IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Star Trek: Deep Space Nine By LucaSP





Episodio 1x2 - Nota 8.5 2022-02-15 21:29:11

Foi um piloto bem diferente em comparação ao das três séries anteriores. Tranquilamente, meu favorito também. Em primeiro lugar, o seriado já se difere dos predecessores por focar em uma estação e não em exploração, o que permite até maior linearidade - que inclusive é um dos temas do episódio - já que não se segue o mote aventuras no espaço.

Em segundo lugar, gostei muito como começaram já explorando bem o personagem que deve ocupar o posto de protagonista, dando destaque ao passado de Sisko e como ele acabou aonde está hoje - inclusive legal a conexão com The Next Generation. Os pilotos das demais séries já começaram focando em aventuras, deixando o desenvolvimento das personagens para depois. Bom ver uma abordagem diferente dessa vez.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2022-02-16 22:24:48

Ótimo episódio. O seriado segue distribuindo bem a atenção entre suas personagens. Apesar de O'Brien já ser familiar ao público, é sempre interessante ver as personagens nesses dilemas, questionando o que devem fazer e se interferem ou não em determinada situação, que inevitavelmente permite que conhecemos mais da moral delas. Esse plot da caçada, com uma espécie sendo criada para esse fim, lembra muito a caça esportiva que segue muito comum em certas culturas.

Gostei de ver como Sisko será um líder que sabe que tem situações que não devem haver interferências, mostrando um grande senso de dever, porém também não se esforçou para impedir O'Brien, o que mostra que ele também tem uma flexibilidade quanto a isso dependendo da própria moral. Na prática, não deve ser um personagem tão diferente de Picard. No entanto, seria interessante ver alguém que realmente leva as regras da Federação mais ao pé da letra.

Episodio 1x8 - Nota 8.5 2022-02-16 23:50:50

Como mostrado em The Next Generation, episódios de julgamento são um grande acerto de Star Trek. Esse não foi exceção, porém poderiam ter criado uma acusação com mais consistência. O único argumento minimamente razoável que tinham era a respeito da facilidade dos Trills escaparem impune de um crime simplesmente mudando de hospedeiro, mas mesmo este é bem frágil e era óbvio que não aconteceria nada no final.

No entanto, acredito que a intenção do episódio nunca foi debater muito o aspecto jurídico mesmo, e sim apresentar melhor Dax como personagem e trabalhar melhor os Trills como espécie. Acredito que foram bem eficientes nesse sentido. Deep Space Nine segue investindo em fazer o público conhecer e criar familiaridade com suas personagens, o que é uma boa ideia para um primeiro ano.

Episodio 1x12 - Nota 8 2022-02-18 21:32:23

Essa temporada pelo visto continuará nesse ritmo introdutório até o final, apresentando as personagens e mostrando um pouco do passado de cada uma para ser desenvolvido no decorrer da série. É uma estratégia interessante para ir se acostumando com cada uma e criando certa simpatia. Odo, por exemplo, foi bem mais tragável aqui, conhecendo mais dele.

Não me incomoda muito essa abordagem, embora ache que os episódios carecem de uma dinâmica melhor em termos de ação e tensão - que são limitadas aos minutos finais de cada episódio. Além disso, em termos de premissa, são um tanto genéricos, podendo se diversificar bem mais um do outro.

Episodio 1x15 - Nota 8.5 2022-02-18 23:53:41

Melhor episódio até agora. Estava faltando mesmo uma história bem construída, mesmo para um personagem temporário, que fosse envolvente e ainda trouxesse boas reflexões.

Curti muito a relação que se formou entre Kira e o senhor. Muito pertinente ver esse lado mais "humano", no sentido de respeitar a população e história de um local, sendo usado como contraponto ao progresso a todo custo.

Episodio 1x16 - Nota 7.5 2022-02-19 00:53:43

A ideia do episódio foi interessante, mas que coisa bizarra Julian fantasiando com uma Dax tão submissa. Até o próprio roteiro admite o teor esquisito e constrangedor da situação, como se fosse uma fantasia oculta do personagem. Porém, ainda deram muito destaque para os dois a ponto de deixar o clima bem estranho.

O final abriu possibilidades desse formato se tornar regular na série, possivelmente do mesmo modo que o holodeque em The Next Generation. Até acho que pode render bons episódios, mas espero que consigam trabalhar melhor essa premissa do que fizeram aqui.

Episodio 1x20 - Nota 8.5 2022-02-20 00:05:08

Finalizando a temporada em grande estilo, concluíram a construção uma boa base. Enquanto, a maioria dos episódios serviram para apresentar as personagens e criar certa familiaridade, esses dois últimos realmente pareceram focar em que rumo seguirá a série daqui para frente. Dois enredos bem pertinentes sendo desenvolvidos, mais informações sobre os Bajorianos e Cardassianos, além de temas como fanatismo, religião, guerra e idealismo sendo abordados, dando mais camadas ao universo de Star Trek.

Se continuarem com essa pegada, que, por sua vez, se difere bastante de The Next Generation, tem tudo para ser o melhor seriado da franquia.

Episodio 2x4 - Nota 7.5 2022-02-22 23:19:55

Uma boa ideia que ficou por isso mesmo. Por um lado, bom que trouxeram uma situação mais tensa na estação e exploraram mais os Trills, porém acho que poderiam ter sido mais eficazes em ambos os pontos.

O episódio de fato começa um pouco mais eletrizante em comparação à grande parte da temporada anterior, mas logo cai numa monotonia. Chega-se em um ponto que só se torce para terminar logo o plot porque não há uma grande tensão a acontecendo. Também não achei que souberam acrescentar mais informações sobre os Trills fora o que já se sabia antes. Além disso, Dax é das personagens mais inexpressivas e, consequentemente, desinteressantes no seriado, não dando conta de sustentar um episódio para ela. Pelo menos, não ainda.

Episodio 2x5 - Nota 9 2022-02-23 00:19:32

Por mim, podem ficar com tramas políticas entre cardassianos e bajorianos o seriado inteiro. Impressionante o roteiro desse episódio, provavelmente meu favorito de Deep Space Nine até o momento. Conseguiram tratar muito bem a situação de Rugal, um garoto de uma raça que acaba sendo criado por outra rival e nisso desenvolve um ódio pelo próprio povo. Houveram tantos pontos interessantes nesse plot e ainda conseguiram elevar o nível acrescentando questões políticas, como o abandono proposital das crianças e o fato de no fim o garoto nem ser órfão.

Garak se mostrou um personagem intrigante, que mantém uma áurea de mistério, mas ainda funcionou muito bem interagindo com Julian. Além disso, é bom ter um ponto de vista cardassiano junto aos demais. Espero que participe mais regularmente daqui em diante.

Episodio 2x9 - Nota 8.5 2022-02-23 22:03:50

Normalmente episódios com romance envolvendo uma das personagens e outra que claramente será participação única não me agradam, pois tendem a ser uma espécie de aventura/ escapada do serviço e normalmente são episódios unilaterais, só desenvolvendo um dos lados. Esse aqui foi uma boa exceção.

Primeiro que gostei que no caso de Sisko ele busca preencher o vazio que o aniversário de morte da esposa causa e a necessidade de seguir em frente que vem decorrente disso - afinal, se a data está passando batido, por que ficar parado no tempo? - , já conectando com o plot que o personagem vem apresentando desde o início. Depois, Fenna também é desenvolvida de uma maneira bem interessante, sendo inicialmente uma personagem tão vazia por dentro quanto Sisko e revelando-se no decorrer do episódio alguém que também precisa fugir dos fantasmas do atual casamento, no caso a infelicidade. São personagens diferentes - uma tem o que a outra busca - que funcionam juntas pela necessidade de encontrar um amor, porém destinadas ao fracasso nessa missão - pelo menos neste momento da vida deles.

Episodio 2x10 - Nota 8.5 2022-02-23 23:27:52

Episódio extremamente relevante nos tempos atuais. O plot central me lembra bem a questão de imigração e refugiados que remete diretamente à situação de países na Europa e América do Norte. Além disso, toda questão da "terra prometida" alude diretamente aos conflitos em Israel e Palestina.

A princípio é normal pensar que o povo estava exigindo demais recusando o outro planeta, mas aí entra em cena uma questão recorrente no seriado: fé e alienação de massas, algo que faz até eles afirmarem que conseguiriam restaurar um plane todo destruído pois eram seu destino. Enfim, rende uma boa continuação esse plot se a série quiser.

Episodio 2x14 - Nota 9 2022-02-24 21:28:43

Em termos de desenrolar e desfecho, um dos meus roteiros favoritos da franquia. O clima de conspiração foi perfeitamente trabalhado, mergulhando bem o espectador na paranoia de O'Brien. O texto foi tão inteligente que conseguiu usar um dos recursos que eu menos gosto - voice-overs - a favor da reviravolta no final, já que, por estarmos ouvindo os pensamentos do personagem o tempo inteiro, a última coisa que se espera era que não fosse o verdadeiro O'Brien.

Episodio 2x18 - Nota 8.5 2022-02-25 23:12:14

Episódios com temas políticos são claramente o ponto forte da série. Isso se torna ainda mais visível vindo depois do anterior, que tenta explorar um lado mais sci fi e não é tão bem sucedido quanto este aqui. Porém, o que mais gostei aqui nem foi o tratamento da temática, que de certa forma foi até bem previsível, mas sim como conseguiram inserir bem Quark nesse contexto e dar uma maior profundidade para o personagem.

Aos poucos dá para se perceber como cada peça vem sendo colocada no conflito que serve de pano de fundo para o seriado e como acaba-se criando um dilema entre se posicionar a favor de uma causa e se manter neutro. A exceção é, claro, Garak, que segue sendo um personagem intrigantemente flutuante pela série.

Episodio 2x19 - Nota 8.5 2022-02-26 00:32:10

Esse episódio me parece um ponto de virada para Dax. Estava a achando uma personagem bem plana, mas abriram boas possibilidades aqui.

Ainda que todo o plot dela seja em torno de um conflito da sobreposição de quem foi Curzon e quem é Jadzia, aqui finalmente deu para mergulhar mais na personagem em si e não apenas no fato dela ser uma Trill. Vemos a obrigação moral que ela sente em cumprir o juramento entrando em confronto com as ordens e seu dever com a Federação, o que acrescenta maior dimensão a ela. Além disso, bom finalmente ver ela sendo mais expressiva na série, no sentindo de mostrar mais emoções - ou mesmo alguma.

Episodio 2x22 - Nota 9.5 2022-02-26 21:10:06

"Bashir: You know, I still have a lot of questions to ask you about your past.

Garak: I have given you all the answers I'm capable of.

Bashir: You've given me answers all right; but they were all different. What I want to know is, out of all the stories you told me, which ones were true and which ones weren't?

Garak: My dear Doctor, they're all true.

Bashir: Even the lies?

Garak: Especially the lies."

Esse é provavelmente o episódio mais homoerótico da franquia. Me lembro de ler que chegou-se um ponto na série que tiveram que reduzir as cenas entre Bashir e Garak com medo que o público interpretasse de outra maneira o relacionamento deles. Não sei se é verdade ou só boato. Veremos com o passar das temporadas.

Também é um dos meus episódios favoritos. Fantástico como é feita a construção de Garak, que pode ser muito bem tudo mentira ou exatamente a verdade que Bashir (e o público) tão procurava. Alguém atormentado pelo sentimento de culpa, que sente que traiu a si mesmo (Elim) e se entregou para viver na sua maior tortura como castigo e que, por consequência do implante, se torna seu prazer. É possível perceber que em algum grau ele gosta de estar ali, mas odeia a sensação de exílio. Enfim, uma figura complexa que torna mais divertido a tarefa de decifrá-la.

Episodio 2x25 - Nota 9 2022-02-27 00:16:11

Aqui sim um excelente exemplar de como Star Trek sabe lidar com episódios de julgamento. Para mim, o tom caricatural foi o que melhor funcionou, pois trouxe uma outra perspectiva para quando se trata do sistema de justiça. Não é aquele conceito onde o que é justo deve sempre prevalecer e os dois lados têm direito de serem bem defendidos que a franquia normalmente aposta. Aqui vemos um tribunal completamente ilustrativo com a decisão já tendo sido tomada e ainda um certo prazer em sentenciar alguém a morte.

O pior é que, por mais caricato que seja, não foge da realidade. Coisa mais simples é achar casos que o veredito já havia sido decidido antes do início, casos que o lado acusado foi totalmente negligenciado pela própria defesa, casos que jogaram a culpa em um bote expiatório, casos em que havia interesses em jogo na condenação, com esta usada para desmoralizar uma instituição maior - ou manter esta funcionando. Tudo que foi visto aqui pode ser relacionado a algo que realmente aconteceu. Em um certo nível, o sistema de justiça dos cardassianos só reflete como tudo que envolve indivíduos é corruptível.

Episodio 3x3 - Nota 8 2022-02-27 21:17:22

Normalmente, não sou dos maiores fãs dos episódios mais cômicos de Star Trek. Isso foi o que mais me incomodou sempre que havia participação dos ferengis antes de Deep Space Nine. Eram uma espécie de inimigos/trapaceiros, porém não dava para levá-los a sério como tais, soando apenas irritantes. Contudo, Quark vem aos poucos conquistando seu espaço para mim.

Faz todo sentido que, em uma série que pretende recriar uma espécie de sociedade dentro de uma estação e que aborda temas como religião, guerra e política, tenha uma personagem para representar a parte econômica. É bem divertido ver Quark se virando com seus trambiques para tirar vantagem das situações a seu dispor, bem como se esperaria de alguém que estivesse na sua posição. O episódio foi um tanto previsível, sem um grande atrativo em comparação à premiere - e a sequência de episódios que a série vinha engatando desde a temporada passada - porém foi bem dinâmico.

Episodio 3x6 - Nota 8 2022-02-28 23:03:18

Sempre que Star Trek resolve despertar um lado paternal/maternal de algum personagem, sempre acho a construção da relação um tanto apressada. Aqui, ainda piora essa sensação pelo fato do metabolismo acelerado do garoto, o que dá a impressão do episódio estar passando muito rápido por cima da relação entre Odo e ele. Entretanto, curti a forma como o vínculo entre os dois foi estabelecido com base em Odo se identificar com a história de crescer sozinho no universo, não sabendo de onde veio ou quem é.

Da metade ao final, o episódio melhora bastante entregando um desfecho um tanto melancólico, onde Odo percebe que no futuro do garoto só aguarda mais violência. Pesado ele considerando todos que não são Jem'Hadar inimigos dele.

Episodio 3x9 - Nota 8.5 2022-03-01 11:45:57

Jamais esperaria o retorno de Tom. Inclusive quando Riker apareceu eu tive certeza que era um impostor, mas nem cogitei o personagem que já havia sido introduzido em The Next Generation. Dito isso, é bem estranho como ele consegue se fazer passar pelo Will "oficial" tão facilmente.

O plot do episódio foi excelente, trazendo mais tensão e ação do que se costuma ver na série e ainda se aprofundando mais no personagem, que havia ficado renegado, e sua busca por uma missão. Gostei que, apesar do final dele poder ser definitivo, uma vez que ele será condenado à prisão perpétua, também deixaram aberto a possibilidade de Kira o resgatar em um futuro. Seria bem interessante ver mais dele sendo explorado.

Episodio 3x12 - Nota 8.5 2022-03-01 14:49:42

Não me lembro se a franquia já tinha feito esse exercício de viajar para o passado, mas na verdade mostrar e discutir sobre um possível futuro, pelo menos não com esse intervalo de quase 30 anos de diferença. O mais espantoso é que muitas coisas que o roteiro demonstra preocupação aqui não estão tão distantes da realidade que se aproxima, especialmente o número cada vez maior de pessoas vivendo às margens da sociedade, enquanto quem está por cima segue ascendendo.

Achei divertido o sub-plot de Kira e O'Brien tentando encontrar os três perdidos no tempo. Entretanto, muito conveniente o desfecho com eles só tendo mais uma oportunidade de viagem e ainda chutando e acertando. A conclusão do plot principal também foi bem apressada e lotada de momentos que é preciso abstrair, como Sisko e Bashir saindo praticamente ilesos no final.

Episodio 3x14 - Nota 9 2022-03-02 14:23:51

Episódio sensacional. Muito tenso a forma que toda a situação com Kira presa nos cristais é desenvolvida, especialmente pela reviravolta no final, que, por incrível que pareça, torna as coisas mais trágicas do que se fosse simplesmente a personagem ali prestes a ser soterrada.

Odo é um personagem bem fechado, que ainda tem dificuldades de encontrar seu lugar na sociedade. Ele se abrindo sobre seus sentimentos por Kira, sentindo um breve gosto de poder ser algo recíproco, apenas para no fim descobrir que era tudo um truque para ele voltar para seu povo, foi bem cruel. Não exatamente pela storyline do amor impossível em si, mas porque mostra que até seus semelhantes estavam dispostos a manipulá-lo e traumatizá-lo para o ter de volta, algo que reforça o deslocamento do personagem ainda mais.

Também curti o sub-plot do Nog. Finalmente, o seriado acertou o tom com seus adolescentes, os dando enredos mais pertinentes, que servem a longo prazo para a série. Até então, eles estavam ali apenas para alívio cômico, com tramas bem... adolescentes.

Episodio 3x18 - Nota 9 2022-03-03 15:56:59

"Bashir: The problem with Cardassian enigma tales is that they all end the same way. All the suspects are always guilty.
Garak: Yes, but the challenge is determining exactly who is guilty of what."

Como eu curto as interações entre esses dois. Da franquia inteira, só ficam atrás de Guinan e Picard, em termos de melhores diálogos.

Sobre o episódio, excelente. Tratou muito bem a crise interna de Bashir de perceber os anos passando e ao mesmo tempo não ter conseguido conquistar nada significativo na vida. Muito interessante a ideia de colocar cada personagem para representar um aspecto da mente dele. A maquiagem de envelhecimento estava espetacular e, sem surpresas nenhuma, rendeu a série um Emmy.

Episodio 3x19 - Nota 8 2022-03-03 16:44:46

Uma coisa que diferencia bastante Sisko de outros protagonistas da franquia é a não necessidade de o colocar como galã conquistador. Desse modo, é bem estranho terem acrescentado esse fato na versão alternativa dele, o colocando para se envolver com as duas personagens femininas do seriado.

De maneira geral, esse episódio pareceu uma fanfic caricata da série, com as personagens desse universo espelho sendo retratadas de maneira rasa e sem um propósito na narrativa - Dax que o diga. Valeu por mostrar mais sobre Jennifer e Sisko, mas não sei até onde dá para levar isso como desenvolvimento de personagem, levando em conta que todas as personalidades estavam alteradas em relação às originais. Sinto que ainda aproveitarão essa deixa de existir uma Jennifer viva em outra ocasião e espero que a trabalhem melhor nesse possível cenário.

Episodio 3x22 - Nota 8 2022-03-04 16:14:13

Tem muita coisa errada aqui. Primeiro, a desocupação de Sisko que teve tempo de construir uma nave e embarcar em uma jornada com o filho, como se não tivesse nada mais importante para fazer, como, por exemplo, comandar uma estação. Segundo, há uma falta de motivação realmente convincente que torna a existência desse plot ainda mais estranho. Terceiro, uma nave à vela em pleno vácuo do espaço é das coisas mais bizarras que eu já vi em um sci fi.

Porém, não é que o resultado final funciona? Uma espécie de space trip entre pai e filho, que reforça a relação entre eles - coisa que não tem muito tempo de ser trabalhado em meios às tramas tradicionais do seriado -, ao mesmo tempo que mostra o pessoal da estação em um clima mais descontraído e ainda reserva tempo para mais desenvolvimento em Bashir, com ele reencontrando alguém do passado. Mesmo faltando lógica em praticamente todo o enredo, a forma como são trabalhadas as personagens compensa a experiência do episódio.

Episodio 3x25 - Nota 8 2022-03-05 13:17:42

Este episódio deixa duas coisas bem claras: 1) Dax é a personagem com maior arsenal de coisas a se explorar. 2) Jadzia, em função disso, acaba sendo extremamente subaproveitada.

O conceito dos Trills é bem interessante. Justamente pelos hospedeiros passados e como eles de certa forma coexistem, há um leque de plots que podem ser trabalhados. Como mostrados aqui, são personas bem diferentes, com histórias únicas e muito material para se desenvolvido. O problema é que, no meio disso, Jadzia fica apagada. É como se sua existência como personagem se deve a existência de vidas passadas no mesmo corpo. Eu fico esperando um momento que ela terá alguma virada nessa narrativa, mas sempre que parece que há um avanço, vem episódios como este, que colocam ela como apenas um hospedeiro de um Trill.

Também acho curioso que todo o elenco foi desafiado a encarnar uma personagem diferente, porém, Terry Farrell continuou com a mesma postura quase robótica de sempre. Nem acho que o problema é a atriz, já que a série realmente não parece exigir dela nenhuma expressividade comparada aos demais. É sempre a mesma planicidade.

Episodio 4x2 - Nota 9 2022-03-06 12:44:05

"Quark: What do you think?
Garak: It's vile!
Quark: I know. It's so bubbly, and cloying, and happy.
Garak: Just like the Federation.
Quark: But you know what's really frightening? If you drink enough of it, you begin to like it.
Garak: It's insidious!
Quark: Just like the Federation."

Excelente início de temporada. Gostei muito de terem adicionado os klingons na equação da série. Algo que eu curto demais em Deep Space Nine em relação às demais séries da franquia é como o universo estabelecido aqui soa como um organismo único. Todos os povos apresentados tem seus interesses e aos poucos estão sendo posicionados dentro uma trama maior do que o enredo de um episódio. Cardassianos, bajorianos, Federação, Dominio, Maquis, agora klingons. Todos interagem em uma rede de relações bem mais complexas do que Star Trek jamais ousou investir antes.

Legal que mesmo tendo recuado, os klingons ainda se estabeleceram ali e muito bom trazerem Wolf de volta para fazer um contraponto. Não se trata de ter uma raça como vilã da história, mas representar como cada uma segue seus próprios objetivos e o segredo da diplomacia está no equilíbrio.

Episodio 4x3 - Nota 10 2022-03-06 14:12:46

"It was me. It was me all along. I've been dragging you through time like an anchor. And now it's time to cut you loose. "

Não importa sobre o que seja um sci fi. Viagens no tempo, exploração do espaço, realidades alternativas, inteligência artificial... É irrelevante a área que é explorada. No fim, toda a ficção científica ainda é intrinsecamente sobre relações humanas - mesmo quando as personagens não são humanas -, pois são elas que ditarão o rumo da história. Amor, família, medo, ódio. São justamente as partes emocionais, tradicionalmente irracionais, que servem de catalisadores para a parte "racional".

Digo isso, pois esse episódio pode ser resumido de duas maneiras: 1) Benjamin se perde no espaço-tempo após um acidente e é atrelado a Jake, que passa a tentar resgatá-lo, trazendo de volta à vida; 2) um filho que perdeu o pai tenta prosseguir sua vida mas acaba constantemente trazendo a memória dele à tona. Talvez o modo 1 seja mais preciso com o que aconteceu no episódio, porém é o 2 que resume o porquê ele é tão bem sucedido em emocionar o espectador.

Era óbvio que o protagonista não morreria no início da quarta temporada, ou seja, no fim, Jake resgataria o pai. Porém é justamente a metáfora que é traçada com sua "morte" que transcende o roteiro para algo mais palpável e emocional. Nas entrelinhas, o episódio estava falando sobre luto, sobre continuar a vida depois da perda de um ente querido, sobre cortar a âncora que impede o seguir em frente, sobre aproveitar as relações enquanto há tempo e principalmente sobre fazer de tudo para proteger a família, chegando ao ponto do filho se sacrificar para trazer o pai de volta. É algo tão mais profundo que simplesmente olhar para a parte de ficção científica.

Episodio 4x6 - Nota 9 2022-03-07 15:27:10

Aqui um exemplo de como é possível usar enredos relativos aos trills e ainda assim desenvolver Jadzia como personagem e não como mera hospedeira de Dax. Muito boa a forma como a relação com Lenara foi construída (ou melhor, reconstruída) ao longo do episódio, comas duas se conectando e logo a aproximação delas dando origem aos olhares reprobatórios e o conflito que isso gera em ambas.

Tal como "The Outcast" em The Next Generation, mais uma vez Star Trek trabalhou a homofobia de uma maneira metafórica - até porque nem faz sentido em um universo com tanta relações inter-espécies, gênero ser visto como taboo - sendo o principal empecilho o fato de na sociedade trill relacionamentos não deverem prosseguir de um hospedeiro ao outro*.

Apesar de estar alguns anos atrasada em ser a primeira série americana ao apresentar um beijo entre duas mulheres, esse episódio teve o primeiro no gênero ficção científica. Isso em 1995, com o beijo tendo destaque em tela e durando mais que 2 segundos. Outras franquias sonham com essa coragem.

*algo que também não faz sentido, visto que quando eles foram introduzidos em The Next Generation, um trill queria continuar o relacionamento com Beverly mesmo em uma nova hospedeira e a médica que não quis, pois não sabia se conseguiria manter uma relação com alguém que eventualmente mudaria de corpo novamente. Porém, dá para relevar pelo fato de ser uma metáfora.

Episodio 4x12 - Nota 9 2022-03-08 17:50:26

Temporada segue com altíssimo nível. Excelente episódio, abordando bem esse clima conspiracionista que vem sendo construído com a possibilidade do Domínio se infiltrar em qualquer lugar e a insegurança que isso acarreta.

A série engrandece demais quando traz camadas políticas à trama. Me lembra muito Battlestar Galactica, nesse sentido. Sensacional a crítica que faz a tomada do poder da forma que o Almirante propôs. É bem explícito a alusão com o que os Estados Unidos fizeram (e ainda fazem) em outros países, depondo governos e financiando ditaduras para garantir os interesses americanos. Essa metáfora se torna ainda mais clara levando em consideração que a própria Federação é usada para representar o que seria os EUAs no universo da série.

Episodio 4x14 - Nota 9 2022-03-09 13:37:44

"Tora: You don't like my father very much, do you?
Kira: No. I don't.
Tora: I understand. He did some very bad things during the Occupation.
Kira: Yes, he did.
Tora: It bothers him, you know.
Kira: Does it?
Tora: Very much. He talks about it sometimes. He'd never admit it to anyone else, but he thinks the Occupation was a mistake.
Kira: Somehow, I don't think he'd say that if the Cardassians had won.
Tora: Maybe not. But maybe losing made him a better person.
Kira: Well, then a lot of innocent people died for his education.
Tora: I... I know. I think about that a lot, but when I look at my father, I have a hard time seeing a murderer.
Kira: And when I look at him, I have a hard time seeing anything else."

O quanto a série cresceu nessa temporada é absurdo. Impressionante a qualidade dos diálogos e como eles revelam tanto sobre as personagens sem chegarem a ponto de ser expositivos. É muito interessante a forma que construíram-se as interações entre as diversas personagens de forma única. Dessa forma, mais do que plots individuais para cada uma, há também tramas para cada par.

Kira e Dukat, os focos desse episódio, é dupla que vem sendo usada muito bem para representar o ressentimento e desconfiança existente entre cardassianos e bajorianos, bem como a busca por uma redenção difícil de se alcançar na prática. Muito complexa a situação entre os dois e ótima ideia de usar os klingons como um terceiro elemento aqui, resultando em mais um excelente episódio nessa temporada.

Episodio 4x18 - Nota 8.5 2022-03-10 14:12:46

Adicionar os klingons na série foi a melhor coisa que aconteceu a essa temporada. É um lado com interesses completamente distintos aos da Federação e que ocupam muito bem um posto de antagonista, tanto para a Deep Space Nine quanto até para os cardassianos. A presença de Worf vem servindo muito bem para mostrar alguém dividido entre ambos os lados, mas no fundo descrente com os dois.

Muitos pontos desse episódio lembram o episódio do julgamento de O'Brien pelos cardassianos, no sentido de ambos serem fruto de um golpe maior para desmoralizar a Federação. Entretanto, aqui conseguiram criar um debate mais equilibrado, com dilemas morais bem pertinentes. Apenas achei que o desfecho foi bem previsível.

Episodio 4x19 - Nota 9.5 2022-03-10 15:25:34

"When we were growing up, they used to tell us, humanity had evolved. That mankind had outgrown hate and rage. But when it came down to it, when I had the chance to show that no matter what anyone did to me, I was still an evolved human being... I failed. I repaid kindness with blood. I was no better than an animal. "

"The Argrathi did everything they could to strip you of your humanity. And in the end, for one brief moment, they succeeded. But you can't let that brief moment define your entire life. If you do, if you pull that trigger, then the Argrathi will have won - they will have destroyed a good man. You cannot let that happen, my friend."

Deep Space Nine realmente decidiu fazer desta temporada a melhor de qualquer Star Trek - iria além: está no páreo até entre o gênero sci fi. Que roteiro foi esse. Trataram magistralmente do tema encarceramento aqui. O que O'Brien passou pode não ter sido real, mas equivale ao que acontece com muitos presos dentro do sistema carcerário, inclusive pessoas que, como o personagem, também não eram culpadas de nada, porém não conseguem ser recuperadas uma vez que estão lá dentro.

Abre-se uma excelente discussão sobre o que seria mais eficiente: prender alguém por vinte anos e soltar esperando que este se adapte a uma vida completamente diferente da que conheceu ou comprimir essa experiência e a pessoa poder voltar para a "mesma" vida apenas com as memórias (e cicatrizes). A resposta é bem óbvia: as duas formas resultam no mesmo. Tudo que O'Brien experimenta após voltar a estação não está muito longe do que acontece na realidade com alguém que ficou 20 anos preso. Ele se vê desamparado, não reconhecendo mais as coisas em volta, sem esperança de voltar ao "normal". A única diferença é que o personagem entrou inocente e saiu da mesma forma, afinal o cara que matou não existe. Nem todos possuem essa mesma sorte. Enfim, os dois métodos são muito eficientes... para tortura. Reabilitação? Nem um pouco.

Episodio 4x22 - Nota 9 2022-03-11 16:28:35

"I know you. I was like you once. But then I opened my eyes. Open your eyes, Captain. Why is the Federation so obsessed with the Maquis? We've never harmed you. And yet we're constantly arrested and charged with terrorism. Starships chase us through the Badlands, and our supporters are harassed and ridiculed. Why? Because we've left the Federation, and that's the one thing you can't accept. Nobody leaves Paradise, everyone should want to be in the Federation! Hell, you even want the Cardassians to join. You're only sending them replicators because one day, they can take their rightful place on the Federation Council. You know, in some ways, you're even worse than the Borg. At least they tell you about their plans for assimilation. You're more insidious, you assimilate people - and they don't even know it."

Muitas verdades foram ditas nesse episódio. A Federação nunca foi tratado como a heroína da história. Ela é uma organização com interesses próprios, tal como qualquer outro grupo que faz parte do universo do seriado, inclusive os Maquis. Logo, não existem heróis e vilões e, sim, conflitos de interesse e antagonismos em torno disso.

Ben claramente tem o equivalente a um patriotismo cego e isso se percebe desde o início da série. Aqui o personagem tem um confronto bem interessante entre o dever e a vida pessoal, entre o que acredita e o que quer acreditar e, principalmente, entre o que tem que fazer e o que quer fazer. Nenhuma escolha que ele toma aqui é fácil. Por ele, viveria numa eterna utopia com o filho e Kasidy, continuando seu trabalho na Frota Estelar, levando paz e ordem por onde passa. No entanto, a realidade não é essa e ele precisa decidir o que, desse seu mundo ideal, abdicar. Baita protagonista - provavelmente o mais complexo da franquia.

Episodio 4x26 - Nota 9 2022-03-12 14:43:40

Encerrando a melhor temporada de Star Trek, a série apresenta duas reviravoltas muito boas. Odo ter conseguido a forma humanoide é uma passo bem importante para o personagem, já que muito do deslocamento dele se devia a não se sentir como os outros. Agora, abre espaço para novas possibilidades de enredos serem explorados com ele.

No entanto, a reviravolta mais significativa foi realmente a final. Engraçado que a série há tempos prepara o terreno para um metamorfo substituir alguém em posição importante, porém me pegou bem desprevenido o fato de terem feito isso com um klingon, justo aqueles que foram os antagonistas da temporada. Uma sacada inteligente, que costura ambas as tramas e prepara o terreno para um confronto de grandes proporções. Melhor desfecho possível para a temporada.

Episodio 5x4 - Nota 9 2022-03-14 21:13:02

"The battle of Ajilon Prime will probably be remembered as a pointless skirmish. But I'll always remember it as something more - as the place I learned that the line between courage and cowardice is a lot thinner than most people believe."

"More than anything, I wanted to believe what he was saying. But the truth is, I was just as scared in the hospital as I'd been when we went for the generator. So scared, that all I could think about was doing whatever it took to stay alive. Once that meant running away, and once it meant picking up a phaser."

Muito oportuna a visão crua que o episódio traz sobre a guerra, especialmente vindo dos olhos do personagem mais jovem e que ainda está conhecendo o mudno. Os Estados Unidos já mandou vários para guerra cegados por um patriotismo e na espera de desempenhar grandes atos heroicos, entretanto viram uma realidade completamente diferente pela frente, tal como foi com Jake aqui.

Os monólogos desse episódio foram sensacionais. Algumas das melhores linhas já escritas para o seriado.

Episodio 5x6 - Nota 9 2022-03-15 13:43:03

Que homenagem sensacional à série original e os 30 anos da franquia. Recriaram a estética dos anos 60 perfeitamente. Os uniformes, o design da nave, os penteados, os aparelhos que eram usados. Aliás muito bom, como todos esses detalhes foram inclusive citados pelo roteiro, referenciando o quanto aquilo tudo soa defasado e atrasado para o presente da série.

Esse é um típico episódio que tanto faz o enredo porque o apelo nostálgico sustentaria sozinho os 45 minutos. Porém curti bastante a história de fundo. Muito legal como conseguiram fazer uma espécie de crossover, usando cenas do episódio original - "The Trouble with Tribbles" - de fundo. Outro detalhe muito bacana é que até as técnicas de iluminação, as lentes e o rolo de filme foram usadas para remeter aos da série original, o que deu esse aspecto mais orgânico as transições de cenas entre uma Star Trek e outra.

Episodio 5x8 - Nota 9 2022-03-15 19:47:40

No geral, estava um tanto saturado com episódios com viagem no tempo, um formato muito explorado em Star Trek. Porém, duas coisas foram bem interessantes aqui em comparação aos demais neste modelo: 1) O passado o qual as personagens foram transportadas faz parte do contexto da série, servindo para situar o espectador de algo dentro do cânone; 2) Não houve missão envolvida, focando apenas na tensão da eminente execução e no character development no final.

Que personagem fascinante é o Odo. Muito bom entender mais da culpa que ele carrega consigo e essa determinação que possui por ser justo e seguir os procedimentos de forma correta. Pesada a conversa que ele tem com Kira no final. Ele foi marcado por aquelas mortes de inocentes, porém não quer dizer que foram as únicas. Pelo contrário, saber que já errou uma vez deve assombrá-lo mais com a possibilidade de ter acontecido outras vezes. No fim, ele foi apenas um instrumento ´para os cardassianos, porém não deixa de ter sangue nas mãos.

Episodio 5x12 - Nota 9 2022-03-16 21:37:47

Um raro episódio onde ambos os plots conversam muito bem, se conectando em um excelente desfecho. Tanto Kira, quanto Odo tiveram que experimentar uma espécie de maternidade/paternidade aqui, onde os dois tiveram que se dedicar para a vida de alguém, diretamente relacionado a eles mesmos. Embora ambos impuseram esforço, no fim este não trouxe nenhuma recompensa para os dois e sim deixou um vazio.

Como era de se esperar, a trama com Odo foi um pouco melhor, afinal não fala apenas dele sendo um pai para o metamorfo, mas ele sendo um filho. Adorei a troca de experiências entre Mora e ele, as lembranças de como foi a criação para Odo e aquele abraço entre os dois no final. Apesar de não ter um personagem favorito no seriado, é visível aqui como o metamorfo acaba sendo o que mais desperta emoções tamanha complexidade que carrega.

Episodio 5x13 - Nota 9 2022-03-16 23:12:51

"Tell me, Captain - what is it that bothers you more, the fact that I left Starfleet to fight for a higher cause? Or the fact that it happened on your watch?"

A coisa mais chocante nesse episódio são os comentários achando um absurdo alguém ameaçar a vida de inúmeras pessoas para prender um "terrorista" e escapar impune. Por quantos crimes de guerra os EUAs já foram julgados? Quantas vidas inocentes não foram perdidas com essa mesma desculpa de acabar com o terrorismo? A série literalmente desenhou uma situação que é o mais puro retrato da realidade, tanto 25 anos atrás quanto hoje em dia. E o pior (ou melhor) é que fizeram isso dizendo explicitamente que Sisko estava virando o vilão da história. Ele literalmente assume que Eddington se vê como herói e, portanto, ele (Sisko) deve agir como um vilão. A ação não é questionada pelas personagens, mas pelo próprio roteiro.

A transformação no personagem vem sendo fantasticamente trabalhada. Há elementos de patriotismo - ele acredita que a Federação está absolutamente certa sobre tudo - de fanatismo - ele se vê como um salvador e essa imagem é constantemente reforçada pelos demais - mas também de orgulho próprio. Eddington é um problema que Benjamin acha que deve cuidar por sentir que por ele ter acontecido sobre sua tutela ele é o responsável. É uma síntese natural de várias coisas que a série já vem trabalhando há tempos.

Episodio 5x16 - Nota 8.5 2022-03-17 21:06:57

Cinco temporadas e a série segue conseguindo acrescentar camadas as suas personagens de forma orgânica, explorando partes do passado delas que ainda não haviam ficado claras. Essa história do aprimoramento genético, ainda que poderia ter rendido uma discussão ética bem maior, casou muito bem com a personalidade de Bashir e explicou porque ele se sente uma certa pressão em sempre entregar mais - houve até um plot sobre ele não ter sido o melhor da classe e não ter conseguido grandes feitos no decorrer da vida.

Também foi legal o "crossover" com Voyager, explicando melhor essa ideia de médicos holográficos usada lá. Sinto que isso é o mais próximo que podem unir ambas as séries e foi legal terem aproveitado esse plot para apresentar Lewis.

Episodio 5x22 - Nota 9 2022-03-19 14:19:42

A série mergulhou num caminho tão bom abordando geopolítica, que eu até tinha esquecido se tratar de um sci fi. Mas bom ver a parte ficção científica recebendo mais atenção aqui, especialmente porque veio carregado de dilemas morais e até mesmo questões de fé.

Não há apenas a discussão de uma vida valer pela de oito mil, mas o que acontece aqui testa até as próprias convicções de Kira, que acredita fielmente em um destino separado para cada um, o que leva a um questionamento ainda mais profundo. Sendo a única pessoa, além da colônia, que estava com a vida em jogo pela decisão da Defiant, a opinião de Kira não seria a que deveria valer no final? O que Odo mais velho fez, indo contra a vontade dela, não seria um tremendo egoísmo, ainda mais a custa de praticamente um genocídio? Deixaram-se boas pontos para serem abordadas, como qual o impacto dessa atitude na relação deles, ainda mais com os recém descobertos sentimentos, e se Kira não acabará descontando isso no Odo mais jovem.

Episodio 5x26 - Nota 9.5 2022-03-20 00:18:40

Era muito curioso ver comentários falando como esta era a melhor Star Trek, tendo um começo tão tímido quanto ela teve. Entretanto, a evolução que o seriado teve ao longo das temporadas torna não apenas compreensíveis esses comentários como incontestáveis. Essa season finale está no mesmo patamar daquela que introduziu os Borg em The Next Generation, com o melhor gancho para a próxima temporada.

Fantástico a forma como culminaram a trama que já estava em desenvolvimento no decorrer da temporada - os cardassianos aliados ao Domínio - e em função dela criaram uma reviravolta sensacional, com a guerra tendo início, a estação sendo evacuada e as personagens batendo em retirada. Ao mesmo tempo, seguiram com um desenvolvimento bem interessante em relação a Sisko, que aqui presenciou na prática uma situação em que a diplomacia não surtiu efeito e a força militar foi insuficiente. Intrigado para ver qual a tática o personagem usará a seguir e principalmente qual caminho ele trilhará daqui para frente nessa guerra. Ainda há muita coisa que pode ser trabalhada em duas temporadas e cada vez mais a série vem conseguindo se superar e aumentar as expectativas.

Episodio 6x2 - Nota 9 2022-03-20 21:38:21

Curtindo muito como esse início de temporada não vem se apressando em resolver tudo logo, mas calmamente se aproveita do clima de guerra para aprofundar a visão de cada personagem. É um nível de continuidade até então inédito para Star Trek, finalmente investindo em um arco que não termina de um episódio para ou outro.

Separar a série em núcleos diferentes, com um grupo de personagens ficando na estação e outro na linha de frente, por assim dizer, é uma ideia muito boa e permite explorar as diferentes abordagens que cada um vem tomando. Muito interessado nessa trama de Kira e igualmente curioso com os rumos que estão levando Sisko.

Episodio 6x6 - Nota 8 2022-03-21 19:49:07

Excelente arco, mas esse final abusou do deus ex machina. A tensão crescente com nada dando certo e a possibilidade das naves do Domínio aparecer a qualquer momento estava ótima, mas quando Sisko decidiu partir para o buraco de minhoca, o roteiro parece que, junto com o personagem, desistiu. Essa solução das naves simplesmente sublimarem por causa dos Profetas foi conveniente demais para o padrão da série.

Outro ponto que esse fim de arco não me agradou tanto foi na morte da Zyial. Achei que ficou muito gratuito para gerar shock value. Porém, espero que consigam pelo menos engatar um desenvolvimento interessante para Dukat. Outra ponta desse arco que deve ser mais explorada é Odo. O personagem está numa posição bem curiosa entre a Federação e o Domínio e ainda pode render muita coisa nessa guerra.

Episodio 6x9 - Nota 9 2022-03-22 15:06:04

Muito bom se aprofundarem mais nesse plot do aprimoramento genético, mostrando os experimentos que não deram certo. Curti bastante que o episódio conseguiu ir além, mostrando muito como são tratadas pessoas com algum tipo de anomalia genética, só sendo vistos como humanos a partir do momento que acham que elas podem contribuir produtivamente em algo. Antes, eram apenas erros.

Outro desenvolvimento bem interessante que o episódio traz é em relação a guerra. Achei oportuna a discussão que Bashir traz sobre não seria melhor optar por preservar as vidas, ainda que envolva perder a liberdade. É complicado pois tanto ele quanto Sisko têm pontos válidos, porém é visível que para o segundo já se tornou uma questão de ego. No momento, ele arriscaria tudo para não dizer que perdeu e isso acaba sendo mais perigoso do que sacrificar a liberdade.

Episodio 6x11 - Nota 9.5 2022-03-23 13:52:27

"I've been aboard the Honshu for two days now, and I still haven't spoken to him, although the doctors have assured me that he's made a full recovery. Maybe that's what I'm afraid of. Maybe I prefer to think of him as a crazy man, a broken man. He'd be less dangerous that way. As terrible as it sounds, there's a part of me that wishes he were dead. But that's a thought unworthy of a Starfleet officer. He lost an empire, he lost his daughter, and he nearly lost his mind. Whatever his crimes, isn't that enough punishment for one lifetime? "

É interessante que o episódio começa justamente com esse monólogo, pois ele conversa muito bem com o desfecho. Sisko prefere encarar Dukat como puro mal justamente para legitimar o próprio desejo de vê-lo morto. O protagonista já inicia o episódio justificando-se que, apesar desse pensamento, o vilão já teve o que mereceu e no decorrer passa a confrontar o cardassiano esperando ele revelar a faceta mais perversa dele. Sendo assim, haveria um "mal" a ser combatido e Benjamin poderia ascender como o "bem".

Dukat passa longe de ser um bom indivíduo. Sisko não está errado em considerá-lo "do mal". A questão é que somente chegou-se a esse ponto porque o cardassiano já não tem mais nada a perder, podendo assim se sentir livre para despejar seu ódio contra os bajorianos. Enquanto ele tinha império e uma filha, ele tentava o fazer de modo mais controlado. Sisko também já ameaçou a vida dos seus inimigos - vide o episódio no acampamento Maquis, no qual ele ainda brinca com o "ser vilão" - e também tem a capacidade de sentir ódio. A diferença é que um dos dois ainda tem algo para lutar e proteger. Logo, esse pensamento de que Dukat é o mal puro soa pretensioso ao extremo, principalmente vindo de alguém que ainda não conseguiu questionar as próprias ações, muito menos as da Federação.

Episodio 6x13 - Nota 10 2022-03-23 15:07:05

"I am a Human being, dammit! You can deny me all you want but you cannot deny Ben Sisko. He exists. That future, that space station, all those people, they exist in here, in my mind."

"You are the dreamer. And the dream."

"But maybe, just maybe, Benny isn't the dream. We are. Maybe we're nothing more than figments of his imagination. For all we know, at this very moment, somewhere, far beyond all those distant stars, Benny Russell is dreaming of us."

Esse episódio precisamente vai no cerne do gênero fantasia. Não é sobre a realidade, mas sobre um universo onde as pessoas podem se sentir, de alguma forma, acolhidas. Um mundo que existe apenas nos sonhos de alguém, mas que ainda existe. Nada mais que um reflexo do que Star Trek, por 30 anos, propôs. Um futuro onde todos têm seu espaço, todos pertencem e todos podem ser o que quiserem. Utópico? Provavelmente. Contudo, o que seríamos sem sonhos?

Jimmy não estava errado ao dizer que no fim ele, Benny, Cassie sempre seriam vistos como negros, de uma forma pejorativa. Porém, o escritor também estava certo em se permitir sonhar e lutar por esse mundo "impossível". Afinal, se todos se conformassem com a realidade, o que garantiria uma mudança nela? São justamente as inquietudes de Bennys que movem o mundo em direção ao futuro de Star Trek.

Me admira que tenha pessoas que assistiram a esse episódio, bem como todos os que antecederam ele, e não tenha entendido sobre o que a franquia é.

Episodio 6x18 - Nota 9 2022-03-24 17:11:21

Apesar de várias das personagens já terem enfrentado uma situação de tribunal no decorrer da série, aqui vemos pela primeira vez alguém tendo a lealdade questionada justamente por aqueles que este serve. O engraçado é que já houve situações que uma personagem foi julgada por ser leal de mais a Frota Estelar em comparação ao próprio povo - Worf e os klingons - e aqui isso se inverte para uma situação quase absurda: Julian tendo que provar que não é um traidor.

Achei interessante o conceito da Seção 31. Essas sub-divisões que trabalham na espreita me lembram muito de The X-Files e esse episódio exala o clima conspiracionista de lá. Entretanto, é sempre muito bom ver como o seriado expande seus elementos, principalmente quando é para mostrar o lado não muito heroico por trás da Federação.

Episodio 6x19 - Nota 9.5 2022-03-25 13:39:38

"So... I lied. I cheated. I bribed men to cover the crimes of other men. I am an accessory to murder. But the most damning thing of all... I think I can live with it. And if I had to do it all over again - I would. Garak was right about one thing: a guilty conscience is a small price to pay for the safety of the Alpha Quadrant. So I will learn to live with it... Because I can live with it... I can live with it..."

Que construção de personagem sensacional. O episódio inicia com um Sisko perdido nos próprios registros, não sabendo nem a data e sentindo a necessidade de confessar algo - inclusive, colocar ele de frente para o público foi uma sacada genial. Ao longo do desenvolvimento, é mostrado como ele vem sendo consumido pelas perdas na guerra e aos poucos o personagem vai flertando com uma abordagem mais obscura, mas também mais eficaz. O final, onde a confissão finalmente ocorre, soa como se ele precisasse se convencer que fez o certo, reafirmando como ele consegue viver com isso.

O mais fascinante é que esse desenvolvimento não é algo limitado a esse episódio ou temporada. No início, Benjamin é apresentado como um líder justo, que coloca as regras da Federação em primeiro lugar. Marcado por uma perda, aos poucos ele vai conquistando uma nova vida na estação e se dedicando a construir um ambiente mais diplomático, onde há espaço para todos. Conforme ameaças surgem, gradativamente vemos facetas mais imorais aparecerem nele, enquanto ele frequentemente encontra meios para se justificar - um bem maior por trás. O caminho que ele tomou aqui ele já tinha decidido muito tempo atrás, ainda quando enfrentava os Maquis. Ele fará de tudo, não por um bem, mas pela vitória, não importa que isso leve a agir de modo que ele mesmo condenaria em outras situações. De volta ao questionamento de episódios atrás, quem é Sisko para tachar Dukat como puro mal, quando ele está disposto a tomar o mesmo tipo de decisões que o inimigo tomaria?

Episodio 6x24 - Nota 8 2022-03-26 14:32:20

A proposta desse episódio era bem interessante, mas a execução ficou estranha. Um tanto sem sentido a relutância em fazer justamente o óbvio e devolver a Molly velha e trazer a nova de volta - exatamente a solução que o final apresenta. Não entendi esse argumento que tentam lançar de que apagar a mais velha da existência seria errado. Não é como se ela fosse um indivíduo próprio que se desenvolveu naturalmente. Ela foi um erro de cálculo fruto de um acidente que faz sentido ser corrigido. Ou eles realmente acham melhor deixar uma criança perdida passando 10 anos sozinha e depois tentar reassociar ela como se fosse simples?

Para mim, pesaram a mão em fazer o O'Brien de Cristo na série. Tudo que ele já passou parece sempre se resumir a sofrimento. É o personagem que eu menos vejo desenvolvimento do início para cá. Ainda me criam esse plot que, no fim, resulta em nada, já que ele traz a criança de volta.

Episodio 7x3 - Nota 8.5 2022-03-28 14:03:02

Episódio 2 pelo preço de 1. Sempre bom ver como Deep Space Nine consegue usar a interação de duas personagens para desenvolver ambas, mesmo no caso de duas que nem tinham compartilhado um vínculo até agora, caso de Dax e Garak. De um lado há uma sufocada por um passado que, ao mesmo tempo, é e não é dela, tendo primeiro contato com a tripulação que outrora fez parte. No outro, há outro sufocado pelas escolhas que tomou no presente, temendo o que sua "traição" custará a seu povo.

Achei que esse plot para o Garak até que demorou, mas é interessante como nem ele consegue lidar plenamente com as consequências de suas ações, afinal Sisko se espelhou nele ao dizer que poderia viver com o que tinha feito - o que se mostrou mentira em ambos os casos.

Episodio 7x6 - Nota 8.5 2022-03-28 18:44:16

"Odo: Has it ever occurred to you that the reason you believe the Founders are gods is because that's what they want you to believe? That they built it into your genetic code?
Weyoun 6: Of course they did. That's what gods do. After all, why be a god if there's no one to worship you?"

Deep Space Nine sabe como construir personagens multidimensionais, mesmo aqueles que deveriam ser seus vilões - ou, melhor, que não estão do mesmo lado que as demais personagens. O aprofundamento em Weyoun 6 aqui foi excelente e ao mesmo tempo já vai se trabalhando o terreno para um possível final para o Domínio que envolva Odo.

Episodio 7x8 - Nota 9 2022-03-29 14:39:47

Ignorando que não deu para enxergar pelo menos metade do episódio, foi uma das melhores abordagens de Deep Space Nine sobre a guerra. Os diálogos estavam mais melancólicos que o costume, contribuindo para criar uma atmosfera de completa desolação e desesperança. Mesmo a iluminação inexistente serviu com o propósito de deixar o clima mais denso, refletindo a própria experiência da guerra.

"Kira: It's a lot of names.
Sisko: They're not just names. It's important we remember that. We have to remember."

Esse diálogo no final, por mais simples que seja, resume bem o que foi o episódio. É fácil em uma guerra se prender a números e esquecer que existem pessoas e histórias por trás deles. Esse episódio traz outra dimensão sobre isso, afinal até então a guerra só vinha sido retratada pelos olhos (e perdas) da Deep Space Nine.

Episodio 7x10 - Nota 9 2022-03-29 17:29:26

Estava curioso em ver o que fariam com Nog após o incidente de dois episódios atrás. Surpreendentemente, ainda conseguiram superar totalmente qualquer expectativa aqui. Magnífica a abordagem sobre alguém lidando com a própria mortalidade e as consequências que isso acarreta. Faz total sentido essa discussão partir de um personagem jovem como Nog afinal tem muita relação com a (falta de) maturidade dele, que viu na guerra uma oportunidade de se destacar como soldado, ignorando que poderia morrer ali no meio. Acaba que o baque dele é bem pior que perder uma perna. É perder também a inocência que é invencível.

Ao mesmo tempo, também conseguiram dar um desenvolvimento interessante a Vic Fontaine, que até momento só foi usado como uma válvula de escape paras as personagens relaxarem e ouvirem boa música no meio de tantas tensões. É muito bom ver como cada parte do universo da série é bem desenvolvida, às vezes só precisando da personagem certa interagir ali para florescer uma boa história. Os plots de Vic e Nog se complementaram perfeitamente aqui.

Episodio 7x13 - Nota 8.5 2022-03-30 14:54:24

Engraçado como Ezri teve mais destaque nessa metade de temporada que participou do que Jadzia nos dois últimos anos - se remover o relacionamento com Worf, a personagem quase não existiu no seriado a partir da quarta temporada. Parte disso, vem em tentar familiarizar Ezri e o público no mesmo nível que este está acostumado com as demais personagens. É o meio de uma guerra na última temporada. O mínimo que se espera é que o espectador se importe com o destino de todos que estão ali. No entanto, acredito que também viram mais potencial nessa nova hospedeira de Dax do que em sua antecessora.

Muito bom o formato desse episódio, com uma mistura de investigação e ficção científica. A ideia da bala que se teletransporta foi realmente interessante e o clímax nessa pegada do atirador em outro cômodo, excelente. A dinâmica entre Joran e Ezri também funcionou muito bem. Curti como a nova Dax é uma personagem que não é presa ao passado dos seus antecessores, mas busca o seu próprio caminho.

Episodio 7x16 - Nota 8.5 2022-03-31 13:51:27

Romulanos e a Seção 31 são dois elementos que demoraram para serem inseridos no enredo do seriado, mas renderam plots bem interessantes quando foram. Curti que focaram o último episódio isolado de Deep Space Nine neles, explorando o clima conspiracionista e de quebra trazendo reflexões sobre agir por cima da lei.

A verdade é que Julian se vê entre dois lados em que não é possível confiar em nenhum. Os romulanos são claramente aliados temporários em função de existir um inimigo em comum. Já Sloan é uma incógnita que claramente manipula Bashir para agir conforme seus interesses. No entanto, é possível ver que aquela conversa final entre os dois despertou algo no médico. No fundo, ele discorda dos métodos mas não totalmente dos princípios. Seria interessante ver ele trabalhando efetivamente para a Seção 31.

Episodio 7x22 - Nota 9 2022-04-01 17:00:49

"Ezri: I tend to look at the Empire with a little more skepticism than Curzon or Jadzia did. I see a society that is in deep denial about itself. We're talking about a warrior culture that prides itself on maintaining centuries-old traditions of honor and integrity. But in reality, it's willing to accept corruption at the highest levels.
Worf: You are overstating your case.
Ezri: Am I? Who was the last leader of the High Council that you respected? Has there even been one? And how many times have you had to cover up the crimes of Klingon leaders because you were told that it was for the good of the Empire? I... I know this sounds harsh, but the truth is, you have been willing to accept a government that you know is corrupt. Gowron is just the latest example. Worf, you are the most honorable and decent man that I've ever met. And if you're willing to tolerate men like Gowron, then what hope is there for the Empire? "

Este arco vem sendo um bom apanhado de tudo o que a série apresentou nessas sete temporadas. Até Ezri, que chegou nos finalmentes vem tendo uma participação importante aqui, o que mostra como o roteiro soube conduzir muito bem cada peça que foi apresentando com um planejamento invejável. Interessantíssimos os pontos que a personagem levanta sobre o Império klingon, questionamentos que, como ela mesma admite, não se via em Jadzia.

Eu esperava algo diferente do plot da doença nos metamorfos que não Odo contaminado. Imaginava que ele seria uma espécie de salvador da espécie, sobrevivendo a praga e dando início a uma nova era para seu povo. Ele contaminado vem rendendo momentos bem tocantes, como essa cena final com Kira e é bom ver a série indo por um caminho mais complicado, mas ao mesmo tempo fica-se na expectativa que Bashir encontrará a cura, afinal são dois dos personagens principais do seriado envolvidos nesse plot - um doente e outro o tratando. Não acho que simplesmente vão dispensar essa "vitória" para Bashir e matar Odo.

Episodio 7x23 - Nota 9 2022-04-02 13:54:36

Um ótimo jeito para fazer de uma resolução óbvia - Bashir achando uma cura para a doença de Odo - um episódio muito interessante. Gostei de trazerem mais da Seção 31 e de Sloan que se mostrou um personagem bem enigmático. Também foi legal colocarem Julian tomando metidas extremas para salvar o amigo, agindo por baixo das regras da Federação, algo que remete bem esse enredo que ele teve com a Seção 31.

O conceito "Inception" foi muito bem aplicado aqui e deu espaço para explorar mais da mente de Sloan. A amizade entre Bashir e O'Brien também foi outro pilar importante na narrativa, mostrando mais da relação entre os dois que se construiu no decorrer da série. Enfim, mesmo quebrando o ritmo da narrativa que estava sendo entregue, não deixa de ser mais um excelente episódio dessa reta final.

Episodio 7x26 - Nota 9.5 2022-04-02 18:39:13

Das finales mais emocionantes que eu já vi. Os momentos dos flashbacks, com cada um lembrando memórias que tiveram uns com os outros foi tocante de uma forma ímpar. Deep Space Nine passa longe de ter personagens perfeitas. Pelo contrário, todas possuem erros no passado (ou no presente) que se arrependem e estão dispostas a se redimir e a série reflete esse processo constante de refazer o que estava errado em busca de um futuro melhor.

Uma coisa que a série entendeu como nenhuma outra Star Trek o fez é como, nessa jornada, uma personagem pode complementar a outra em algum ponto e ambas alcançarem seus objetivos juntas. É por isso que acaba sendo mais emocionante esse momento de despedida, pois o público foi acostumado a olhar cada um ali mais do que como um objeto solo, mas como uma peça que funciona junto com as outras. Esse final soa um tanto amargo, exatamente na medida certa, justamente porque a partir de agora é cada um trilhando seu caminho em busca do seu futuro. É um final que reflete independência mas também uma certa solidão. Não por menos a cena final é um Jake olhando um espaço infinito onde a estação e ele são míseros grãos de areia.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2024 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries