IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Underground Railroad By Vinicius de Oliveira Lima





Episodio 1x1 - Nota 9 2021-08-09 23:36:40

Que roteiro e fotografia maravilhosos. Eu já li o livro e confesso que criei muitas expectativas e a série acertou em cheio na produção.

Segue um resumão, de acordo com o livro, do que rolou nesse primeiro episódio:

O cenário são os EUA de meados de 1850, quando a escravidão ainda era legal na metade sul do país (por isso eles estão fugindo para os Estados do norte). Em foco, está a história de Cora, que passara seus 15 anos de vida - pelos seus cálculos, pois escravos não tinham direito ao próprio passado - em uma fazenda de algodão no estado da Geórgia, propriedade da rica família branca Randall.

Cora herdou um pequeno pedaço de terra, seu único espaço relativamente particular seguindo o conceito de "posse" para um escravo, da mãe Mabel, que por sua vez, escapara quando a filha ainda era pequena - sendo a única fugitiva bem-sucessida de toda a história da fazenda.

Como uma reação ao acúmulo de experiências e sentimentos insuportáveis - o rancor que sente pela mãe, a crueldade e as punições dos fazendeiros brancos, a violência física e psicológica entre os escravos e a privação de liberdade - Cora decide fugir com um jovem recém-chegado de outra fazenda, letrado e ambicioso, que tem a intenção de levá-la consigo, como um amuleto que carregaria uma sorte ancestral.

É a partir desse momento que se desenrola a jornada da menina, a começar pela descoberta das ferrovias subterrâneas e do grupo de indivíduos brancos dispostos a ajudar na libertação de escravos foragidos.

Ps - A ferrovia subterrânea não existiu de verdade, mas há um termo norte americano chamado "underground railroad", que é utilizado para designar a rede clandestina de colaboradores abolicionistas que ajudavam na fuga de escravos por meio de um sistema de esconderijos e postos de assistência, envolvendo trilhos, cavalos, barcos e trens.

Ps 2 - Boa parte dessas referências foram retiradas de um material da TAG Livros, que acompanha a edição que eu tenho aqui em casa :)

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2021-08-22 14:43:50

Outro episódio maravilhoso e que retratou muito bem o capítulo da "Carolina do Sul". Só senti falta de mostrarem a chegada da Cora e do Caeser ao Estado e como ambos assumiram a identidade de "Bessie" e "Christian".

Se alguém sentiu falta também, segue essa parte no livro:

"...Bessie Carpenter era o nome que constava nos documentos que Sam lhe entregara na estação. Meses depois, Cora ainda não sabia como havia sobrevivido à viagem desde que partira da Geórgia. A escuridão do túnel rapidamente transformara o vagão numa tumba. A única luz vinha da cabine do maquinista, pelas frestas na frente do instável vagão. A certa altura, o vagão chacoalhava tanto que Cora abraçou Caeser e eles ficaram assim por um bom tempo, apertando um ao outro durante os tremores mais urgentes, os corpos amassando o feno."...

"...Então a locomotiva desacelerou. Caeser se pôs em pé num pulo. Eles mal podiam acreditar, embora a animação dos fugitivos fosse parcimoniosa...""...

Quando Caeser terminou de se lavar, Sam lhes entregou alguns documentos. "Os nomes estão errados", disse Caeser.
"Vocês são fugitivos", respondeu Sam. "Agora vocês são essas pessoas. Precisam deixar seus nomes e suas histórias para a memória".
Mais do que fugitivos - assassinos, talvez. Cora não pensara no menino desde que pisara no subterrâneo. Os olhos de Caeser se estreitaram como se ele refletisse sobre a mesma coisa. Ela decidiu contar a Sam sobre a luta na floresta.
O agente da estação não fez qualquer julgamento e pareceu genuinamente triste pelo destino de Lovey. Disse a eles que sentia muito pela amiga dos dois. "Eu não tinha ficado sabendo disso. Notícias desse tipo não se espalham por aqui como em outros lugares. O menino pode ter se recuperado, pelo que sabemos, mas isso não muda a situação de vocês. Melhor ainda que tenham novos nomes.

"The Underground Railroad - Colson Whitehead

A partir daí sim, vamos aos eventos que foram retratados nesse segundo episódio :)

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2021-08-25 23:32:56

Não foi intencional, mas depois que comecei a série, fui reler o livro. Até o momento, a série tá sendo MUITO fiel ao que o Colson escreveu, inclusive vários diálogos. Porém, nesse episódio tivemos a primeira mudança em relação a história original:

A outra menina que está no sótão com a Cora simplesmente não existe no livro. Na história, os patrulheiros invadem a casa do Martin e da Ethel e capturam a Cora. O Ridgeway então, que já está na cidade, proclama a posse sobre a fugitiva. O casal é morto pela população por enforcamento e apedrejamento e o caçador de recompensas não descobre nada sobre a ferrovia.

ps - Lily Rabe sempre maravilhosa.

Episodio 1x4 - Nota 8 2021-08-26 21:32:52

Seguindo a ideia de trazer aqui os paralelos do livro e da série e como vi uma galera comentando sobre a quebra de ritmo com esse episódio focado no passado do Ridgeway, resolvi então falar um pouco sobre a estrutura do livro.

De fato, os capítulos do livro são divididos entre "Estados" e "Personagens". Os eventos desse "The Great Spirit" são contados em um capítulo chamado "Ridgeway" no livro.

Outra diferença, é que esse capítulo é apresentado antes dos eventos que acontecem na Carolina do Sul, e que são apresentados no segundo episódio. Ou seja, no livro, já sabemos desse passado bem antes. Acho que a série escolheu trazer esse episódio neste momento, pois no presente da série, o Ridgeway capturou a Cora e eles estão viajando juntos (não vou aprofundar aqui, para não dar spoilers haha).

Mais uma curiosidade: o livro tem ao todo 319 páginas. Os eventos que aconteceram no episódio passado, na Carolina do Norte, já são até a página 204. Ou seja, os produtores aceleraram bastante os eventos que são retratados na série.

Por fim, caso alguém se interesse, essa é a ordem dos capítulos do livro:

1. Ajarray
2. Geórgia
3. Ridgeway
4. Carolina do Sul
5. Stevens
6. Carolina do Norte
7. Ethel (Lily Rabe, maravilhosa)
8. Tennessee
9. Caesar
10. Indiana
12. Mabel
13. O Norte

Episodio 1x4 - Nota 8 2021-10-05 21:09:55

Valeuzão Anderson < 3

Eu tô indo com calma nos episódios, porque tô relendo o livro, então ainda tô no 8.

Mas pretendo trazer esses paralelos em todos eles haha :)

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2021-09-06 21:04:28

Nossa, representaram muito bem o cenário do Tennessee retratado no livro, com todas as suas cinzas, queimadas e febre amarela, e claro, a atmosfera sufocante dessa viagem da Cora com Ridgeway, Homer e Bosemann.

Não acho que tenha conteúdo suficiente para justificar terem dividido esse episódio em duas partes, pois praticamente todo o conteúdo do livro foi mostrado nesse.

Aqui, a diferença entre as duas narrativas fica por conta da morte do Jasper. No livro, ele não morre naturalmente, mas sim pelas mãos do Ridgeway, que fica irritado com as cantorias e atira no fugitivo.

Episodio 1x6 - Nota 8 2021-09-09 23:01:35

Esse foi o episódio que mais destoou do conteúdo do livro.

Sim, o Ridgeway é do Tennessee, mas esse retorno para a casa do pai junto com a Cora nunca aconteceu. Lembro também que comentei no episódio 04 que o Mack não existe no livro. Ou seja, toda essa situação do Homer com ele, também é adição da série.

Porém, também tivemos cenas bem parecidas, inclusive com diálogos fiéis. A conversa do Ridgeway com a Cora no restaurante/banheiro era uma das que eu mais estava aguardando, justamente por revelarem o destino do Caesar.

Por fim, no livro a Cora de fato é salva pelo grupo dos três homens, mas isso acontece quando eles voltam para a estrada. Nessa emboscada, há uma briga, o Bosemann acaba sendo morto, o Homer foge e o Ridgeway é acorrentado na carroça, enquanto a Cora segue com o grupo.

E é assim que o capítulo do Tennessee é encerrado.

Episodio 1x7 - Nota 7.5 2021-10-02 22:35:54

Nossa, entendi nada do motivo desse episódio de 20 minutos. Mas enfim, como comentei anteriormente, Grace/Fanny não existe no livro. Por isso fiquei confuso e curioso sobre qual é a narrativa que os produtores querem criar com esse plot. Ou se foi só um fechamento para a história da personagem, como muitos comentaram.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Vinicius de Oliveira Lima

Copyright© 2024 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries