. Produção impecável igual a Breaking Bad. Planos bonitos, sequências maravilhosas. Direção excepcional. E tem tudo pra ficar ainda melhor daqui pra frente.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2015-02-17 10:48:28

Morri com o esforço do Saul pra mudar de voz no telefone HAHAHAHAHAH Dou muita risada com esse personagem o episódio inteiro, como é que pode?

Destaque maior pro Mike, ótima a interação dos dois e ver que, de certa forma, foi assim que começou aquela parceria. Jonathan Banks está ótimo. E Saul não aprende também, né... Ele sabe que não vai passar sem os adesivos ou dinheiro e cisma! HAHAHAHA Muito boa essa cena do “vou estacionar aqui”.

Sobre a família: à primeira vista, imaginei que pudesse ter na casa um “quarto do pânico” bem secreto mesmo e eles estivessem enfiados lá dentro, nem por um segundo cogitei um sequestro de verdade. Que bom que Saul estava certo e essa cena final foi muito boa! Fiquei até decepcionado porque foi justamente a finalização do episódio. Quero só ver o que vai dar...

“Os policiais te bateram? Porque você fala como uma pessoa que sofreu traumatismo craniano!” HAHAHAHAHAHAHA

Episodio 1x4 - Nota 8 2015-02-24 11:22:36

O começo foi realmente uma surpresa. Engenhoso desde sempre esse Jimmy McGill.

Dei risada com a transformação dele pra estampar o outdoor, só um cego não veria que ele realmente estava querendo copiar o Hamlin na cara dura, né HAHAHAHAHAHAHAHA.

O final foi ótimo, mas dada a abertura, já dava pra suspeitar que era um plano pra ele ser visto como herói. Ainda mais com a presença das câmeras e tal. Ele articula as coisas muito bem.

Série continua num nível maravilhoso. Tá uma delícia acompanhar! :)

Episodio 1x5 - Nota 8 2015-03-03 10:35:18

Fiquei com o coração na mão pelo Chuck nesse episódio, tadinho...

Mas enfim, finalmente tivemos um pouquinho mais de Mike e acho que a partir de agora, sua participação só tende a crescer. Vou cruzar os dedos!

Episodio 1x6 - Nota 9 2015-03-10 16:27:30

Finalmente um destaque maravilhoso para o Mike. E poxa, impossível não gostar desse personagem e não ficar penalizado com essa história dele, né.

Episódio com um roteiro e direção IMPECÁVEIS, como deveria ser. Meu amor por essa série só cresce.

Episodio 1x7 - Nota 8 2015-03-17 10:31:32

Fiquei com vontade de dar uns tapas na cara de hipócrita daquela mulher, dizendo que ia denunciar o Jimmy porque ele tinha “roubado o dinheiro”. HAHAHAHAHAHA o sujo falando do mal lavado é sempre muito engraçado.

Mike começa a fazer os servicinhos para o Jimmy. Gostei de ver. Adorei toda a sequência dele esperando a família descobrir o dinheiro do lado de fora da casa até a parte que encontrou toda a fortuna em baixo da pia. Direção impecável, como pode?

Esse final...

Episodio 1x8 - Nota 8.5 2015-03-24 10:47:37

Ótimo episódio. Dei risada com o Jimmy na lata de lixo, os seguranças jogando mais sacos em cima dele, credo! Mas notável a determinação em conseguir vencer esse caso. Chuck pedindo milhões também foi outra surpresa! Muito ousado, ainda mais levando em conta que ele praticamente não abriu a boca durante todo aquele encontro. HAHA

Direção continua me deixando boquiaberto. E o texto... Ah, o texto! Uma aula de roteiro.

Mais dois episódios pro fim da temporada. :(

Episodio 1x9 - Nota 9 2015-03-31 11:33:09

Meu Deus... Fiquei PERPLEXO com essa sequência final. E eu que ficava com pena do Chuck e desse problema... Que velho mais filho da puta!

Deu nojo da forma como ele resolveu “tirar a máscara” e enfrentou o Jimmy daquela forma, dizendo que ele não era advogado e etc. Como pode ser tão cara de pau? Ele dando uma de desentendido na reunião, de surpreso quando o Howard sentou o pé e gritou que não iria contratar ninguém...

Esse infeliz merece o abandono mesmo. Ingrato! Verme!

Por outro lado, gente: O MIKE! Mais uma vez mostrando o quanto é foda! Dei até risada da cena que tirou todas as armas daquele metido folgado! Bem feito! HAHAHAHAHAHA e o grandão indo embora correndo foi ótimo!

O próximo já é a finale. :(

Episodio 1x10 - Nota 9 2015-04-07 11:16:21

Gostei da finale. Mais uma vez nos entregarem um episódio excepcional em seu roteiro e direção.

Adorei as cenas do Jimmy com Marco, a ponto até de ficar triste com a morte dele... Tadinho.

Adoraria que nenhuma outra pessoa fosse fazer o trabalho que Jimmy fazia pelo Chuck, só pra ele sentir realmente a falta que o irmão faz. FDP!

Agora vem o Saul! :D

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2016-02-17 10:51:14

Como a maioria, também fiquei um tanto perdido. Acho que devia ser obrigatório um “previously” a cada início de temporada, ainda mais para as que são reduzidas. Mas enfim.

Eu adorei o jogo do Saul com Kim e aquele carinha no bar! HAHAHAHA Engenhoso pra caramba, mentiu com uma facilidade incrível e ainda deu um prejuízo pro cara. Afinal, 50 dólares uma dose de tequila... PQP.

Mike reinando muito. Dei risada com ele dizendo que não entraria no carro daquele cara que é patético até dizer chega. A sequência com a polícia foi muito boa. Era nítido que tinha bem mais na história do que o cara estava dizendo. Vai acabar se ferrando mais.

Enfim, foi uma boa premiere. Espero que a temporada seja ótima.

Episodio 2x2 - Nota 9 2016-02-24 10:53:00

Eu tô adorando cada vez mais as cenas do Mike. Adorei a audácia dele indo ao emprego do Varga pra pedir os cartões de volta HAHAHAHA. E afff, esse Pryce é muito babaca, como pode?! Todo mundo falando que o carro é de palhaço e ele insiste o contrário! HAHAHAHAHAH Dá raiva.

Chuck já pode morrer. Como pode um cara chato desses? Jimmy fazendo tudo o que podia por esse verme e é menosprezado e rebaixado assim. Não consigo descrever o nojo que senti quando o verme perguntou o que Jimmy estava fazendo em uma empresa de advocacia. E que vontade de enfiar aquele alumínio na garganta dele abaixo. ARGH.

MORRENDO COM A HISTÓRIA DAS TORTAS HAHAHA

Episodio 2x3 - Nota 8.5 2016-03-01 18:58:32

Eu também fiquei esperando uma aparição um tanto diferente para o Mike na cena final do episódio. Achei frustrante quando o Nacho surgiu HAHAHAHAHA.

Jimmy arrasou no comercial, ficou muito bem feito mesmo. É negável a lábia dele para atrair as pessoas. O cara sabe o que faz, mesmo que uso de métodos não muito éticos para conseguir o que deseja. É de ver quais consequências ele vai sofrer por ter colocado o comercial no ar sem avisar a ninguém.

E Chuck, querido: MORRA. Todos nós iremos agradecer.

Episodio 2x4 - Nota 9 2016-03-08 19:41:44

Melhor do episódio: Mike. Fiquei tão apreensivo com todo o plano bolado pelo Nacho que nem sei. Mike decidindo fazer tudo à sua maneira, provocando Tuco pra mandá-lo pra cadeia. Foi bem engenhoso. Gostei.

E o Nacho falando sobre Tuco ficar louco quando usa drogas e que voltou a fazer isso? HAHAHAHAHAHA Nós bem sabemos como ele é.

A discussão que Chuck teve com Jimmy foi muito boa, com excelentes interpretações. Mas não é mentira que esse personagem meio que afunda a série. Jimmy tem paciência demais com esse verme, eu já o teria mandado pra PQP de uma vez e que me deixasse em paz. O pior tipo de pessoa é o ingrato. Sério, não suporto. Tudo o que Jimmy faz, é pra esse chato agradecer eternamente. E não ficá-lo perseguindo por não considerá-lo dentro dos supostos padrões. Seje menas!

Episodio 2x5 - Nota 8.5 2016-03-15 19:47:51

Eis que surge Hector Salamanca! O “Tio”! HAHAHAHAHA. Agora essa temporada me deixou empolgado em um nível que nem consigo explicar. Foi uma entrada bem sutil, mas já tô ansioso pra saber o que vão trazer para esse personagem e seu envolvimento com Mike que, certamente, não vai ceder à chantagem facilmente.

Achei a Erin engraçadinha, embora ache que não teria muita paciência pra trabalhar com ela. Aquela cena em que ela fica chocada acerca do suborno que Jimmy fez foi ótima, gargalhei.

Não dá pra entender o Chuck, sinceramente. Pelo flashback, ele ficou muito incomodado pelo Jimmy ter conseguido fazer a cunhada gostar dele. Tipo?? Será que tem mais alguma coisa na história dos dois pra justificar esse rancor todo? Porque se for só recalque...

Quero Kim dando a volta por cima, pra já.

Episodio 2x5 - Nota 8.5 2016-03-16 10:05:20

Eu tô ansioso pra ver esse suposto que atrito que envolve a Rebecca. Tinha esquecido desse negócio dos pais!

Episodio 2x6 - Nota 8.5 2016-03-22 11:21:39

Caí pra trás com a aparição dos gêmeos Salamanca, ameaçando da forma mais sutil possível a neta do Mike. WOW. E o encontro que este último teve com eles e o Hector no final... Mike sempre muito astuto e determinado. Tinha sido oferecido 5 mil e conseguiu arrancar 50 de uma vez. Lacrou! HAHAHAHAH

Também tô ansioso pro Jimmy deixar o Saul Goodman que existe dentro dele se libertar. Tá na hora!

Episódio sem Chuck. É pra glorificar de pé, igreja!

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2016-03-29 19:30:47

O Saul Goodman que existe dentro do Jimmy está começando a se libertar. Ri muito das tentativas pra ser demitido. A gaita e os ternos (que acabaram se tornando marca do personagem). Muito bom!

Mike não vai deixar barato mesmo a pressão que Hector exerceu sobre ele, pra livrar o Tuco. Já pensou se ele, de alguma forma, tiver algo a ver com a futura saúde comprometida do Hector? Sabemos como ele surge em Breaking Bad, né... Fiquei muito curioso, se for algo assim mesmo.

Foi um ótimo episódio.

Episodio 2x8 - Nota 8.5 2016-04-05 19:47:57

Como comentaram abaixo, Jimmy está mesmo dando um passo de cada vez até “encontrar” seu Saul Goodman. Já consigo vislumbrar seu alter ego se aproximando cada vez mais. E o episódio já deixou claro, de uma forma até sutil, que a parceria com a Kim não vai dar certo – o que me deixa triste, já que gosto muito da personagem e torço pelo sucesso profissional da mesma. É de ver o que preparam para ela, e para o Jimmy, nos dois episódios restantes.

Já a trama do Mike também segue com um desenvolvimento interessante. Minha curiosidade sobre o que ele planeja exatamente não para de aumentar. Certeza que teremos uma season finale explosiva e memorável. O terreno está sendo bem preparado.

Episodio 2x9 - Nota 9 2016-04-12 18:58:27

Eu não achei forçado o Chuck concluindo que Jimmy tinha sido o responsável pela adulteração dos documentos e como tinha feito. Por um motivo simples: Chuck só vê o que tem de pior no Jimmy, o tempo inteiro. Uma fraude dessas, e com as evidências – Jimmy aparecendo por lá alguns dias antes pra cuidar dele e tal –, era óbvio que chegaria a essa conclusão sem pensar duas vezes. E convenhamos: ele estava certo.

Gostei muito que a Kim disse tudo aquilo que estava entalado desde a temporada passada. E acho que foi pouco, Chuck merecia ouvir bem mais. Nunca vi pessoa mais tóxica, invejosa e mesquinha. Torcer pela desgraça do irmão o tempo todo (afinal, se não torce pelo sucesso, só pode querer o pior, né?). Por isso, nem fiquei com tanta pena assim o que aconteceu no final. Creio que ele não passa do próximo episodio, já que bateu a cabeça. E já vejo que Jimmy vai se sentir muito culpado – afinal, mesmo com a falta de consideração e as patadas, ele o considera.

Quanto ao Mike: foi engenhoso, adorei demais ele indo sozinho roubar o caminhão com o dinheiro dos Salamanca. Pena que o plano não tenha sido tão perfeito, já que uma vida inocente foi perdida. Agora ele deve ficar com mais ódio, acho que não vai parar por aí, não.

Enfim, foi o melhor episódio da temporada e a finale tem tudo pra ser foda.

Episodio 2x9 - Nota 9 2017-07-17 10:12:06

Próxima temporada vai ser show mesmo no desenvolvimento do Jimmy como antagonista do Saul. Prepare-se! hehehe

Episodio 2x10 - Nota 9 2016-04-19 19:01:21

Aquela sequência do Mike apontando a arma para os Salamanca foi uma aula de como construir bem uma cena de tensão. E que cena, meus amigos. Fiquei muito aflito esperando o tiro. Até parece que o Nacho sabia da posição do Mike e ficou na frente por saber que ele não iria matá-lo. WOW.

E olha, acho válida essa afirmação de que o Gustavo Fring pode ser autor do bilhete. Foi uma dica bem interessante e seria muito bom se ele aparecesse em pelo menos um episódio da próxima temporada.

Pena que não foi desta vez que o Chuck morreu, não é mesmo? E meu, o Jimmy foi MUITO ingênuo no final. No instante que Chuck começou a falar que ia desistir da carreira porque ELE tinha cometido o erro, eu logo pensei que estava gravando a conversa. Porque tipo, ele estava CONVICTO. Embora não tivesse evidências, tudo o que ele tinha imaginado acerca do plano do irmão pra forjar os documentos estava CORRETO! E ele ODEIA o Jimmy. Nunca iria presumir que tinha cometido um erro se estava certo que não tinha.

Agora Jimmy deve se ferrar bonito na próxima temporada. Ele bem falou: “pensei que você fosse seguir em frente” e etc, quando o negócio da Mesa Verde desse errado, mas não! Não porque Chuck o odeia. Ai ai...

Sem falar no flashback. O cara pegou tanto ódio, tanto rancor que omitiu que as últimas palavras da mãe foram “Jimmy, Jimmy!”.

Enfim, a temporada começou bem morna e melhorou demais nessa reta final. Tá muito bom ver o Jimmy aos poucos libertando o Saul Goodman que existe dentro dele, além do Mike tendo um plot que faz ligação direta com personagens cruciais de Breaking Bad. A próxima temporada tem tudo pra ser ainda melhor.

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2017-04-11 15:53:40

Mike roubando a cena com um plot à altura. Tô adorando demais como este personagem está sendo explorado e creio que teremos um ano incrível pra ele. Mal abriu a boca no episódio e roubou a cena com todos os seus esquemas e planos sempre minuciosos.

E por favor, que seja nessa temporada que Chuck vá ocupar seu lugarzinho reservado lá no inferno, porque eu não tenho paciência pra esse velho, não.

Intrigante os flashforwards, principalmente Jimmy desmaiando... Ai ai...

Episodio 3x2 - Nota 9 2017-04-18 13:19:24

O jogo de câmera na brilhantre sequência de introdução ao Gus foi realmente maravilhoso – e o episódio foi dirigido pelo próprio Vince Gilligan, então não poderia esperar menos. Senti até um arrepio com a imagem desfocada do personagem ao fundo limpando as mesas e depois se aproximando lentamente, sem jamais focar em seu rosto. Até o icônico momento do lixo. Gustavo Fring, um dos maiores vilões de séries de todos os tempos!

Também senti uma nostalgia daquelas ao reconhecer o Victor como o cara que Mike está perseguindo. Dá uma vontade insana de recomeçar Breaking Bad em momentos como esse.

E o Jimmy é muito sangue frio, sim, quando se trata do Chuck. Porque se fosse eu, não conseguiria me controlar e já teria descido a mão na cara desse verme, nem que eu me ferrasse posteriormente. Cara insuportável, recalcado, vive pra rebaixar e ferrar o irmão. Agora com duas testemunhas para o acesso de fúria que ele teve, quero só ver como Jimmy vai fazer pra se livrar de tudo isso...

Episodio 3x2 - Nota 9 2017-06-17 10:26:32

SIMMMM HAHAHA

Episodio 3x3 - Nota 8.5 2017-04-25 19:52:53

Os truques cada vez mais engenhosos do Mike são um deleite de acompanhar, de verdade. A meticulosidade com a qual ele orquestrou o lance da cocaína para incriminar os capangas do Salamanca... WOW. E também acho impressionante como as cenas dele, em suma, não possuem diálogos e sempre se sobressaem – o que dizer daquele plano BELÍSSIMO do momento em que ele tenta acertar os sapatos no fio da rua, por exemplo? E vê-lo começar a trabalhar de certa forma com o Gus me dá até uns arrepios!

Já sobre o arco do Jimmy: também acho que ele se desligar completamente do ridículo do Chuck é o que vai abrir o caminho para ele assumir o “Saul” completamente, uma vez que Chuck é seu maior atraso. Também fico surpreso com a cara de pau deste ser, falando com o irmão como se realmente se preocupasse com ele e tramando planos também engenhosos para derrubá-lo, por trás. Já anseio pela cena que o Jimmy descreveu sobre a morte dele.

Episodio 3x4 - Nota 9 2017-05-02 12:23:45

Chuck entra em cena e abre a boca e eu tenho vontade de explodir tudo. Não sei como o Jimmy consegue se controlar diante de uma criatura tão apática e tão fria quanto ele. Incluir até mesmo o valor mínimo do gravador que foi destruído HAHAHAHAHA. Impressionante, mesmo. Ainda bem que jimmy e Kim encontraram alguma brecha no caso, porque quero ver Chuck quebrando a cara e terminando a vida exatamente como o irmão preveu: triste e sozinho.

Mas a melhor parte do episódio foi focada no Gus. Giancarlo Esposito é um ator excepcional demais, a composição do Fring chega a assustar. A mudança de expressão, tudo – vide quando ele entra no restaurante e, amigavelmente, pede aos funcionários para todos irem embora, só para assumir uma expressão bem mais sombria e fechada quando o último se retira e ele vai se encontrar com o Hector. Aliás, já estou ansiosíssimo pra ver como serão os próximos embates entre esses dois.

BTW: Mike dono mesmo. Ele usando a máquina pra afastar o Chuck e tirar as fotos HEHEHE.

Episodio 3x5 - Nota 10 2017-05-09 12:00:56

Não só o melhor episódio da temporada, como também o melhor da série. Jimmy deu um show absurdo no tribunal e arrasou o Chuck da cabeça aos pés. Só o fato de ter conseguido mostrar que o irmão na verdade o despreza e que aquela história de que o ama é pura balela, já foi um ganho e tanto.

Nos próximos episódios, creio que ele vai contestar a fita como evidência (uma vez que ela é uma cópia, acho que não pode ser considerada uma prova). Sem falar que se o comitê achar que o Chuck possui mesmo um problema mental (e tudo aponta pra isso, dado o truque MAGISTRAL da bateria), Jimmy vai sair dessa audiência absolutamente vangloriado – e deu mais um passo para se tornar o icônico Saul Goodman.

Enfim, episódio realmente impecável. Atuações incríveis: Michael McKean na cena em que “explode” estava excepcional demais. Essa temporada está se superando muito.

Episodio 3x5 - Nota 10 2017-05-09 18:56:53

Ué, a fita que estou me referindo é a gravação que o Chuck fez do Jimmy. Eu só especulei que TALVEZ eles queiram usar a carta de que é inadmissível como evidência afirmando que se trata da cópia, e não da original.

Episodio 3x5 - Nota 10 2017-05-10 11:40:33

Sim, eu lembrei disso depois que escrevi o comentário... Então acho que eles vão apelar somente pra um transtorno mental mesmo pra tentar acabar com o caso. Veremos.

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2017-05-16 11:45:15

E por fim temos a primeira aparição de Jimmy personificado como Saul Goodman. Confesso que nem esperava que fosse acontecer agora, fiquei muito surpreso e vibrei com o primeiríssimo comercial que ele realizou sob esse nome. AAAAAAA. Essa suspensão de 12 meses da advocacia será o ponto inicial de tudo e tô bem satisfeito.

Já sobre a suspensão: alguma consequência ele teria, não é mesmo? De uma forma ou de outra, uma vez que as queixas e o processo não foram retirados e de fato, Jimmy invadiu a casa do Chuck com violência. Mas só por não ter sido definitivamente expulso já é razão pra comemorar e pra rir muito do tombo do lixo do Chuck, que agora está sozinho MESMO. A ex-esposa dele dizendo ao Jimmy que ele “deve” ao irmão: piada. Espero que Jimmy cumpra com a palavra e deixe o verme recalcado sozinho até morrer.

De início eu cogitei Mike como a pessoa responsável pela condição física do Hector como o conhecemos em Breaking Bad. Mas como deram um foco grande para o Nacho recolhendo uma das pílulas que o velho deixou cair, e como sabemos agora que Hector quer arrastar o pai do Nacho para o mundo do crime, também é viável presumir que ele fará alguma coisa pra impedir e vai contribuir para o derrame. Vamos acompanhar.

Tivemos Krazy-8 e uma participação da Lydia, outra que eu também não esperava ver. E que coisa maravilhosa vê-la ao lado do Gus cogitando a compra da tão icônica lavanderia! AAAAAAAA. É tão legal ver essas coisas se conectando, começando a ganhar forma...

Enfim, ótimo episódio.

Episodio 3x7 - Nota 8.5 2017-05-23 12:17:34

A expressão da Kim quando ouviu o plano do Jimmy para “vender um cartão inválido” por 5 mil dólares para um homem naquele estabelecimento mostrou muito do desconforto dela. O fato do Jimmy estar se afundando, sem dinheiro, com seu negócio de vídeos promocionais não estarem dando certo, certamente será mais um dos passos para ele se tornar de vez o Saul Goodman – e consequentemente, seu afastamento da Kim. Veremos...

E BTW: confesso que fiquei com pena quando ele decidiu fazer o vídeo dos donos da loja de instrumentos sem receber nada. Sem falar no fato de que ele é super honesto com o pessoal da equipe, não tenta passar a perna neles nem nada. Adoro a mocinha da maquiagem, aliás. Tão atenciosa!

Quanto à cena final, creio que ele deu aquele show por pura frustração pelo o que o Chuck fez. Tudo isso está acontecendo agora por causa do irmão, que levou tudo isso adiante por rancor e por achar o Jimmy indigno de praticar a profissão. Ouviu que não poderia receber o seguro de volta, em seguida ouviu que o mesmo iria aumentar 150% quando a suspensão terminasse... Não é fácil...

Mike dando dicas para que o Nacho não seja pego quando o Salamanca começar a se sentir mal. Tô curioso e ansioso demais pelo desenrolar desse arco.

Episodio 3x8 - Nota 9 2017-06-06 13:28:29

Que sequência maravilhosa e tensa a do Nacho tentando trocar os remédios do Don Hector, gente. Fiquei apreensivo e inclusive esperei Don Hector ter percebido e dar uma paulada na cabeça do Nacho quando o mesmo foi pegar mais café. Aquela jogada que ele deu dentro do bolso de forma certeira foi muita, mas muuuuuuita sorte. Tudo indica que o Hector vai ficar naquela condição como o conhecemos em Breaking Bad por causa disso, tô ansioso pra ver o desenrolar e se Nacho vai ser descoberto ou não...

Acho aquele povo da loja de instrumentos musicais absurdamente ignorantes. É fato que o pacote do Jimmy de sete comercial por 4.500 dólares é caro mesmo levando em conta os 450 oferecidos pela emissora, mas sei lá... Eles conseguiram reunir uma certa clientela (ou será que eram os idosos clientes do Jimmy disfarçados? Fique pensando nessa, mesmo que não tenham mostrado nada hahaha) graças a um comercial gratuito, né? De qualquer forma, Jimmy foi monstro se jogando no chão pra conseguir tirar alguma coisa deles HAHA.

E o final também, com o pisão que deu no supervisor dos condenados a recolher o lixo das estradas. E ainda embolsou 700 dólares. LACRA MENOS, JIMMY!

Chuck conseguindo ir ao mercado mesmo com certa dificuldade... Parece que a condição dele é mesmo algo da própria cabeça como o Jimmy provou em tribunal. E agora ele vai descobrir sobre os pauzinhos que Jimmy mexeu em relação ao seguro, com certeza vai buscar uma forma de retaliação. AAAAAA.

Que temporada maravilhosa.

Episodio 3x9 - Nota 9 2017-06-13 10:54:34

Acho que esse foi o primeiro episódio dessa série que eu verdadeiramente senti repulsa, nojo do Jimmy. Ele está mesmo se tornando o Saul Goodman aos poucos. Foi repugnante, no meu ponto de vista, toda a manipulação que fez com o grupo de senhoras. Foi horrível ele arruinar a vida social e a amizade da Irene pensando unicamente no ganho próprio. Quando ela saiu chorando do salão do bingo porque TODO MUNDO decidiu ignorá-la, realmente fiquei com o coração na mão. Shame on you, Jimmy. Que coisa feia.

Sobre o Chuck: por um lado, achei interessante ele mostrando as garras pro Howard e tentando mascarar sua condição, mas por outro eu nem me importo que estejam querendo afastá-lo da empresa à força. Peguei ranço desse personagem MESMO, quero mais é que se foda pra deixar de ser tão vazio e mesquinho. Afunda mais, Chuck. Eu imploro!

E essa cena final com a Kim? Uma das melhores da temporada, sim. Um corte rápido e abrupto, simbolizando os segundos em que a personagem caiu no sono e, junto com ela, a gente pula e leva um susto com a batida, como resultado. Pelo menos ela não ficou gravemente ferida, espero que se recupere logo física e emocionalmente.

Fiquei com pena do pai do Nacho, tbh. Ter que aceitar um traficante tomando posse do seu estabelecimento, sabendo que seu filho trabalha junto com ele, sabendo que não pode fazer nada se não quer perder a própria vida... Ai ai...

AH: adorei a loja “Crazy 8” que apareceu quando Jimmy foi dar uma de corredor de shopping!

Episodio 3x9 - Nota 9 2017-06-24 10:15:00

Lembro sim! Brilhante mesmo!

Episodio 3x10 - Nota 9 2017-06-20 10:55:29

Não fiquei com pena do Jimmy por ele ter se entregado de bandeja para as senhoras, porque o que fez foi absolutamente errado. Destruir a vida social de uma mulher já idosa pensando nos ganhos pessoais foi o cúmulo do absurdo pra mim. Ainda bem que ele mesmo se deu conta disso, se arrependeu e deu o passo e a ideia para que as coisas entre elas ficassem boas de novo.

A CENA DO SALAMANCA AAAAAAAA. Foi perfeita, estava ansioso demais pra esse momento e não foi abaixo das minhas expectativas. Será que o Nacho já andava preparado, com os comprimidos certos e fez a troca antes da ambulância chegar? Porque né, com certeza vão encontrar uma substância estranha no organismo do Hector e se os remédios não estiverem trocados, vai ser fácil pra família Salamanca identificar o culpado...

Cena do Chuck destruindo a própria casa foi fantástica. Simbolizou bem a deteroriozação do personagem. E apesar de achar horrível essa morte dele, infelizmente não consigo sentir nada porque ele foi um babaca por muuuuuito tempo e sem necessidade. A raiva que ele sente do Jimmy vai muito além desse negócio de saber que ele machuca as pessoas ao redor, não importa o que aconteça. E dizer que Jimmy “nunca significou muito” foi de uma maldade sem tamanho. Mesmo cometendo erros, Jimmy pelo menos até agora reconhece-os e tenta compensá-los. Fez com as senhoras. Procurou o Chuck pra se desculpar. Ao contrário desse verme aí...

Torcendo pra Kim ficar bem. Que pena que eles tiveram que abrir mão da secretária por agora, ela é tão carismática! HAHAHA.

Essa foi de longe a melhor temporada de Better Call Saul! Que venha a Season 4!

Episodio 3x10 - Nota 9 2017-06-20 18:04:15

Simmmm!! haha

Episodio 4x1 - Nota 8.5 2018-08-07 10:55:51

Eu tô impressionado demais com essa cena em que o Howard se diz culpado pelo que aconteceu ao Chuck, explica suas razões, e o Jimmy apenas diz “I guess that’s your cross to bear”. Gente? Tirou a capa do Jimmy e assumiu o Saul TOTALMENTE ali.

O episódio inteiro nós vimos o personagem enfrentando um grande conflito interno: culpa e alívio. Culpa por toda a situação da temporada passada, que mudou bastante as coisas na relação dos dois – que já não era das melhores. Uma vez que Chuck humilhou o irmão colocando na mesa tudo o que realmente achava sobre ele. Sem falar nessa trama toda da Mesaverde e tal. E alívio porque, convenhamos, Chuck era um peso. E dos grandes. Porque além de todos os problemas, ainda não era uma pessoa muito fácil de lidar. Complicado. Mesquinho demais.

Jimmy se sente culpado até o momento em que Howard abre a boca. É como se tirassem um elefante das costas dele – Bob Odenkirk evoca isso bem DEMAIS.

No mais: se eu adorei aquela cena do Mike expondo todos os problemas daquela empresa pro gerente? Amei muito! Principalmente a cara de pau assumindo que roubou o crachá e tal. A expressão do carinha foi a melhor! HAHAHA.

E Gustavo Fring! Ahhhhh, Gus!!! Já falando sobre guerra, caos, e sobre o DEA. Ai ai... E o Nacho achando que irá se livrar facilmente dessa vida aí. Dó.

Episodio 4x2 - Nota 9 2018-08-14 10:51:02

Gustavo Fring como sempre muito sutil. Achei bem impactante toda essa sequência final, com o assassinato do Arturo e Gus revelando que sabe da tentativa falha do Nacho de matar o Hector. Eu fico com pena dele, bicho. Tentando sair, se livrar desse envolvimento todo. Falou pro pai que estava trabalhando nisso... E agora vem uma pessoa ainda pior que o Hector anunciar que é dono dele. WOW.

O discurso da Kim, a bronca em cima do Howard, ou o desabafo, foi forte e achei foda. Porque ela estava certíssima em tudo o que falou. Só acho que Howard é quem não merecia ouvir tudo aquilo porque são coisas que estão fora do alcance dele. Ele só estava ali entregando a mensagem mesmo, digamos. Nada daquilo foi uma decisão dele... Chuck que era um lixo e mesmo após a morte continua sendo um lixo! Não tinha o mínimo respeito ou consideração pelo Jimmy, que fazia muuuuito por ele. LIXO!

E o Jimmy... Fiquei bem surpreso com a postura dele. Domina muito bem as palavras, conseguiu dobrar os empregadores bem fácil. E se revolta por isso! HAHAHA. Quero logo ele se assumindo como Saul sim. Ele é um advogado, precisa exercer essa profissão.

O médico do Salamanca entregando de bandeja o caso pra outra doutora, visivelmente desconfortável com a presença dos gêmeos no quarto AAAAAA. Mas né, quem não ficaria perturbado com aquilo?

Episodio 4x3 - Nota 9 2018-08-21 10:41:14

Até parece que aquela carta foi escrita pelo Chuck. Não consigo acreditar porque o conteúdo dela não soa como Chuck. Em momento algum. E como a Kim ficou toda emocionada e saiu chorando, pedindo um tempo e tal, não duvido que ela tenha encontrado uma forma de escrever aquilo e assinou como ele. Posso estar muito enganado, claro. Mas né? Pra quem debochou do irmão até na hora da morte, Chuck ficou bonzinho e atencioso demais com as palavras naquela carta...

Jimmy e o plano pra fazer aquele roubo AAAAA, o que ele bolou pra distrair o cara e fazer o comparsa sair sem ser visto HAHAHA.

As melhores sequências do episódio foram envolvendo o Nacho. Eu tô com tanta pena dele que me faltam palavras, bicho! Dois tiros, ficou à beira da morte mesmo, desidratado e tudo. Não fossem os gêmeos chegando e resgatando-o como ele esperava, ele não teria sobrevivido. De qualquer forma achei tudo foda. O plano bem elaborado pra fazer parecer um ataque de cartel rival. Até mesmo um dos gêmeos doando sangue – talvez o que mais tenha me surpreendido HAHAHA.

E olha só que surpresa, a aparição do Gale e o diálogo com o Gus Fring! Vontade de gritar FOGE QUE É CILADA!

Episodio 4x4 - Nota 8.5 2018-08-28 10:59:09

Melhor cena do episódio foi o Mike fazendo uma Exposed Tour com aquele cara mentiroso da reunião. Achei bem intensa. Principalmente pela forma como ele estava “crescendo”, impaciente, conforme o cara falava. Foda. Quero ver o que o Gus vai mandá-lo fazer. Mike é demais. Peita todo mundo, não teme ninguém. Ícone.

E a sequência dos gêmeos cometendo aquele massacre? WOOOOW. Eu tô assustado pelo Nacho, aliás. Não quero que nada ruim aconteça com ele agora...

Sabemos de onde o Jimmy conseguiu tantos celulares HAHAHAHA.

Episodio 4x5 - Nota 9 2018-09-04 11:38:19

As referências! Adorei demais essa cena de abertura mostrando todo o desespero do Jimmy e o preparo para sua fuga, futuramente. No escritório de Saul Goodman. Após todos os eventos com Jesse e Walt. Fiquei feliz até de ver a secretária dele! HAHA. E o cuidado com essas cenas, bicho. A roupa que ele está usando. As malas. Tudo igualzinho como é mostrado no 5x15 de Breaking Bad.

Outro resgate legal foi a “Dog House”, cenário de BrBa algumas vezes. Jesse costumava comer lá. E o Jimmy vendendo os telefones pra todo mundo, com sucesso! Achei legal. Pena que os marginais tenham feito aquilo e no fim, foi tudo em vão. Pior é que ele provavelmente teve que repor o dinheiro dos celulares para a loja. Prejuízo gigante.

E por fim, a última referência: o local onde o laboratório será construído. Mike levando duas pessoas isoladamente pra avaliar tudo. AAAAAAAA. Nós estamos cada vez mais próximos do início da série-mãe, pelo o que vejo. Tô muito ansioso.

Não é que eu tô com pena do Howard? A insônia dele causada pela culpa que sente pela morte do Chuck. Está consumindo. E o Jimmy bem de boas...

Episodio 4x6 - Nota 9 2018-09-11 10:30:42

Satisfatório esse final com a aparição do Huell como um dos homens do Jimmy HAHAHAHA adorei revê-lo. E toda a sequência foi bem foda! Jimmy propondo o acordo, a corrida e a captura dos marginais. A ameaça. “Nunca mexa comigo de novo e avise isso a todos”. AAAAAAAAA.

Legal o Jimmy incentivando a Kim a seguir em frente na parceria que pode torná-la sócia. Mas fiquei com pena, uma vez que ele estava esperando que a firma com ela fosse dar certo. Poxa...

O Gus fazendo aquele relato pro Hector em coma foi assustador, pra dizer o mínimo. Desde pequeno ele tinha tendências psicopatas. Bicho!!! Até esperei o Hector mexer o dedo, já que a câmera focou na mão dele posteriormente. “Acredito que você irá acordar, Hector”. Well...

Episodio 4x7 - Nota 9 2018-09-18 10:32:51

Gus percebeu que a queda daquele copo durante a terapia do Hector foi absolutamente proposital. E já tratou de cancelar o tratamento, condenando Hector a como o conhecemos em Breaking Bad: na cadeira de rodas, sem possibilidade de fala. Não sei por qual esse personagem ainda me surpreende com suas atitudes. Sério.

Essa cena de abertura do episódio foi fantástica, bicho. Em todos os sentidos. Sinceramente acho que nem precisava ter colocado aquela linha preta na tela pra simbolizar a distância que passou a existir entre Kim e Jimmy durante essa passagem de tempo – mas foi uma boa ideia de qualquer forma. Kim muito bem encaminhada na carreira, escritório bem definido, etc, etc... E o Jimmy vendendo os celulares. Ai.

Huell batendo no policial com sacola de sanduíches foi engraçado HAHAHAHA e que horror o tamanho da pena que estão dando pra ele. Não tem como não pensar que existe outra razão pra ele estar sendo tratado de forma injusta se comparado com outros casos semelhantes. Curioso pra ver qual foi a ideia que Kimmy teve pra ajudá-lo.

Episodio 4x8 - Nota 9 2018-09-25 10:44:29

Quando a gente pensa que já viu o Jimmy fazer de tudo, ele vai e mostra toda a sua criatividade nesse plano genial das cartas. E não só isso, como os celulares pra atender as ligações da promotoria, o site da igreja destacando o Huell como um bom-samaritano, e até mesmo as doações em tempo real que estavam “recebendo”. CARALHO. Nunca que eu imaginaria algo assim, esse plano me surpreendeu mesmo. E ainda conseguiram reduzir a pena! AAAA.

E agora Kim gostou da adrenalina, empolgação, de fazer algo tão arriscado... Não queria que ela voltasse a fazer esse tipo de coisa. Já posso até imaginar que ela vai se ferrar e, de fato, contribuir mais pra transformação total do Jimmy em Saul Goodman. Mas veremos...

Esses Salamancas com sorrisinho, aparentemente amigáveis, mais receptivos, são os que mais assustam. Lalo deve ser ainda pior que o Tuco, Hector, todos eles juntos. No meio disso tudo só consigo me sentir penalizado pelo Nacho (mais uma vez). Que não consegue sair de forma alguma desse buraco em que se meteu...

Episodio 4x9 - Nota 10 2018-10-02 10:43:37

Sabe que no momento que o Jimmy estava conversando com o comitê e quando teve a chance de falar do Chuck, e deixou passar, eu imaginei que tinha sido um erro dos grandes? Custou a licença dele, mais uma vez. Por mais sincero que tenha sido nas palavras – até eu me surpreendi com a pergunta daquela mulher sobre a lei, aliás. E poxa, não esperava que ele não fosse conseguir...

Só não gostei do tratamento horrível que deu pra Kim. Descontou a frustração toda nela. Justo a pessoa que está sempre presente pra ele, dando apoio e tudo, como ela mesma disse. Ele poderia ter evitado. Quanto à cena final dos dois, fiquei pensando: e se for ela a pessoa que vai dar a ideia de Saul Goodman? Pra ele conseguir exercer a profissão? Seria bem interessante se isso partisse dela, ein?

A cena do Lalo dando o sino de presente pro Hector... AAAAA FODA. Agora sim ele está mais reconhecível. E o Lalo indo agradecer ao Gus por ter salvado a vida do tio? Mal sabe ele que o velho está naquela situação por determinação do Gus mesmo, que cortou o tratamento...

E não é que o Werner escapou mesmo? E foi bem inteligente, não levantou suspeita alguma dos caras que estavam fazendo a vigilância pelas câmeras. Precisou o Mike chegar pra se dar conta que algo estava errado...

Episodio 4x10 - Nota 9 2018-10-09 10:53:02

Pra mim, a melhor e mais intensa temporada da série até agora. Explorou inteiramente a mudança drástica entre Jimmy e Saul, sempre de maneira coerente, convincente, e surpreendente em muitos momentos.

Esse final mesmo... Não deveria me deixar surpreso, mas deixou. Porque por um breve momento, quando ele deixou a carta de lado e falou que estava tentando comover, eu realmente pensei que o discurso era sincero. Sobre o que Jimmy realmente sentia em relação ao irmão e etc. Por esse breve momento eu esqueci de todo o desenvolvimento do personagem ao longo da série e especificamente da temporada. Quando ele revelou pra Kim que era tudo um show, foi um baque. Minha reação foi a mesma que a dela.

“It’s all good, man”. Estamos cada vez mais perto do momento em que Jimmy deixará sua vida toda pra trás e assumir esse alter-ego de uma vez. E eu tô muito curioso para ver os caminhos que ele irá percorrer. Como se distanciará da Kim, principalmente.

No mais: Mike um gênio no plano pra despistar o Lalo, colocando chiclete na maquininha do estacionamento pra impedi-lo de sair. E fiquei muito penalizado pela morte do Werner. A fotografia foi belíssima mesmo, mas a cena tão trágica. Ele deveria saber que estava brincando com fogo fazendo aquelas coisas...

Quero saber qual o objetivo do Lalo também... Tô meio que voando nisso. O rapaz da loja acabou pagando o preço, coitado. E que ninja esse Lalo. Vou te falar...

Episodio 4x10 - Nota 9 2018-10-11 13:51:20

Eu falo alter-ego porque nessa série, nós o conhecemos como o Jimmy, e aos poucos vamos vendo sua transformação em Saul Goodman. Mas o seu ponto tem toda lógica, Lais!! ^^

Episodio 5x1 - Nota 9 2020-02-24 19:24:09

Não esperava rever o Robert Forster novamente. Foi uma boa surpresa aquela inicial, me pergunto se ele vai aparecer mais alguma vez nessa temporada nos flash forwards do Jimmy, mas foi muito bom tê-lo nessa suposta última participação. Aliás, eu gostei muito dessa reviravolta aí, uma pessoa o reconhecendo como Saul Goodman e ele, à primeira vista amendrontado, decidindo resolver a situação ele mesmo.

Lalo é um personagem intenso... Acho até injusto que façam comparações entre ele e Tuco, porque este último é surtado, descontrolado... Lalo não, ele vai pelo caminho inverso, fora que aparenta ser muuuuuito mais inteligente. E essa mansidão dele é o que o torna mais assustador e imprevisível. Tô gostando bastante do desenvolvimento dele e dessa trama junto com Gustavo Fring.

A ética moral da Kim não vai permitir que ela fique por muito tempo perto do Jimmy com esses esqueminhas não. Por mais eficazes que sejam, como vimos nesse episódio mesmo. Ansioso pra ver como será essa ruptura.

Episodio 5x2 - Nota 8.5 2020-02-25 20:16:23

E nasce Krazy-8. Quem diria que esse apelido teria origem através do Lalo... E aliás, passei mal com a cena da prisão dele. Todo um esforço de todo mundo ali pra fazer aquelas drogas caíram pelo cano e na hora que ele deu uma sacudida, diante dos policiais, sai tudo pra fora HAHAHA. Esperei o Nacho ser pego na sequência pra recuperar a mercadoria. Parece que conseguiu a confiança do Lalo, pro bem do pai dele, exatamente como o Gustavo queria.

A netinha do Mike comentando sobre o pai ter morrido por causa de “bandidos” foi um gatilho pesado pra ele, ein? Coitada, não tinha nem como ela não ficar assustada com aquilo e ele ainda ficou todo ranzinza depois. O peso que tá sentindo por conta do Werner... Foda.

Nem me surpreendi que o Jimmy tinha planejado a parada do elevador. Bem a cara dele fazer aquilo mesmo. Saul cada vez mais tomando forma. Vamos ver o que vai sair desse reencontro com Nacho.

Episodio 5x3 - Nota 9 2020-03-03 20:41:42

Aff, foi demais a introdução do Hank e do Gomez. E foi muito bom vê-los novamente. Tô gostando demais que a trama tá cada vez mais próxima de se ligar ao início dos eventos de Breaking Bad. Tipo o Krazy-8 fazendo um acordo pra se tornar um informante. Os primeiros passos já foram dados. Será que vão mostrar até o momento da denúncia que quase levou a prisão do Jesse lá no 1x01?

De qualquer forma, o plano do Lalo em cima dessa situação é bom. Na verdade, plano do Nacho, né... Foi uma sugestão dele. E o Saul morrendo de medo o tempo todo durante aquela reunião... Acho isso muito interessante, por sabermos como ele vai se comportar diante de algumas situações futuramente.

O ator que fez aquele senhor rabugento era de One Tree Hill, tá tão velhinho, mas fiquei contente por ver que ele ainda tá disposto e fazendo alguns trabalhos. A situação dele naquela casa é complicada e acho que a Kim fez tudo o que podia. Tanto quando colocou os fatos na mesa, quanto depois, quando foi até lá com as opções pra ele não ficar de mãos abanando. Mas se não quer, não quer. E ela não pode se responsabilizar. Como ela disse, eles estão dentro da lei, né?

Episodio 5x4 - Nota 8.5 2020-03-11 11:38:09

A reação do Acker quando o Jimmy mostrou aquela foto foi SENSACIONAL demais, meu pai. Que inusitado... Ele fazendo a maior cara de choque... “Um homem... Fodendo um cavalo?!”. E a metáfora do Jimmy em cima disso. Mas adorei. E achei bem interessante que foi o Jimmy e a Kim que planejaram isso contra o Mesa Verde. Só sei que já torço pelo Acker, porque sim.

Dei risada com o carro do Howard sendo destruído daquela forma. Toma aí o “Namastê”, otário.

Sabemos que não vai acontecer nada com o Mike nessa série, mas de qualquer forma fiquei aflito quando ele foi rendido e espancado por aqueles caras, ainda mais quando um deles puxou aquela faca. Mas não entendi esse final, aquele local onde ele acordou...

Sempre achei o Gus Fring muito “amável” com os funcionários dele, quando estava fazendo papel de bom moço. E nesse episódio estava assustador com aquele rapaz. No mais: a manipulação deu certo. Um dos maiores orgulhos do Hank, que foi aquela apreensão, no fim foi toda articulada pelos bandidos, mérito nenhum da polícia.

Episodio 5x5 - Nota 8.5 2020-03-18 11:49:31

As táticas de Saul Goodman... Foi divertido mesmo todas as artimanhas dele pra impedir o despejo e a destruição da casa do Acker. Aquela parte com os dois caminhando de boa e jogando produtos químicos no solo, bicho... Legal saber que foi retirada de um filme. São ideias surreais, mas muito eficazes.

Hilária a cena do Jimmy e Kim naquela situação do Kevin. No começo ela reprovou tanto a decisão do Jimmy e tá seguindo mesmos passos. É o caminho pra ruptura dos dois mesmo... Aposto que ela vai perder a licença também, e já lamento por isso. BTW: também adorei ela enfrentando o Rick publicamente daquela forma, pra repudiar as acusações implícitas que ele fez.

“Dedicado a Max”. Achei bonito o memorial do Gus pra ele.

Episodio 5x6 - Nota 9 2020-03-25 12:12:10

Não fiquei tão surpreso pelo Jimmy passar por cima do acordo que tinha com a Kim nesse episódio... Acho que ele se preocupa com a confiança que ela tem nele e não quer acabar com isso, mas né... É o Saul Goodman. Ele foi muito inteligente nos passos que deu contra Mesa Verde, aquela cena do confronto foi das melhores da série de longe, pela plenitude do Jimmy e a revolta dos associados. Mas a Kim fica no meio do caminho...

O final me surpreendeu muito. Eu estava esperando o óbvio, ela anunciar que queria seguir a vida dela sem ele – embora ainda tenha a última temporada pela frente. Nunca pensei que ela iria propor casamento, mas entendo também. Afinal assim eles não podem mais fazer esse tipo de coisa por conflito de interesses... Ou até mesmo se rolar algum processo, sendo casada com ele, não são obrigados a testemunhar um contra o outro. Duvido que o Jimmy aceite, mas vai que me surpreende de novo?

E o Mike também, bicho... Olha as jogadas dele pra fazer o Lalo ser preso. Grande personagem, ele e o Gus.

Episodio 5x7 - Nota 9 2020-04-01 12:21:07

Gus nunca deixa de assustar. O roteiro da série, alinhado à brilhante atuação do Giancarlo Esposito, transformam esse personagem em um dos mais complexos e bem escritos das séries que já assisti. O quanto ele é meticuloso, dá cada passo friamente, faz as coisas como se fossem absolutamente normais, sem demonstrar remorso ou qualquer coisa do tipo... Eu continuo me impressionando mesmo depois de tanto tempo. Ele rende demais e eu tô muito ansioso pro desenrolar dessa trama toda.

Bob Odenkirk inspiradíssimo no confronto do Jimmy com Howard, assim como o Patrick Fabian. Ambos impecáveis.

Episodio 5x8 - Nota 10 2020-04-08 11:50:10

Um dos melhores episódios da série. FODA do início ao fim, bem estilo Breaking Bad mesmo. Não à toa dirigido pelo mestre Gilligan.

Situação angustiante do Jimmy, eu fiquei morrendo de pena dele, bicho. Bob Odenkirk na cena em que aqueles caras foram alvejados, evocou e transpareceu o pânico do personagem com tanta maestria que me senti mal. Atuação corporal brilhante não só nesse momento, mas no restante do episódio com essa "travessia" pelo deserto.

Eu gosto tanto do Mike. Fiquei muito penalizado no discurso que ele deu pra incentivar o Jimmy a seguir... E ele é foda! IMPECÁVEL a cena em que conseguiu abater o último cara que estava perseguindo eles. Já são anos acompanhando esse universo, mas o capricho da produção não cansa de me surpreender e fazer amar tanto o audiovisual.

BTW: que agonia eu senti do Jimmy retirando o espinho daquele cacto. Que horror, porra.

Agora fico preocupado com a Kim, que foi atrás do Lalo e expôs saber dos negócios deles... Bicho, eu não aceito nada de ruim acontecendo com ela, pelo amor.

Episodio 5x9 - Nota 10 2020-04-15 11:51:53

Os últimos 10 minutos desse episódio foram uma aula de como construir cenas tensas, puta que pariu. Eu fiquei angustiado e só esperando o Lalo a qualquer momento sacar a arma e meter um tiro na Kim. Nem que ele fosse morto logo em seguida pelo Mike, mas esperei que isso fosse acontecer mesmo. Impressionante como os produtores dessa série conseguem desenvolver bem sequências assim e de fato evocar o medo no público.

Kim foi MARAVILHOSA dando aquele passo pra tentar convencer o Lalo de que a marca de tiro não queria dizer nada. E muito corajosa também, já que eles sabem que o Lalo é capaz de matar pessoas friamente, não tá nem aí pra nada. Rhea Seehorn em um de seus melhores momentos na série, de longe.

Diálogo do Mike com Jimmy também foi muito bom. Os personagens agora estão lidando com consequências de escolhas, né. E as falas dele foram bem pontuais nesse quesito. Não tem mais como o Mike sair daquilo. Assim como não tem mais como o Nacho se livrar também. E agora, não tem saída pro Jimmy uma vez que se tornou Saul Goodman. Escolhas...

Só a escolha da Kim que, à primeira vista, não trará consequências severas. Eu gostei que ela decidiu ajudar pessoas longe da influência daqueles advogados, da Mesa Verde, etc etc. Acima de tudo eu torço pra que ela termine essa série viva.

Episodio 5x10 - Nota 10 2020-04-21 18:45:39

Os papeis basicamente invertidos nesse final, um espelho à última cena da 4ª temporada. Ainda me surpreendo com o empenho dos produtores de BCS e BRBA em cima desses pequenos detalhes. Kim terminou a temporada passada decepcionada com os novos passos que o Jimmy estava querendo dar pra sua vida profissional. E agora ela foi corrompida por ele, inclusive saindo na frente em algumas atitudes - vide o fato mesmo de ter sigo sagaz o suficiente pra livrá-lo da morte iminente no episódio passado, quando confrontado pelo Lalo.

E levando isso em consideração, agora eu fico mais preocupado ainda com o destino da Kim. Até então eu jurava que, caso não se tornasse uma vítima fatal, ela cortaria relações com ele justamente por conta da transformação. Agora, não sei mais nem o que cogitar. Só sei que isso me surpreendeu bastante, foi uma jogada bem inteligente.

Fiquei tão aflito pelo Nacho, bicho. Realmente esperei o fim dele nesse episódio principalmente no momento que se deparou com o Lalo do lado de fora da casa às 3 da manhã. Por agora ele se safou, veremos por quanto tempo.

Eu não achei forçado o Lalo conseguir matar todos aqueles homens que foram lá atrás dele, porque dado o contexto e como tudo aconteceu, teve lá sua lógica. O que me incomodou foi a burrice desses caras contratados mesmo. Vários e não conseguiram derrubar o alvo principal? Acabaram com praticamente toda a família dele, e ele ficou vivo. Não parece uma equipe de assassinos que justamente o Gustavo Fring, tão perfeccionista e exigente, contrataria não. Mas relevando isso, agora o Lalo tá com muito sangue nos olhos e eu tô empolgadíssimo pra ver a vingança dele nessa última temporada. Que vilão foda, meus amigos. Vince Gilligan sabe conceber um personagem como poucos. Firmou-se mais uma vez como um dos melhores diretores e roteiristas da TV.

Episodio 6x1 - Nota 9 2022-04-19 14:28:26

Finalmente voltou, e foi com tudo. Que saudades eu tava dessa série, da produção impecável, planos inspirados, fotografia incrível... É sempre uma aula audiovisual.

Jimmy dando aquele espetáculo no clube de golfe foi engraçado. Como sempre usou bem demais as palavras pra tirar a reação esperada das pessoas. E a sutileza dele entupindo o vaso sanitário HAHAHA. Demais. Kim determinada mesmo e eu já começo a temporada com aquele medo descomunal acerca do destino dela. Não quero ver essa personagem morrendo, de jeito nenhum.

Que tensão as cenas do Nacho fugindo, cara... Espero que ele consiga mesmo se sair, mas vai ser complicado, colocaram até recompensa por ele. No mais, bom ver o Mike realmente querendo estender a mão e ajudá-lo, a ponto até de cobrar “agradecimento” por parte do Gus – que a cada aparição tá mais ameaçador, impressionante.

É de ver a vingança do Lalo. Foi esperto em deixar que todos pensem que ele morreu naquele ataque mesmo.

Tô ansioso e curioso demais com essa temporada. Não tenho dúvidas de que vai entregar tudo mais uma vez.

Episodio 6x2 - Nota 10 2022-04-19 18:47:52

Aff, que tensão da porra tudo o que envolveu o Nacho nesse episódio. Desde que constatou que estava mesmo sendo observado até o momento do confronto com os gêmeos. Sorte dele que os dois sinistros queriam pegá-lo vivo, caso contrário acho que o fim dele teria sido ali mesmo sem grandes chances. Tô torcendo demais pra ele conseguir voltar, tomara que o Mike faça isso acontecer mesmo.

Eu morro com esse Craig, que comédia. Ele falando na maior serenidade que agora ele e a esposa estavam “zangados” HAHA. Betsy bem avisou, sabia que qualquer envolvimento com o Jimmy naquele momento não traria resultados positivos pra eles... A Kim ativando o modo chantagem sem absolutamente nada pra perder, quase entregando os dois de mão beijada, foi foda... Quem diria que veríamos essa personagem ultrapassando barreiras assim, enquanto o Jimmy assiste penalizado? Até dinheiro pro casal trambiqueiro ele deu...

Essa guerra contra o Howard tá ganhando contornos interessantes também.

Hector realmente acreditou que iria enganar o Gus, que percebeu imediatamente que o Lalo continua vivíssimo. Achei isso foda.

Tinha que ser o Vince na direção, sempre impecável.

Episodio 6x3 - Nota 10 2022-04-26 19:32:45

A partir do momento em que conseguiu falar com o pai e se despediu “apropriadamente” dele, já ficou claro que esse seria o fim do Nacho Varga. Mas ainda assim não deixou de ser chocante e impactante. Pra mim foi um dos melhores personagens dessa série e só cresceu com o passar das temporadas. Michael Mando deu o nome também, tendo nesse episódio, talvez, sua melhor interpretação ao expor o seu ódio pelos Salamanca e o que fez ao Hector, em uma das cenas mais prazerosas de todas.

Lamento MUITO mesmo que ele tenha morrido assim, mas por outro lado, ao menos foi do “jeito dele” – se é que podemos dizer isso mesmo. Tirou uma com o Gus e ainda debochou horrores do Hector antes de partir. Só o fato de o velho ter ficado puto a ponto de querer dar tiros no cara morto já diz tudo.

Enfim, foi um episódio todo incrível, dos melhores de Better Call Saul. O início com o Nacho ficando submerso no óleo pra despistar os gêmeos foi tenso demais, PQP.

Aliás, que começo de temporada intenso! Já tô sentindo aquele aperto por saber que nos aproximamos do desfecho...

Episodio 6x4 - Nota 9 2022-05-03 15:39:00

Nem acreditei quando vi o Jimmy como Howard, com peruca, bronzeado artificial. Gente HAHAHA. Caí na risada, e o plano foi mais engraçado ainda! Ele e a Kim vão conseguir queimar o Howard direitinho... Cliff já tá caindo.

Mike e Kim contracenando pela primeira vez foi muito bom. Adorei o diálogo, principalmente quando ele disse que estava contando pra ela por ela ser mais “forte”. Pena que a preocupação dela não vai acabar, muito pelo contrário... A notícia que o Lalo tá vivo só deve causar mais pânico.

Nem deu tempo pro Jimmy sentir o desprezo das pessoas no fórum. A quantidade de ligações e clientes que ele ganhou pelo Lalo já compensou tudo. Curioso demais ver o Spooge aqui, quando ainda não estava totalmente perdido pelo vício – esse personagem participou dos episódios “Breakage” e “Peekaboo” de Breaking Bad.

Não pude evitar rir também de todo o esquema de segurança que o Gus armou pra se proteger. Só me deixou mais sedento por esse suposto confronto!

Escritório de Saul Goodman finalmente ganhou forma!

No mais, Rhea Seehorn perfeita em tudo o que se propõe a fazer.

Episodio 6x5 - Nota 8.5 2022-05-10 15:00:11

Desacreditado que o Lalo foi até a Alemanha atrás de informações pra usar contra o Gus. Gente... O homem é implacável. Achei que ele fosse dar cabo da pobre da mulher, mas ainda bem que não fez. Coitada... Ela nem mesmo tem noção real dos trabalhos que o marido fazia, não merece morrer por causa disso.

E é até engraçado, embora ao mesmo tempo seja muito tenso, ver o quanto o Lalo é influente e causa pavor na vida de todas as pessoas que “devem” algo pra ele. Kim colocando até uma cadeira pra reforçar a fechadura da porta – como se isso fosse capaz de pará-lo, diga-se de passagem. Mas o Gus é o que mais me surpreende. Ele tá realmente fora de si com a paranoia de que está sendo vigiado e que está correndo grandes riscos.

Muito bom ver o local do laboratório e as obras começando, aliás! É interessante testemunhar como tudo vai começar...

No mais, achei tão aleatório o Howard enfrentando o Jimmy como uma luta HAHA. Mas adorei a sequência. Agora que ele tá ligado que o Jimmy tá querendo prejudicar ele a todo custo, as coisas vão ficar ainda mais interessantes.

Episodio 6x6 - Nota 8.5 2022-05-17 15:29:03

Muito bom o flashback inicial mostrando um pouco do passado da Kim. Fiquei surpreso demais pela mãe ter dado aquele show de atuação diante do gerente, dando uma de moralista e revoltada com a ousadia da filha, pra no fim parabeniza-la por conseguir escapar. Isso diz muita coisa e acho que traça um paralelo interessante com a impulsividade da Kim nesse final, que decide que não vai dar pra trás mesmo depois de saber sobre o problema do juiz verdadeiro com aquele gesso no braço.

BTW: a aparição do cartão do cara do aspirador, e o fato de a Kim tê-lo em mãos, me faz ter um tiquinho de esperança de que ela não morra no fim dessa série, e sim assuma uma nova identidade pra viver em algum lugar distante. Mas definitivamente não sei o que esperar aqui...

Lalo segue se aventurando pela Alemanha. E preciso dizer que aquele cara foi idiota demais, acho que ele moscou quando se aproximou do Lalo. Ele tava lá clamando que não queria machucar ninguém, mas bem que tinha puxado a arma quando ambos estavam lá nas árvores ainda... Que agonia o pé tornozelo decepado, PQP.

Francesca toda animada com a decoração do escritório. Em seguida o desgosto pelo nível das pessoas que frequentam ali... Coitada!

Episodio 6x7 - Nota 10 2022-05-24 19:00:49

Eu passei muita raiva com o Howard nas temporadas anteriores, mas porra... Fiquei com pena real desse final trágico que ele teve aqui. E sinceramente? Fiquei com pena também por toda a armação e humilhação que Kim e Jimmy submeteram ele, não posso negar. O plano deles foi foda, engenhoso. Meticuloso de um jeito impressionante mesmo, a contratação de pessoas pra “atuar”, a troca do número de telefone da agência de detetives, o detetive falso... Tiveram um imprevisto nesse episódio, correram pra refazer as fotos, mas conseguiram. O Howard realmente ficou visto como um drogado incontrolável, um pária dentro da firma pela qual ele dava o sangue.

O momento do confronto que ele teve com Jimmy e Kim foi muito intenso, mas gostei das palavras que ele usou nos questionamentos que fez, foi sincero, verdadeiro, foi forte mesmo. Lamento MUITO que ele decidiu fazer isso na hora errada... Nunca imaginei que ele acabaria sendo uma vítima do Lalo. Um “imprevisto”. Foi absurdamente impactante o momento daquele tiro e triste pela vida do Howard terminar assim. Ele não merecia isso.

Agora, essa situação extrema que a Kim testemunhou, refrorça o meu pensamento (ou esperança) que ela vai ficar traumatizada, aterrorizada, e assim vai optar por desaparecer com o cara do aspirador... Mas não duvido de nada! Imprevisível como as coisas são aqui...

Lalo segue sendo um dos mais impressionantes personagens que eu já vi. Falando dentro do universo Breaking Bad isso nem é uma grande novidade, já que todos são muito bem escritos... Mas o bom texto aliado à excelente interpretação do Tony Dalton transformam Lalo em um vilão fascinante. O ódio dele no momento em que percebeu o grampo no telefone, e como ele foi perspicaz passando por cima disso pra manipular o Mike. Achei genial também ele pensando imediatamente no Jimmy quando viu aquela barata no cano. A frieza dele é de assustar, não à toa até mesmo Gustavo Fring morre de medo dele...

Essa pausa nem deveria existir, mas sorte nossa é que serão poucas semanas... Tô sedento pelos episódios finais, ao mesmo tempo que não quero que acabe.

Episodio 6x8 - Nota 10 2022-07-12 20:12:43

O que mais impressiona na construção da narrativa em Better Call Saul é que sabemos que algumas coisas são “impossíveis” de acontecer, por conta dos eventos de Breaking Bad. Sabemos quais personagens não possuem chances de morrer dentro dessa série. Mas ainda assim, os produtores conseguem desenvolver 50, 60 minutos de episódio colocando tais personagens em risco e nos deixar incrivelmente tensos... Não dá nem pra descrever de verdade o quão envolvente é a atmosfera angustiante que esses episódios proporcionam. Mas é incrível.

Isso se deve muito à atuação de todos os envolvidos também. O terror do Jimmy e da Kim diante do assassinato do Howard e das instruções alucinadas do Lalo. O olhar aterrorizado do Gus quando se vê sob a mira da arma do Lalo. Todos absurdamente excepcionais. E de quebra ainda temos a sempre irretocável direção de Vince Gilligan, que só faz minha admiração por ele e pela sétima arte crescer a cada vez que ele assume a câmera. Tivemos algumas referências a Breaking Bad aqui também, com planos, movimentos de personagens – a Kim caminhando rumo à casa, e depois apontando a arma para a porta fechada –, foi simplesmente foda.

Eu não esperava que o Lalo fosse morrer agora. Pensei que ele fosse tocar o terror um pouco mais... Mas gostei, foi surpreendente, e a situação foi imprevisível. O Gus teve MUITA sorte e ainda assim saiu ferido. Quase que ele perde...

Tudo o que envolveu o Howard no episódio me deixou realmente perturbado e ainda mais triste, me senti mal mesmo... Jimmy caído por sabe-se lá quanto tempo diante dele morto. Aquela imagem horrenda e impactante dos caras colocando o corpo dele dentro da geladeira, algo só faz aumentar o trauma do Jimmy e Kim de ter testemunhado o tiro na cabeça dele... A cena inicial mostrando o carro abandonado simulando o suicídio...

E claro, essa sequência final, que conseguiu ser a mais pesada em um episódio já cheio de cenas marcantes. Howard e Lalo, duas pessoas completamente diferentes, tiveram o mesmo destino e agora vão compartilhar o mesmo túmulo. Howard enterrado ao lado do homem que tirou sua vida. Esse é um ponto de ruptura crucial pra série e para os personagens. Não existe mais barreira a ser quebrada... Eu tô muito curioso pra ver esse peso sendo tratado com Jimmy e Kim nos episódios finais. E desde já me sinto triste por ter que me despedir da obra-prima que é essa série.

Episodio 6x9 - Nota 10 2022-07-19 19:26:54

Uma das coisas que mais tive medo, principalmente desde a temporada passada pra cá, era a respeito do desfecho da Kim. Como ela iria sair do mundo dele. Achei que seria morta, mas depois do episódio que ela se deparou com o cartão do cara do aspirador, me agarrei muito à possibilidade de que ela fosse desaparecer por atingir seu ponto de ruptura. Não imaginava que a ruptura, no caso, seria uma tragédia dessa magnitude com a pessoa com quem ela estava “brincando”. E também que isso aconteceria TÃO rápido.

Fiquei realmente surpreso quando ela anunciou que já não era mais uma advogada. E quando reconheceu pro Jimmy que, juntos, eles são “veneno” para as pessoas que estão ao redor. Ela se diverte com ele e com seus atos conjuntos, mas as pessoas tendem a se machucar. Kim é uma personagem fascinante, e vê-la reconhecendo que está em um caminho destrutivo, sem volta, e tomando medidas pra deter isso, só adiciona força pro desenvolvimento dela. Foi inesperado, mas satisfatório ver que sua saída se deu por isso – e que acontece ainda restando quatro episódios pra encerrar.

Jimmy, que está igualmente horrorizado, ainda consegue enxergar uma “luz no horizonte” e é capaz de conseguir superar isso em algum momento. Mas a Kim só consegue resistir algumas horas depois desse ponto chave. É interessante como o episódio aborda a perda trágica e como isso pode afetar as pessoas através dos personagens centrais aqui. Gus não consegue esquecer seu ex-parceiro, um homem que ele amava. Isso fica claro quando ele olha pra piscina do Don Eladio, e quando ele se mostra incapaz de continuar flertando com o garçom enquanto toma uma taça de vinho – uma das cenas mais significativas pra mim, diga-se de passagem. Da mesma forma como ocorre com o Mike, que carrega o peso da morte do filho e que se dispõe a contar pro pai do Nacho o que aconteceu com ele. Esse diálogo sobre “justiça” e “vingança” é uma ilustração perfeita do que vemos em Breaking Bad.

Mas a Kim não. Ela se encarrega de se deter e assim o faz. Assim termina Better Call Saul, série. Assim morre Jimmy McGill. A única coisa que o prendia, já não está mais na vida dele. E assim nasce de vez Saul Goodman.

Estamos oficialmente no período de Breaking Bad. Tô satisfeito demais por ver que a “ponta” de Walter White e Jesse Pinkman não será só uma ponta. Aliás, não seria coisa de Vince Gilligan e Peter Gould se fosse algo só pra “agradar”. Vai ser muito além. Cara, são realmente poucas as séries com uma linha temporal tão inteligente, tão coesa quanto essas duas aqui. Mas Gilligan e Gould conseguiram.

Episodio 6x9 - Nota 10 2022-07-19 20:22:45

Obrigado! Eu concluí isso por conta do salto temporal... Pela montagem da cena final, o escritório do Saul, a roupa dele, as pessoas na antessala, e o diálogo dele no telefone, suponho que chegamos em 2008, e a Kim se desliga da advocacia em 2004. Se ela desapareceu através do cara do aspirador, acho que o Gus não a encontraria. Mas... Quem sabe?!

Episodio 6x10 - Nota 9 2022-07-26 19:09:05

Esse episódio foi uma surpresa, não achei que fossem abordar o futuro do Jimmy agora, e fiquei satisfeito por ter sido assim. Essa série consegue te deixar tenso e consegue divertir de todas as formas... Quem diria que um assalto de roupas em uma loja de departamentos fosse capaz de me deixar agoniado como essa narrativa aqui deixou.

Introduzir um episódio focado no futuro de Gene Takovic faltando três episódios pro desfecho mostra como a equipe de produção está segura e sabe exatamente o que quer fazer, e onde quer chegar. Foi bom ver algumas das pontas soltas sendo amarradas aqui, como o cara que reconheceu o Jimmy como Saul no táxi. Tudo pra ilustrar como Jimmy deixou de ser Saul Goodman, mas Saul Goodman jamais deixará de ser ele.

A cena do monólogo foi perfeita e realçou mais uma vez o talento do Bob Odenkirk. Quando ele falou sobre o irmão, deu aquela pausa... Deu pra sentir a dor dele naquilo. Tudo bem que ele usou essas verdades sobre a vida pra manipular uma pessoa e pra garantir o sucesso do plano, mas não deixam de ser verdades – e nós bem sabemos que ele adora usar sentimentos verídicos pra propósitos desse tipo. Essa solidão do personagem é ilustrada até mesmo no título do episódio, só reparar como em todos os outros nós tivemos “Palavra AND Palavra”, e esse aqui tem apenas uma, Nippy, o nome de um cachorro que se perdeu, mas que foi encontrado por uma família e teve um final feliz. Jimmy, ou Saul, ou Gene Takovic está perdido agora... Será que ele tem alguma chance de se encontrar e ser feliz também?

Eu adorei toda a sequência de execução do assalto, e fiquei tenso pra porra quando o Jeff levou aquele tombo. Achei que ele seria flagrado pela equipe de limpeza... Não esperava aquele desmaio. Foi foda. E o diálogo posterior entre Jimmy e esses comparsas também foi muito bom, só me lembrou do Mike ordenando que ele e a Kim repetissem as palavras dele pra garantir que eles tinham entendido. A última cena também é bem significativa. Ele sentiu novamente toda aquela energia do que era ser Saul Goodman, mas agora ele é capaz de se conter, quando devolve a camisa e a gravata ao mostruário.

Eu definitivamente não sei o que esperar desses episódios finais. São possibilidades ilimitadas e tenho certeza que Vince e Peter vão surpreender. Como eu vou sentir falta de tudo isso...

Episodio 6x11 - Nota 10 2022-08-02 19:22:18

Cara, é impressionante como essa série é arte pura, um cristal, e a cada semana dessa temporada final ela se consagra ainda mais como uma das mais ambiciosas e impecáveis produções que eu tive e tenho o prazer de acompanhar. Episódio perfeito em cada analogia, paralelo e transição de cenas, ligando passado e futuro de uma maneira magistral, coerente. Dá muito gosto de ver.

Anos antes, nós vimos o desespero de Saul Goodman quando foi raptado por Walter White e Jesse Pinkmn, ouvimos ele mencionando Lalo e Ignácio e não tínhamos ideia do peso desses nomes. Hoje nós entendemos perfeitamente o medo que ele sentiu pela possibilidade de estar sob as mãos daquele homem novamente – e não deixa de ser curioso constatar que, quatro anos depois daqueles eventos, Saul ainda não tinha certeza do destino de Lalo Salamanca.

Vince Gilligan e Peter Gould foram muito além de um simples “fan-service” para os fãs de Breaking Bad, trazendo Bryan Cranston e Aaron Paul de volta pra essa participação. Conhecendo o trabalho dos dois, seria uma surpresa decepcionante se fosse só isso mesmo. Pelo contrário, a junção das histórias, aqueles diálogos, traz um peso dramático absurdo para aquilo que nós estamos acompanhando no futuro de Saul Goodman. Ele simplesmente não consegue parar. Kim, como debati no último episódio dela, percebeu que tinha atingido seus limites e que precisava se deter. Ela se encarregou disso sem pestanejar, diferente do companheiro e dos outros personagens que nunca conseguiram impor de verdade aquele “ponto final” dentro de suas histórias criminosas – Gus, Lalo, Nacho, Mike.

Jimmy tá sempre se deparando com um ponto de ruptura, mas sempre segue em frente. Ele não dá ouvidos ao Mike quando este diz que o professor de química do ensino médio, que sofre de câncer, é um amador, vai cometer erros e vai acabar morrendo com um tiro da polícia ou dele mesmo. E ele não dá ouvidos ao Jeff quando eles sinalizam a má ideia que é seguir em frente com um golpe em cima de um homem que está morrendo de câncer. Nós sabemos exatamente o que ignorar o conselho do Mike, e fazer aquela visita na escola pro Walter White, acabou significando pro Saul em seu futuro. Podemos, então, ter uma ideia do que pode significar a ideia de deixar de lado suas hesitações morais pra roubar o dinheiro de um homem já condenado por uma doença...

Além de tudo isso, foi muito bom termos algumas informações e vislumbres de outros personagens de Breaking Bad após seus eventos finais... A menção ao Huell foi um deleite, bom saber que ele saiu de cima do dinheiro! E a Francesca ainda recebeu um último pagamento do Saul depois de tudo. Skyler fez um acordo com a promotoria – a informação que Walt deixou com ela foi muito útil no fim das contas. E Saul Goodman... É, ele realmente perdeu tudo. Todo o dinheiro, todo o patrimônio. A polícia ainda o procura. Seus aliados estão mortos ou desapareceram. A única pessoa que poderia ter lhe restado, aparentemente não quer saber dele de verdade – e pra mim foi muito bom saber da Kim, na minha cabeça ela tinha feito uma ligação pro cara do aspirador, mas foi só uma pequena possibilidade mesmo, e uma ponta que a série felizmente fez questão de amarrar.

Mesmo diante de tudo, Jimmy/Gene, volta a repetir as decisões que o condenaram. Ele simplesmente não consegue parar. Mesmo sem prazer, apenas por tristeza, frustração e solidão. Não à toa nós o vimos dentro da cova que Walt e Jesse cavaram pra assustá-lo. Mas, se o paralelo da visita à escola servir de indicativo, dessa vez, acredito que ele vai ter algo muito pior do que um mero “susto”.

Episodio 6x12 - Nota 10 2022-08-09 19:46:53

Mais uma obra de arte pra conta de Better Call Saul... Que bom que Vince Gilligan e Peter Gould decidiram dedicar um episódio pra Kim pra finalizar de forma ainda mais satisfatória o arco dela. E foi, de certa forma, doloroso ver como o assassinato do Howard impactou o que restou dela como pessoa. Assim como o Gene, agora Kim se encontra entorpecida dentro de um mundo sem cores, recheado de conversas banais e experiências escassas. É uma vida cotidiana absolutamente sem graça, e ela permite isso como uma penitência pessoal, já que não deseja nunca mais infligir os tipos de erros que cometeu anteriormente ao mundo. Ela simplesmente... vive. Isto é, até o momento que Jimmy ressurge em sua vida por breves minutos com um recado bem direto e objetivo.

Foi impactante ver a Kim levando o “conselho frustrado” do Jimmy a sério a ponto de realmente se entregar pra tentar aliviar a culpa que sente. O maior acerto dessa reta final da série é mostrar como o peso das ações pode transformar alguém. Que nada é pequeno ou simples quanto pode parecer, ou como outras produções geralmente costumam minimizar. Existe toda uma parte psicológica por trás de algumas decisões e eventos traumáticos, e NADA disso é ignorado aqui. É preciso aplaudir a coragem da série em pisar no freio no ritmo da ação pra dar espaço pra essa abordagem. Kim viveu por seis anos longe de problemas, e se encontrava esse tempo todo com uma angústia tão voraz que se viu forçada a retornar ao local onde tudo aconteceu pra encarar sua punição, seja ela legal ou moral. Rhea Seehorn já fez TANTO e continua entregando tudo com uma interpretação delicada e angustiante – e a montagem de cenas, colocando-a sempre em posições solitárias, contribui e muito pra evocar o sentimento devastador da personagem, seja por observar no tribunal uma advogada fazendo o que ela costumava fazer, seja no encontro que ela tem com a viúva do homem cuja reputação ela destruiu. A cena em que ela desmorona dentro do ônibus me deixou sensibilizado de um jeito que não consigo nem colocar em palavras.

É escancarado como Kim é o oposto de Jimmy. Ela se afogou em culpa. Ele organizou uma quadrilha pra cometer roubos e aplicar golpes. Mesmo depois de conseguir o que ele queria dentro da casa do homem com câncer, o excesso e o risco dão um gás e uma motivação pra ele continuar, ele explora os bens do cara mesmo sabendo que o tempo pra sair dali ileso tá diminuindo. E pensar que ele quase matou o rapaz moribundo usando a urna contendo as cinzas do animal de estimação... E pensar que, quando Marion descobriu a verdade sobre sua identidade, ele avançou pra cima dela sombriamente com uma ameaça física tenebrosa – logo ele, Jimmy McGill, que anteriormente já foi tão bondoso para com pessoas idosas, algo que inegavelmente foi um marco em sua carreira como advogado. O contraste é perfeito. Kim não precisa fazer isso, mas decide se entregar mesmo sem ter justificativas para as coisas que ela fez. Gene vai pelo caminho inverso, recorrendo à crueldade pra manter o interesse próprio de se salvar antes de enfrentar qualquer consequência para seus atos.

Por isso, a cena que traz Jesse interagindo com Kim ganha um peso imensurável. Ambos são cúmplices das figuras que simbolizam suas desgraças. Eles não foram o impulso para os eventos que nós já conhecemos, mas participaram ativamente deles. E cada um, no fim de tudo, sentiu o impacto de determinadas escolhas. Jesse e Kim são pessoas diferentes e o diálogo entre eles deixa isso muito claro. Mas são extremamente parecidos nos fardos que carregam no término da jornada. “Quando eu o conheci, ele era bom”. Ele era mesmo. E ela mais do que ninguém entende o que é se apegar, ter amor por alguém que colocou de lado tudo o que o tornava uma pessoa decente. Ele se perdeu, mas ela conseguiu manter suas convicções, e o contraponto à pessoa que ele se tornou é além de admirável.

Episodio 6x13 - Nota 10 2022-08-16 19:56:31

Arte pura. E um final absurdamente forte, coeso com a trajetória de um personagem tão complexo como Saul Goodman.

É interessante ver como são importantes e reveladoras as respostas pra pergunta que Saul faz aqui, sobre a “máquina do tempo”. Walt conta sobre a Gray Matter, de como ele se afastou da empresa e como ela se tornou bem-sucedida, bilionária – um arrependimento e um rancor que o estimulou a agarrar a riqueza e reconhecimento como Heisenberg que ele achava que era dele por direito. Mike relembra algumas datas cruciais que definiram sua vida. Primeiro, a morte do filho. Depois ele decide ir além, mudando o dia que aceitou o primeiro suborno. Tudo, a partir daquele momento, poderia ter sido diferente. Mas pro Saul, é tudo sobre dinheiro. Ele pensa em voltar pra uma data que possibilitaria investir em algo que, anos mais tarde, o tornaria podre de rico. Tudo pra ele é sobre vencer, e isso é reforçado nos momentos seguintes, quando o vemos perdendo suas pequenas posses dentro de uma lata de lixo, onde é encurralado e preso. Na cela, ele se machuca tamanha a sua revolta com a maneira com que foi derrotado. Mas nem tudo tá perdido... Ele é Saul Goodman! Tem algum jeito, né?!

O surgimento da Marie (em uma excelente participação da Betsy Brandt) era tudo o que ele precisava e ali ele dá mais uma de suas performances, alegando que assim como ela, como Hank, como tantos outros, ele foi uma vítima de Walther White. É absurdamente condizente com a figura “Saul Goodman”, afinal, ele faz uso de uma verdade (o rapto, a cova aberta e o terror que ele sentiu naquele momento específico) pra alimentar uma história falsa, onde ele se viu coagido a ajudar uma pessoa perigosa caso não quisesse perder a própria vida. É uma cena rica e impressionante, a mudança na postura do Saul após seu relato, seu tom quando diz que precisa convencer apenas um jurado, e sua ousadia quando pergunta ao promotor se ele realmente deseja colocar em cheque um histórico impecável de vitórias... Porra. E funciona perfeitamente. Saul é astuto. Ele convence os promotores a diminuir uma sentença de prisão perpétua, pra sete anos na penitenciária da escolha dele. Isso diante de uma devastada Marie, sofrendo pela morte do marido. Ele sente prazer em negar a ela até esse mínimo senso de justiça que ela merece ter depois de tudo. E pra ele, continua não sendo suficiente. Quando ele descobre que a Kim levou suas palavras a sério e realmente tomou responsabilidade pelos seus atos envolvendo o Howard, ele decide que ela precisa cair ainda mais. É curioso ver como ela, depois de tudo isso, se sente pronta agora pra exercer seus conhecimentos com a lei pra ajudar pessoas, enquanto do outro lado temos Saul disposto a jogá-la aos leões, a única pessoa que realmente o amou de verdade. E tudo por causa de um sorvete todas as sextas-feiras.

O flashback no porão do cara do aspirador de pó é muito preciso, pois pela primeira vez temos Saul demonstrando arrependimento sobre algo: uma queda proposital que deu errado e que lesionou seu joelho. Walt é caracteristicamente desdenhoso sobre esse relato. “Então você sempre foi assim”. É como um epitáfio sobre a vida de James McGill, aquele que o Chuck poderia ter escrito. Desde sempre, havia algo intrinsecamente corrupto nele, que estava destinado a levá-lo às escolhas ruins e à própria ruína. A disposição do Saul de trocar o pesar da Marie e da Blanca por conforto próprio, ou em destruir o bem-estar da Kim por um privilégio idiota, não é marca de uma queda proposital que se tornou trágica. É o resultado predeterminado de um homem mau cuja verdadeira natureza teria emergido mais cedo ou mais tarde.

O flashback que nos leva a um último momento entre Chuck e Jimmy também diz muito. Temos aqui um ato de bondade por parte do Jimmy, sempre atrás de cuidar do irmão cujo amor ele nunca realmente sentiu. Ele vê o livro “The Time Machine”, o que explica a fissura com a pergunta sobre “máquina do tempo” e que ilustra que por mais que ele tenha tentado esquecer, Chuck nunca saiu dele. “Se você não gosta de onde está indo, não há vergonha em voltar e mudar o seu caminho”. De repente e surpreendentemente, Saul não tá mais fazendo um “último show” pra evitar consequências. Ele agora e conscientemente está fazendo uma legítima confissão. Ele não queria trocar a paz e o bem-estar da Kim em benefício próprio, mas sim garantir que ela estivesse presente pra ouvir seu arrependimento. E essa é uma cena forte, com várias referências interessantes na atuação corporal do Bob Odenkirk e até na edição do som. Pela primeira vez, Saul Goodman não está oferecendo algumas verdades em prol das mentiras, ele está sendo honesto. Ele admite que é tão responsável pelo sofrimento deixado pelo rastro do Walt quanto o próprio. Ele lida com a morte do Howard e qual foi o seu papel nisso. Ele admite sua responsabilidade e remorso pela queda e pelo suicídio do Chuck. Ele admite as verdadeiras razões por trás de suas ações, aceita sua culpa e reconhece verdades simples, e dolorosas, por trás de tantos danos que ele causou. É um paralelo com a confissão de Walt no final de Breaking Bad. Com esse ato de arrependimento, ele simbolicamente retoma seu nome e o peso da responsabilidade e penitência que vem com ele, por uma simples razão.

Saul Goodman pode não ter se arrependido, mas Jimmy McGill se arrependeu sim – que sendo o maior deles o fato de ter perdido a Kim. Ele não tem uma máquina do tempo pra voltar e poupar o Chuck, ou pra deixar o Howard em paz, ou mesmo pra se tornar uma pessoa que poderia ter vivido uma vida feliz (se não exatamente tranquila) com a mulher que ele amava. Mas ele tem a chance de mudar o próprio caminho, assumir o que fez e talvez ganhar de volta a única coisa que lhe importava mais do que dinheiro – o cuidado e a admiração de alguém que sempre viu o bem nele. Saul Goodman morreu. James McGill vive. É uma reviravolta incrível. Jimmy troca uma breve estadia em uma cela confortável por uma vida inteira em uma cela fria e angustiante. Ele usa sua habilidade de dobrar o mundo às suas necessidades para abraçar a punição que tanto tentou evitar. E ele só faz isso porque descobre o quão corajosa, íntegra e decente Kim foi, e percebe que não deve nada menos do que isso pra ela.

Nos momentos finais, Jimmy se reúne com a versão de Kim que se preocupa com ele, que aparece pra visitá-lo mesmo quando tem todas as desculpas do mundo pra não fazer isso – e eles compartilham um cigarro, em uma inspirada cena onde ambos estão encostados em uma parede de concreto e que faz alegoria ao episódio piloto. O homem que vemos aqui perdeu tudo. Ele chegou muito perto de vender o último fragmento de alma que existe nele. Mas no fim, ele conseguiu se lembrar do que realmente importa e se tornou a pessoa que poderia ter sido sempre.

Enfim, é um final impecável pra essa que é de longe uma das maiores e melhores séries de todos os tempos. Me sinto privilegiado por conhecer e por ter acompanhado a obra de Vince Gilligan e Peter Gould por todo esse tempo. Breaking Bad e Better Call Saul é o melhor que vimos na TV em muito tempo, um verdadeiro exemplo do que é conceber uma obra de qualidade, que sabe exatamente o que quer contar, como vai contar e o que vai fazer pra chegar lá.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Felipe

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries