IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Days (2023) By Cidleudo Anderson





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2023-06-05 22:40:36

Se Chernobyl teve sua hora de brilhar naquela minissérie maravilhosa feita pela HBO, a Netflix também poderia produzir e lançar sua minissérie de desastre só que dessa vez focada no terremoto e tsunami que danificou a usina nuclear de Fukushima no Japão. E claro que por serem narrativas parecidas e formatos parecidos, nos que assistimos a série da HBO iríamos comparar as duas produções.

Achei legal ver a série abordando o dia do acontecimento mostrando o terremoto pegando os japoneses desprevenidos e o alarme de tsunami sendo ecoando e vendo o ponto de vista de várias áreas da comunidade japonesa como por exemplo os controladores da usina, o pessoal da administração, o gabinete de gestão de desastre, a parte política envolvendo parlamentares, primeiro ministro e etc... e os trabalhadores querendo saber se suas famílias estavam bem após o ocorrido.
Gostei de algumas cenas desse episódio como o terremoto em si, que durou pouco mas foi bem forte e a cena da onda gigante invadindo o continente e arrastando tudo e inundando a usina. Fiquei com pena do pobre garoto trabalhador da usina que desceu para verificar as condições dos geradores e acabou morrendo afogado quando a água invadiu os compartimentos da usina e que tenso ver aqueles dois funcionários presos naquelas cabines e a água invadindo tudo, meu deus me faltou a respiração assistindo a cena. Ainda bem que eles sobreviveram.
Fiquei esperando uma das Torres explodir pois eu me lembro da notícia e de ver o vídeo pelo jornal da torre explodindo mas não aconteceu AINDA, acho que pela introdução do homem dando depoimento no início do episódio, a usina já estava abalada por causa do desastre natural mas talvez a má condução dos eventos após o desastre pela mão humana deve ter piorado toda a situação e foi tenso ver a energia toda acabando até na cabine de comando da usina, acho que a partir do segundo episódio as coisas vão ficar mais feias do que já estão.

É como eu falei mais acima, não tem como não comparar Chernobyl e The Days e eu não achei esse primeiro episódio tão tenso e com senso de urgência quanto o que vimos no piloto da série da HBO. Estava esperando um pouco mais de emoção, tensão, nervosismo. Mas espero que os próximos episódios consigam entregar isso melhor.

Obs: Gente fiquei pensando aqui comigo mesmo o Japão já é conhecido por seus terremotos e tsunamis, não foi um pouco burro eles construírem uma usina nuclear na beira de uma praia? Não poderiam ter construído a usina mais pro centro do país? Mais enfim...

Episodio 1x2 - Nota 8 2023-06-06 23:15:46

Esse episódio foi a definição de estar no escuro literalmente.
Foi tenso demais ver todo mundo tentando saber qual o nível crítico do problema de Fukushima após o terremoto/tsunami com a sala de operações da usina sem energia, sem medidores funcionando e sem qualquer dado para passar para as autoridades, para os políticos e para as pessoas do setor controle de desastres.
Toda a sequencia na usina foi de uma tensão. Os funcionários da sala de operações tentando pensar em ideias de como reverter aquela situação com eles resolvendo até usar bateria de carro pra tentar dar uma carga nos medidores e pegar algum dado sobre os reatores e o bom foi que deu certo mas tenso mesmo foi aquele plano de alguns homens descerem até a usina para ligar as manivelas que iriam fazer o fluxo de água de resfriamento dos reatores ficar livre, toda a cena dos homens dentro das instalações, todos com os devidos uniformes contra radiação, com um medidor ali avisando que o nível de radiação cada vez estava subindo mais e eles percebendo que tinham um vazamento forte acontecendo foi de deixar a gente preso na cadeira de tensão, ainda bem que eles conseguiram girar todas as alavancas e sair de lá a tempo. Gostei muito do jeito que foi filmado essa cena com o local onde os homens desceram para ativar as alavancas na coloração da imagem esverdeada lembrando a radiação, isso ficou tenso. E aquele jovem lá fora vigiando para ver se viria uma nova onda de tsunami em direção a usina, confesso que fiquei tendo acompanhando esse menino verificando o mar e achei que depois daquele novo terremoto teríamos um tsunami para estragar ainda mais as coisas, mas não aconteceu, ainda bem.

Esse episódio mostrou muito bem a negligência das autoridades em informar a população sobre os problemas ocasionados pelo terremoto e em até conseguir bons experts e entendedores do problema. Que vergonha deu ver aquele senhorzinho tentando pensar em algo pra resolver a situação e ele nem sendo da área pré suposta que poderia ajudar naquela situação radioativa. Imagina meu ranço por esse primeiro ministro dando o recado para as famílias continuarem em suas casas sendo que a situação estava ficando crítica na usina e logo depois de algumas horas ao ser informado da situação e do horário (22:20) que tudo começaria a dar ruim na usina ele reaparece pra pedir pra todos num raio de 3km (o que eu achei pouco) saíssem de suas casas como forma de proteção. Isso é a demonstração de o que uma liderança ruim pode atrapalhar ainda mais em situações caóticas.

Aquelas cenas finais com todos olhando pro relógio vendo 22:20 se concretizando e eles temendo pelo pior, o derretimento do reator, foi tenso. Estou sentindo que a explosão do reator está próxima.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2023-06-09 08:08:37

"Nós temos uma nova chernobyl em Fukushima." - Primeiro Ministro Japonês.
Esse foi literalmente um episódio pra bolar um plano de contenção de danos e evitar o pior.

Está sendo interessante acompanhar essa série e ver o escalonamento de fatos acontecendo e agravando a situação de Fukushima como por exemplo a ideia de tentar ligar com cabos os caminhões de energia na própria usina não funcionou bem pois o tsunami deixou as ruas intransitáveis devido aos rastros de objetos arrastados pelas águas além de usar a força humana para carregar os cabos ser muito perigoso pelo terreno como a cena tensa dos homens caindo nos bueiros abertos enquanto levavam os cabos.

Com mais um plano dando ruim e sendo descartado a tensão estava crescendo pois o reator 1 estava com a pressão passando de 620 sendo que aquela estrutura tinha sido construída pra aguentar até 450 de pressão de gás e uma iminente explosão estava perigando acontecer a qualquer momento. Então foi pensado pelo comitê de prevenção de desastres um plano b pra tentar aliviar a pressão do reator mas pra isso eles teriam que abrir parte do reator pra uma quantidade de gás (podendo conter radiação em pequena escala) ser liberado na atmosfera. Que ideia maluca né? Mas era isso ou deixar o reator explodir lançar radiação pura na atmosfera, infectar toda a região e até países vizinhos e ter que ficar sentado vendo cada reator parando e ruindo um por vez já que nenhum humano conseguiria chegar perto pra conter os dados da explosão do primeiro reator. Interessante foi a cena em que os especialistas tentam explicar o plano pro primeiro ministro que não entende e decidi ir até fukushima conversar com o pessoal da prevenção de desastres e o gerente do setor tendo que literalmente desenhar o plano pro homem entender e autorizar.
É triste pensar que operários vão ter (tiveram na vida real) que dar suas vidas entrando naquele prédio do reator pra abrir a alavanca manualmente e ser infectados de radiação pro plano poder dar certo. A cena do líder perguntando para os operários quem se indicaria pra fazer a missão e o pessoal ficando relutante mas todos aceitando fazer e o líder agradecendo pela ajuda e pelo trabalho de todos antes deles saírem pra missão foi bem emocional. Literalmente estava formado o Esquadrão Suicida.
No próximo episódio vamos acompanhar e ver os operários realizando a missao e o principal, ver se ela vai funcionar.

Obs 1: Achei que demoraram muito pro governo decidir evacuar a cidade e as proximidades de Fukushima, mas antes tarde do que nunca né?
Obs 2: Aquele jovem operário que ligou pra família após o terremoto e infelizmente faleceu afogado dentro do prédio da usina pelo tsunami teve um foco grande aqui mostrando a família descobrindo pela TV, vizinhos e rádio que ele estava desaparecido. Fico imaginando a dor das famílias acompanhando uma tragédia dessas e não conseguindo falar com seus parentes, imagina as pessoas já pensando o pior. Não quero passar por isso nunca.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2023-06-09 08:10:04

Depois de um novo plano, equipes definidas nesse episódio iríamos ver os operários entrando em ação pra botar o plano em pratica e que tensooooo.

Antes da ação em si, aquela cena de introdução com o trabalhador do setor de defesa de desastres vendo o novo relatório de atualização das próximas horas de fukushima foi preocupante e ele relembrando outro caso de radiação que ele viveu em 1999 foi tenso e sinistro ver as fotos no relatório da evolução de um paciente exposto da radiação e a cena dele vendo o paciente ao vivo no hospital com o homem em carne viva e chorando sangue. Meu deus que sofrimento. Isso só pra demonstrar o quão preocupante é toda a situação.

O restante do episódio focou nas equipes de operários botando o plano de despressurizacao de abrir as válvulas dentro da salas radioativas em pratica. A primeira equipe conseguiu chegar até a válvula, ainda num nível de radiação estável e conseguiram abrir a válvula 25% como planejado e voltar "seguros" para a sala da central, achei incrível como a cena foi filmada com os operários abrindo a válvula e a coloração da cena mudando e ficando verde mostrando o gas com radiação sendo liberada no local, foi uma boa sacado da fotografia da serie. A segunda equipe partiu pra tentar abrir a segunda válvula mas no meio do caminho o medidor de radiação quase explodiu e ultrapassou todos os limites e foi interessante ver a disputa entre a dupla de operário com um querendo prosseguir mesmo sendo perigoso e o outro querendo que os dois voltassem pra central e abortassem a missao e foi isso que aconteceu. Eu achei meio burro essa decisão pois pensa comigo, os caras já foram super expostos, estavam ali quase na válvula, o que custavam eles arriscarem chegar lá e botar o plano em pratica mesmo que morressem já que depois de expostos eles provavelmente morreriam de qualquer jeito no hospital quando os efeitos da radiação começassem a se manifestar nos corpos deles. Enfim, essa decisão da equipe 2 mudou tudo já que com dois a menos, um homem que trabalhava no setor de defesa de desastres e que já havia trabalhado na usina e conhecia o reator 1 com a palma da mão decidiu ir pra substituir a dupla e tentar ir até a válvula no lugar da equipe 2 (fiquei com pena do coitado que foi arrastado com o homem que se dispôs a ir pra usina, o coitado indo a força kkkkk)

Aquele final com a equipe 3 já a caminho da válvula do reator e o chefe da central de operários recebendo a ligação da defesa de desastres para parar os homens da equipe 3 pois já estavam vendo uma fumaça branca saindo da cúpula do reator e isso significa que a explosão estava próxima de acontecer. O NEGOCIO ESTA TENSO. Será que o chefe vão conseguir alcançar a dupla da equipe 3 e eles vão voltar a tempo antes do desastre acontecer? Quero só ver.

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2023-07-11 22:11:41

Esse foi o episódio de mais indecisões até agora na temporada, do tipo que a gente não sabia o que estava acontecendo e pelo visto nem os velhotes japoneses que pareciam mais perdidos que cegos em tiroteio.

Começamos o episódio com as equipes da Toepco achando estranho a fumaça branca saindo da torre, eles achando que era vapor de água e que o plano das aberturas parciais das válvulas tinha dado certo e depois eles descobrindo que aquilo era hidrogênio após uma tremenda explosão (a mesma que o mundo assistiu nos telejornais naquela fatídica manhã) e que não tinha nada haver com vapor de água e o plano das válvulas não tinha dado certo, o lado positivo foi que descobrimos que aquela explosão não tinha sido do reator nuclear em si (porém ele ainda continuava perigando explodir mesmo assim se nada fosse feito) e sim das paredes de contenção do reator que não aguentaram a pressão do hidrogênio soltado dentro da torre e assim começou mais uma saga a saga de tentar resfriar o reator usando toda a água doce que eles conseguissem e tendo pouca água doce a ideia do controle de crise foi usar o mar a seu favor e tentar resfriar o reator com água salgada e isso gerou um burburinho grande entre o primeiro ministro, especialistas, políticos em geral pois não sabiam a segurança daquele procedimento e começaram uma de pode seguir o plano do esfriamento com água salgada, não pode seguir o plano e o controle de danos ficando num impasse de fazer o que sua intuição e estudo mandam ou param e correm o risco de acontecer algo pior por ouvirem velhos políticos. Enquanto isso a empresa lidava com o problema dos futuros apagões e mais um impasse, a Toepco gostaria de fazer apagões localizados em regiões controladas para tentar economizar energia enquanto o governo não queria deixar isso acontecer e fazer a empresa tentar cortar a luz de empresas indo contra a empresa e podendo fazer o país inteiro ficar sem energia, quero só ver como vai ficar esse caso nos próximos episódios.

Será que ainda tem como piorar a situação? ou agora as coisas vão começar a melhorar?

Episodio 1x6 - Nota 9 2023-08-20 13:43:00

E depois de tantos planos e tentativas de tentar conter temperatura e pressão para amenizar os estragos dos reatores o reator da Unidade 3 explodiu e tivemos a famosa cena que o mundo inteiro viu sendo transmitida ao vivo no televisão dessa vez na perspectiva dos funcionários da TOEPCO que estavam próximos ao reator na fatídica hora. A cena da explosão foi sinistra e bastante tensa com os homens presos no carro por causa dos destroços, o medidor de radiação apitando loucamente, eles conseguindo sair do veículo e tendo que sair dali e alguns funcionários caindo fracos ou feridos pelo poder da radiação e o chefe do pessoal e do outros homens voltando para ajudar quem tinha ficado pra trás. A cena foi filmada com muita fumaça e filtro verde me deixou com um negocio ruim assistindo parecia que até era eu que estava ali com eles lutando pela minha vida.
Muito interessante ver a serie abordando o fato da honra japonesa com o chefe da prevenção de riscos depois de saber que tinham vários homens desaparecidos após a explosão falando que ele não iria sair dali e não iria mais voltar pra casa pois ele não conseguiria viver sabendo que tinha sido ele quem deu a ordens para cada homem trabalhar e permanecer ali correndo perigo.
Claro que depois da explosão os líderes do país ficaram preocupados com o tamanho da catástrofe catástrofe tinham em maos, com o incidente de fukushima ja se comparando ao nível do que ocorreu em Chernobyl. Fico doido vendo vendo pensando em planos para amenizar o problema em vez de assumirem que deu ruim, não tem o que fazer e só resta pensar em fazer algo pra conter a radiação ali.
Quero só ver como essa série vai acabar.

Episodio 1x7 - Nota 9 2023-08-20 18:49:04

Depois de tentarem de tudo, de duas explosões nos reatores estava na hora de pensar numa evacuação para grande parte dos funcionários e foi esse o tema do penúltimo episódio da temporada.

Um dos pontos interessantes foi ver a perspectiva das pessoas com as informações recebidas do tipo fóruns da Internet criando teorias do que aconteceu com a usina e colocando culpa no dois funcionários desaparecidos que morreram com a onda do tsunami no porão do reator, ver o familiar do falecido lendo aquilo foi d partir o coração. Mas ainda bem que a Toepco descobriu o que aconteceu com os dois e confirmaram a sua morte, pelo menos eles podem divulgar na imprensa o que aconteceu e informar suas famílias sobre a morte dos dois e não deixa-los no sofrimento por não saber o que aconteceu.

Foi bem interessante ver o chefe do controle de riscos vendo todos aqueles funcionários ali dando o sangue para trabalharem e tentarem ajudar a conter a usina mesmo com eles ali sendo expostos cada vez mais a radiação radiação alguns ja cansados e passando mal e resolve criar um plano de evacuação para os funcionários a princípio negado pelo primeiro ministro. A cena do primeiro ministro falando que eles tinham que ficar ali e dar suas vidas pela empresa e pelo trabalho foi triste de ver o quanto ele não estava se importando com as vidas daqueles homens e ele só pensava em trabalho mas ao mesmo tempo o chefe do controle de danos conseguiu me fazer rir com ele tirando a calça e coçando a bunda virado pra câmera onde discursava o primeiro ministro num ato de protesto e cacoamento pela negativa de evacuação kkkkk Quando mais um tremor foi sentido e o último esforço de controlar a temperatura do reator 2 falha, o chefe consegue enfim a ordem para evacuar a maioria de seus profissionais e a cena deles se despedindo dos que ficam, eles entrando no ônibus e aquele silêncio na sala vazia com os funcionários funcionários ficaram foi bem triste. Outra cena que me pegou foi a dos que ficaram mandando mensagem para seus familiares num tom de despedida e eles recebendo as mensagens de volta meu coração apertou.

Aquele final com o chefe tentando animar eles com todos se alimentando e ele falando que ficaram não para morrer mas para fazer a usina não perder o controle e depois poderiam voltar pra suas famílias foi um ato legal de lideranca mas aquela câmera lenta mostrando a caras dos funcionários ouvindo aquilo mostrou que está todo mundo com medo. Estou curioso para ver o que eles irão fazer a seguir pra tentar controlar a usina e como é serie vai acabar.

Episodio 1x8 - Nota 9 2023-08-20 21:59:14

Um otimo episódio final contando o desfecho dos esforços do trabalho na usina, um panorama do passado, presente e futuro de fukushima e pensamentos reflexivos sobre a tragédia.

Aquele início de episódio com o especialista falando do que poderia acontecer com o Japão se os outros reatores explodissem e a gente percebendo que metade do país ficaria inabitável e muitas cidades incluindo Tóquio precisaria ser evacuada e pessoas realocadas, seria o declínio do país. Foi interessante ver o contato dos primeiro ministro com o presidente dos Estados Unidos e ver o ajuda que o EUA deu para o Japão nesse período.
Mas pelo visto aos 45 minutos do segundo tempo as coisas começaram a dar certo, construtoras deram caminhões girafas que iriam conseguir suprir os caminhões de bombeiros com defeito e jogar água diretamente no reator e depois de toneladas de água jogadas na usina, os reatores começaram começaram esfriar e a amenizar a situação.
Apertou meu coração a cena da familia de Koki indo a Toepco receber o corpo do filho, ri mae e a irmã se emocionando me pegou de cheio e me fez escorrer algumas lágrimas.

Foi interessante ver o discurso do chefe Ioshida em voice over sobre a história de Fukushima, de como o Japão cresceu tanto a ponto de precisar encontrar meios de atender a demanda por energia e eles vendo na energia nuclear a solução e eles destruindo colinas e construindo quebra mares e levantando a usina de fukushima que por 40 anos era um sonho de prosperidade para o país e em 1 dia tudo muda e uma tragédia quase destrói metade do país. Curioso ver a diferença de situações com o ser humano destruindo a natureza para construir a usina e anos depois a natureza tomando tudo de volta tendo que fazer os humanos evacuarem aquela área como se tivessem dando o troco e pegando o que era dela.
Triste saber que o chefe Ioshida morreu de câncer dois anos após a tragédia e ver que sua missão de vida era contar o que ele tinha vivido em Fukushima e ele conseguiu. E pensar no tanto de trabalhadores que devem ter morrido meses ou anos após a
tragédia em decorrência ao trabalho incessante em meio a radiação para tentar conter problemas maiores na usina.
E pensar que a hoje funcionários da Toepco ainda trabalham no desmonte da usina, desativada e o material radioativo dos núcleos da usina continuam lá sem saberem como tirar de lá e como descartarem.

Essa foi mais uma das grandes histórias que a humanidade viveu e foi muito bom acompanhar essa minissérie da Netflix para saber mais detalhes do que houve naqueles fatídicos 3 dias.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Cidleudo Anderson

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries