IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Batman: The Animated Series By Rafael Mattos





Episodio 1x1 - Nota 8 2018-11-04 23:02:31

Junto com Animaniacs, Batman: The Animated Series era uma demonstração de que um desenho poderia ser muito mais do que algo para crianças. É notável nesse piloto o quão sério e mais "adulto" os temas trabalhados são. BTAS exibia uma atmosfera mais sombria, sem tantas cores, e um estilo retro muito evidente nas roupas dos personagens e na ambientação.

A coisa mais legal desse piloto é evidenciar o lado detetive do Batman, os apetrechos que usa e o raciocínio para desvendar o "caso". O plot não foi nada complexo, mas conseguiu entregar um pouco disso. Sem contar que esse Batman não parece tão sério, soltando alguns comentários sarcásticos ali e aqui, sobretudo quando está interagindo com Alfred, este mais sarcástico que o primeiro.

Porém, o plot do Langstrom é bem fraquinho, sem muito desenvolvimento do personagem em si, e o Batman soluciona o problema dele tão rapidamente que o episódio termina de forma abrupta.

Enfim, faz tempos que eu queria ver esse clássico porque muitos dizem que esse Batman é o melhor Batman que já apareceu nas telas e também porque a partir desse desenho foi criado um universo animado que se interliga e culmina na Liga da Justiça. Vai ser uma jornada bacana.

Episodio 1x2 - Nota 7.5 2018-11-05 02:10:11

O Joker fugiu do asilo, arquitetou vários planos em Gotham, mandou construir vários brinquedos assassinos e capturou o pessoal da polícia só para jogar uma torta na cara do Batman. E o pior é que foi engraçado, ri junto com ele. Foi uma boa introdução ao personagem.
Já não posso dizer o mesmo do Robin que apareceu do nada sem nenhuma justificativa.

Episodio 1x3 - Nota 8 2018-11-06 06:45:47

“Someone dressed up in a frightening costume running around scaring people? What will they think up next?”
Alfred é ótimo percebendo que Batman é tão assustador como os vilões que enfrenta.

Primeiro episódio a lidar com a morte dos pais de Bruce e foi interessante ver como o personagem reage com isso enquanto mantém seu "trabalho" como Batman. Acredito que a melhor parte é o fato dele superar sozinho as alucinações, se dando valor como herói e até soltando uma das frases mais famosa do herói.
Só senti falta de uma maior elaboração no que o Dr. Long comentou para Bruce sobre a Wayne Enterprises não ter mais o renome de antes. Espero que isso seja trabalhado mais para frente.

Já Scarecrow e sua vingança não me pegou tanto, talvez pela origem do personagem ser bem simples e direta ao ponto. Acabou servindo mais para ampliar o dilema do Batman que é a parte interessante do episódio e onde o roteiro brilha mais.

Episodio 1x15 - Nota 8 2022-08-25 22:12:47

Pra quem não tá entendendo a ordem aqui do Banco de Séries e o da HBO Max, vai uma explicação:

Na HBO Max - assim como no IMDb - os episódios estão na ordem em que foram exibidos na Fox Kids que era o canal que exibia o desenho na época. Geralmente são os chefes de programação do canal que decidem quais episódios serão exibidos primeiros e é meio comum antigamente os programas terem episódios exibidos fora da ordem em que foram produzidos (um dos casos mais famosos e frustrantes disso, por exemplo, foi o de Firefly que acabou ferrando com a continuidade da série no lançamento).

Já no Banco de Séries - e nos DVDs da animação - , a ordem dos episódios é a ordem em que foram produzidos pelos criadores/roteiristas/animadores no estúdio de animação da Warner. Ou seja, On Leather Wings é o verdadeiro piloto do desenho, enquanto The Cat and the Claw: Part 1 que foi exibido como o primeiro episódio na Fox Kids, é na verdade o episódio 15.

Então a melhor forma de assistir ao desenho é seguindo a ordem que tá no BdS pois é a ordem correta de produção.

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2022-10-27 22:37:29

Eu não diria que esse é um baita episódio de Batman: TAS, até porque em questão de plot e vilão, o episódio é bem ok. Mas Night of the Ninja tem uma coisa que outros episódios da animação não tiveram até aqui que é uma aparição do Robin muito bem encaixada na trama. Em outros exemplares, o Robin sempre parece meio aleatório na história e, apesar de eu ter gostado do episódio duplo de Robin's Reckoning, serviu mais como flashback para mostrar sobre o passado de Dick, seu relacionamento com Bruce e como ele se tornou o garoto maravilha do que uma aparição normal.

Esse episódio foi o primeiro que eu sinto que souberam implementar Robin bem numa trama atual e como ele serve de contraponto ao Batman. Por ser um adolescente, Dick é mais impulsivo e não tem o foco que Bruce tem; por outro lado, Robin é muito mais aberto a conversar sobre sentimentos e coisas que o incomodam, enquanto Bruce guarda tudo dentro de si, sobretudo inseguranças. Se Bruce conversasse mais sobre o que sente, talvez ele soubesse lidar melhor com certas coisas dentro de sua vida, mas Robin teve que basicamente descobrir sozinho o que estava acontecendo, salvando o morcego duas vezes. Foi só com a ajuda do garoto que Batman foi capaz de derrotar o ninja e por causa disso, eu sinto que foi realmente a melhor aparição de Robin no desenho até agora e é o que fez eu gostar de Night of the Ninja.

Além disso, foi muito legal ver Dick e Alfred interagindo e conversando sobre Bruce, deu aquela sensação de que os personagens fazem parte de uma família e que existe uma rotina entre eles, o que era algo que fazia falta no desenho, pelo menos pra mim.
No mais, já foi explicado que o Robin faz faculdade e que ele só tem os finais de semana livres e por isso não está sempre do lado do Batman combatendo o crime de Gotham.

Episodio 2x8 - Nota 7 2022-10-29 21:56:54

Batman: You're hot.
Catwoman: Now you notice....
Me: Get a room you two!

A primeira coisa que chama atenção nesse episódio é como ele é mal animado, os personagens bem fora do modelo. Dá pra sentir como os personagens se mexem de forma mais travada, as expressões faciais bem capengas, a apresentação do produto é bem ruinzinha (o que era aquelas pessoas no tribunal? Sem detalhes nenhum no rosto).
E infelizmente o roteiro não é dos melhores.

Não que o roteiro seja exatamente ruim, só é simplório, não agrega muita coisa na relação do Batman com a Mulher-Gato pois fica no "chove e não molha" e também não aprendemos nada novo sobre a Selina do que já sabíamos: ela ama o gato dela e é apaixonada pelo Batman. Além disso, achei uma oportunidade perdida a Selina ser infectada com a raiva e nada ter acontecido com ela a não ser uma febre meio comum.

Acho que o mais legal desse episódio é ver o desenho cuidando da continuidade ao botar Selina respondendo pelo crime da primeira aparição dela e o retorno do Daggett que vem se tornando um dos vilões mais despicáveis desse universo até o momento. E também mostraram que a Selina gosta mesmo é do Batman e só vê o Bruce como amigo. Ouch...
De resto é isso. Não é o pior episódio do desenho, mas tá ali perto.

Episodio 2x15 - Nota 7 2022-11-06 06:23:09

Esse episódio vindo logo após do Tyger, Tyger realmente não fez nenhum favores. Parece que houve uma falta de criatividade e acabaram fazendo dois episódios com antagonistas animalescos. E os finais são quase similares também, tanto Tygrus quanto Anthony terminam isolados, sem poder viver em sociedade. Enquanto o final triste do Tygrus funciona bem até, o de Anthony ficou manjada.

Milo é o vilão deste exemplar - já apareceu uma vez como capanga no episódio da raiva com a Mulher-Gato - e serve como um antagonista genérico que não se importa com nada e só quer matar o Batman pois ele está no caminho. O que realmente chama atenção é a burrice de Milo em todas as cenas lidando com um fucking lobisomen raivoso como se não houvesse perigo nenhum e depois ele fica chocado quando o lobão se vira contra ele na cabana. Sem contar que é um daqueles casos clichês que o vilão tem o Batman na mão e pode simplesmente eliminá-lo, mas deixa o cara preso por horas e nem sequer tira a máscara pra descobrir a identidade pra usar isso no futuro.

Agora uma coisa pequena que eu gostei foi a parte do Bullock. Gosto de como ele é um policial com um grande senso de justiça, mas diferente do Batman e do Comissário, ele é grosseiro e com cara de poucos amigos. Achei a cena dele com o guarda do zoo um dos destaques do episódio - o que não era muito difícil. Ele deixando o Batman resolver a luta com o lobisomen sem interferir mostra que aos poucos ele tá aceitando que o morcego ajude a polícia. É um pequeno desenvolvimento de personagem, mas que traz um pouco de profundidade ao Bullock.

Episodio 2x19 - Nota 8.5 2023-01-03 22:57:06

O Pinguim já apareceu em outros episódios, mas este foi o primeiro que tentou dar mais profundidade pro personagem e acertou nesse quesito. Vemos que Pinguim é um personagem que se acha muito elegante e pensa que faz parte da alta sociedade, porém o episódio mostra que ele nunca se encaixaria entre os ricos pois sempre o verão como um criminoso que não faz parte do "tipo" deles.

Enquanto isso, o episódio demonstra o quanto o Pinguim é solitário e que ele mais quer é ser considerado pelas pessoas, seja por criminiosos como Coringa e Duas Caras ou ricos como a Veronica. E em sua tentativa de se redimir, Veronica estava conseguindo trazer o melhor do personagem a tona, mas por um motivo bem idiota. E ainda temos Batman que não confia nele, sabe que Veronica e Pierce só estão usando o Pinguim para a festa e só age quando ele finalmente faz algo perigoso. É um daqueles momentos que Batman não consegue se conectar e entender as motivacões de alguém.

Então o final do episódio é bem trágico, Pinguim poderia ter se reformado como uma nova pessoa através da amizade de Veronica mas ela foi o motivo dele voltar ao crime; enquanto Veronica só valorizou a amizade dele quando era tarde demais e agora não tem mais como voltar atrás.

Episodio 2x21 - Nota 9 2023-02-19 02:23:31

Batman questionando se sua luta em Gotham tem algum valor ou não é algo que sempre pensei comigo mesmo. Nós estamos acostumados com Batman sempre lutando os mesmos vilões que continuam fugindo de Arkham para aprontar em Gotham novamente e isso é algo que me incomoda um pouco pois sinto que as ações do homem morcego são invalidadas, como se ele só conseguisse atrasar os vilões, mas nunca pará-los totalmente.

Então é interessante ver o Batman com um espírito fraco, sentindo que não faz a diferença. Tem um momento interessante no episódio em que vemos vários brinquedos do herói e Bruce dizendo que o homem morcego é usado como motivo para aumentar o turismo da cidade. Enquanto Bruce passou anos tentando transformar o Batman em uma figura noturna que dá medo nos inimigos, o povo de Gotham o transforma em um produto. Então é esse a influência de anos de luta? Brinquedos, turismo e vilões que escapam da justiça?

O plot do Gordon serviu pra demonstrar novamente o quanto Batman tem medo de perder as pessoas queridas que estão a sua volta. Gosto muito dele dizendo que se ele morrer, isso é uma escolha pela vida que ele decidiu levar, mas que não quer que os outros morram por esta escolha. E o Gordon dizendo que o vê como um herói e que gostaria de ser como ele se fosse mais jovem é um dos poucos momentos "feel good" que esse desenho nos proporciona até agora.

Apesar da ideia madura sobre o papel do Batman em Gotham, o episódio tem um vilão fraquíssimo que apenas quer se vingar de Gordon e serve apenas para ter algum conflito no terceiro ato. Além disso, o episódio tenta demonstrar uma influência positiva do Batman através de um jovem que faz truques na rua para conseguir dinheiro, mas isso é tão mal desenvolvido que é difícil comprar que o jovem mudou totalmente os seus jeitos só porque foi salvo pelo Batman. Mas os roteiristas queriam terminar com um final feliz e jogaram esse plot só pra dizer: "sim, o Batman tem efeitos positivos no povo", sendo que a cena do Gordon no hospital seria um final muito mais bonito e marcante pro episódio.

Então por esses pormenores, eu poderia abaixar um pouco a nota, mas darei um 9 porque apesar dos problemas que mencionei no último parágrafo, esse episódio me fez pensar muito mais sobre o papel do Batman e como suas incertezas o humanizam.

Episodio 3x2 - Nota 8.5 2023-02-22 21:39:57

Que coincidência o Gil ficar em coma após descobrir quem é a Batgirl e assim não revelar a identidade dela

Episodio 3x3 - Nota 8 2023-02-23 14:00:00

Acho legal que os últimos episódios deixaram o Pinguim mais eficiente como vilão porque as primeiras aparicões dele não vendiam isso muito bem. Agora dá pra dizer que ele dá tanto trabalho pro Batman como um Coringa ou Duas Caras da vida.

No episódio em que a Talia é introduzida, tem uma sequência que o Batman escapa de uma sala cheia de armadilhas com os olhos fechados para não ter a visão duplicada, então achei que neste episódio veríamos mais do herói utilizando de outros sentidos para lutar já que ele se mostrou capaz sem a visão. Porém acabou que o roteiro deixou o homem morcego perdidinho sem o capacete de visão, o que foi um pouco decepcionante, mas tá bom... O corpo dele tá sucestível a fragilidades assim como um corpo comum e acho que esse tipo de coisa humaniza o Batman como herói.

Falando no capacete de visão, bem que o Bruce podia liberar essa tecnologia para as pessoas cegas, né? É basicamente uma cura pra cegueira, mesmo que a visão fique toda avermelhada e sem detalhes, já ajudaria muita gente só de poder enxergar o formato das coisas.

Episodio 3x25 - Nota 8.5 2023-06-13 01:23:07

Acho que nesse episódio em particular existe a diferenca de que a Harley quer ser uma pessoa certa, mas as circunstâncias e o jeito que ela se comporta faz com que isso seja meio impossível. De certa forma eu gosto dessas histórias dos vilões tentando se redemir, mas a sociedade em si não ajuda também para que isso aconteca que nem naquele outro episódio do Pinguim (que curiosamente também envolvia a Veronica).

Mas o seu ponto é totalmente valido em relacões a outros vilões que são soltados o tempo todo. Isso é algo que me incomoda em Batman em si pois os roteiristas nem sempre tem coragem de matar os vilões por serem icônicos, mas pelo Batman também não matar ninguém, se cria um ciclo sem fim e a repeticão se torna um problema pois nada é definitivo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Rafael Mattos

Copyright© 2024 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries