IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Fate: The Winx Saga By Allan Menezes





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2021-01-15 01:02:23

Estou bem ansioso para a estreia, principalmente porque Winx marcou minha infância muito fortemente. Tudo começou na nostálgica Era City do Cartoon Network, quando eles exibiam, toda tarde, dois episódios seguidos de desenhos variados. Era o Especial x2 e o logotipo ainda é vivo na minha mente. Certo dia, me lembro de assistir Scooby-Doo, escolher não mudar de canal — na época era TV por assinatura pirata e demoraria muito para democratizar o acesso, então eu não tinha tantas opções — e, muito sem querer, embarquei para Magix, assistindo 40 minutos da primeira temporada de Winx, que, se bem me recordo, já se encaminhava para Bloom perdendo a Chama do Dragão. Estamos em 2006.
Lembro de, no final deste mesmo ano, gastar 2 reais em uma lan house para jogar GTA San Andreas e navegar por sites de entretenimento — Rebelde e Floribella já eram hit — para descobrir o que iria acontecer nos próximos capítulos das novelas. E, perfeitamente, lembro de digitar o site oficial de Winx nos primórdios do Google e, PASMEM, descobrir as primeiras artes conceituais do Enchantix, cuja temporada seria lançada em Janeiro de 2007.
Passei a terceira série inteira correndo atrás desses episódios, dando meu jeito, vendo em Italiano, tentando entender a posterior dublagem em Inglês da 4KIDS — cuja abertura era diferente e nunca saiu da minha cabeça — e me encantando horrores com o Valtor, anos antes de saber que eu era viado e tinha era uma queda pelo demônio.

Abandonei Winx quando o volante virou para a Nickelodeon. Acompanhei toda a transição da quarta para a quinta temporada, quando o desenho já mostrava trejeitos de maior infantilidade, mas ainda apresentando tramas interessantíssimas como os Caçadores de Fadas, as Fadas Terrestres, o círculo branco e negro, que culminou na morte do Nabu, entre outras qualidades. Mas, quando o 480p tornou-se 1080p... Tudo mudou. Eu havia crescido, e, apesar de ter um carinho enorme, percebi que o desenho não era mais para mim. A oitava temporada, por exemplo, com os traços completamente diferentes para agradar ao público italiano conservador — que, atenção, criticaram o desenho por 'mostrar corpo demais' — trouxe de volta o Valtor, porém mirando no público-alvo de pré-escola, o que elimina completamente quem acompanhou a história desde o início.

Fiquei muito animado quando anunciaram o live action lá no início de 2018. E sempre me mantive com o coração aberto para o que eles pudessem apresentar. Finalmente o trailer saiu, no final de 2020, e fiquei estarrecido com o tanto de crítica pesada e sugestões descabidas que a produção ouviu desde então. Parece que aquele público-alvo da oitava temporada tirou a chupeta da boca para reclamar que as meninas não teriam asas ou que substituíram Flora por Terra, ou que não há Tecna, exigindo uma fidelidade irreal, e, convenhamos, patética, ao material original, que prejudicaria e muito a narrativa atual. Afinal, que atributos teria, pelo menos inicialmente, uma fada da tecnologia, cujos poderes não são palpáveis em plano terreno? Musa tornar-se uma fada da mente, empata, foi uma escolha muito acertada e até isso criticaram sem fundamento nenhum. Ah! Sem falar que Terra se chamaria Flora, mas quando saiu o cast, a pobre da atriz sofreu um bullying pesado por ser gorda e pela personagem ter sido imaginada como uma estudante fofoqueira. Se afastaram do nome original para evitar comparações e, agora, estão sendo criticados também por isso. Difícil.

O nome Winx me traz lembranças muito bonitas. Me apresentou o mundo das fanfics e fez com que eu escrevesse, muito novinho, minhas próprias histórias. O nome Winx tem, para mim, o peso da criatividade. Sou bastante grato. Tenho mil ressalvas em relação à Netflix e ao conteúdo deles, mas, com apenas seis episódios, quero acreditar que a produção realizou um trabalho bacana, criativo, pegando os elementos básicos do mundo Winx para nos presentear com uma série mais realista, porém, ainda assim, muito mágica.

Estou doido para conhecer Alfea novamente.

Episodio 1x1 - Nota 8.5 2021-01-22 17:31:49

Fate: The Winx Saga 1x01 - To The Waters And The Wild

Definitivamente não foi um piloto ruim. Começou devagar, apresentando geral, mas no final conseguiu me empolgar ao apresentar os elementos da problemática.

Pontos baixos:
- A maioria das produções jovens adultas têm diálogos TÃO expositivos que chega a dar dó. É muito mais gostoso quando você consegue SENTIR a narrativa e não ouvi-la toda mastigadinha. Não sei porque seguem apostando nesse formato, como se o público fosse acéfalo. Talvez seja um problema do Bryan Young, porque já vi outras séries com dedo dele que... misericórdia.

- Beatrix tem cara de gente ruim. Jeito de gente ruim. Poder de gente ruim... Jurava que haveria um mistério inicial sobre a pessoa encapuzada que apareceu no trailer. Entendo que são só seis episódios e enrolar seria chatinho, mas não é ÓBVIO? Se os personagens demorarem a se ligar que ela não presta... Detesto vilões que passam ilesos quando a obviedade grita na cara deles.


Pontos altos:
- Eu abandonei Sabrina muito no início porque sabia que viraria bomba — e acabei acertando, after all. Portanto, não fazia ideia que a Abigail Cowen era tão talentosa! De verdade. As cenas da Bloom descompensada, ligando para os pais e com os olhos trêmulos me ganharam demais! Muito surpreso. Positivamente surpreso.

- A mitologia por trás dos Queimados parece interessante. Gostei do fator de infecção e me surpreenderia se o roteiro fosse corajoso para matar algum deles dessa forma. Mas, como estamos falando de Netflix... bem... não criarei expectativas.

- Terra é linda! Espero que os fãs parem de chorar por causa da Flora, porque temos uma versão 10 vezes mais relevante e 20 vezes menos sonsa que a original. Adoro a Florinha, mas pelo amor de Deus. Não queria aquela meiguice toda no live action. A atriz está de parabéns por ter segurado o hate e merece toda aclamação do mundo.


Pontos de polêmica:
- Flora é de Linphea. Linphea não é um mundo do planeta terra. Ela só não é branca, o que não a torna latina, porque, narrativamente, o termo latino JAMAIS é citado no desenho. Não julgo isso como whitewashing.
"Mas O CRIADOR disse que se baseou na Jennifer Lopez!!!!!!". Foda-se, meu irmão. A J.K Rowling também disse que Harry Potter tinha personagens judeus, gays e infinitas outras coisas que NÃO FORAM tratadas narrativamente.
Logo, se não há construção, não há porque militar.

- Musa, sim, veio de Melody, um reino no mundo mágico com muitos traços asiáticos. Dá para considerarmos um whitewashing porque a inspiração foi utilizada, desenvolvida e apresentada durante o desenho. Apesar de não utilizar da palavra 'asiáticos', Musa, seus pais e o povo de Melody possuem, entre outras características, os olhos puxadinhos. Portanto, nesse caso, há que se problematizar sim.

Episodio 1x1 - Nota 8.5 2021-01-22 23:05:55

Concordo, Anna.
Eu particularmente acho que a personalidade meiga da Flora não caberia tanto nessa série. A não ser que ela fosse um contraponto pesado aos comportamentos tidos como 'teen'.

Episodio 1x2 - Nota 9 2021-01-22 23:48:17

Meu Deus, a Aisha é tão sutil quanto uma patada de cavalo hahahahaha

Eita porra esse final........

Episodio 1x2 - Nota 9 2021-01-23 00:15:33

Existe uma lógica básica. O bicho estava preso e super dopado daquela essência feita pela Terra e seu pai. Só acordou por conta da Beatrix.

Em plena força, pode até ser indestrutível, mas, naquelas circunstâncias, não.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2021-01-23 01:17:58

Agora que me liguei que Farah é uma referência a Faragonda hahahahah

Porém, assim como mudaram o nome de Flora para Terra, devem ter escolhido um diferente pois as personalidades não batem com as do desenho e fã é bicho chato pra porra.

Sobre o Dane: viado CHATO, chaveirinho de hétero, que, em contextos brasileiros, provavelmente estaria aglomerando na The Week. Chatoooooo

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2021-01-23 11:21:14

Eu prestei atenção na pré-produção da série, quando Terra se chamaria Flora, mas a atriz foi rejeitada por fãs na época e optaram por mudar o nome para não desagradar ninguém. O que foi um tiro no pé, porque desagradaram de qualquer jeito.

Essa questão da prima chamada Flora não é indicativo de nada. Por hora, só uma piscadinha fan service.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2021-01-23 12:37:29

O Queimado que Aisha e Bloom empalaram muito provavelmente não morreu. Ele só estava fraco porque anteriormente prenderam e doparam ele com aquele extrato feito pelo pai da Terra.
Sobre a infecção, é o que o João falou acima.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2021-01-25 18:10:55

Eles vão precisar consertar muita coisa na segunda temporada, porque esse episódio foi um bolo recheado de construção narrativa ruim.

Acredito que Beatrix esteja sendo manipulada também. Por Rosalind, é claro.

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2021-02-03 15:39:19

Bloom tão insuportável quanto no desenho kkk

Episodio 1x6 - Nota 9 2021-02-03 15:58:36

Achei um episódio muito bom no que compete trama e mitologia, mas os personagens estão tão porcamente desenvolvidos que não dá liga. Precisarão corrigir muita coisa caso venha a ter uma segunda temporada.

Musa teve um lampejo de desenvolvimento pessoal somente nesse episódio. Aisha serviu a temporada inteira como uma ajudante de Bloom, indo contra ela por pouco tempo devido a uma crise de integridade. Terra e Stella foram melhor exploradas, mas não tiveram impacto algum no final das contas. A união das cinco meninas no episódio anterior foi inverossímil porque não tem como pular do ponto A para o ponto B sem a construção narrativa adequada. Enfim.

Acredito que uma segunda temporada com oito episódios seja o suficiente. Seis foi pouco. Treze vira Sabrina — e isso está longe de ser um elogio.

Quando Beatrix falou nesse episódio que o pai dela estava chegando, eu juro que pensei no Valtor hahahahaha. Seria meu sonho? Porém fiquei chocado com o Andreas vivo e parte dessa conspiração bizarra para pegar o controle de Alfea. Uma trama de revolução pode ser legal, se conseguirem desenvolver propriamente. Eles têm a faca e o queijo na mão e espero que não estraguem incluindo cenas musicais sem sentido, cenas de sexo apelativas para ganhar engajamento (como os grandes YA que Netflix produz) e demais elementos que enfraquecem o espírito de uma série.

Aliás, espero que não inventem de inserir uma Tecna na próxima temporada, porque as meninas iniciais ainda têm muito a mostrar e não tiveram tempo de tela necessário para isso.

Fate: The Winx Saga encerrou bem, mas com muito custo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Allan Menezes

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries