IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Borgen By Laah Querino





Episodio 1x9 - Nota 9 2021-04-24 18:08:00

Francamente, Phillip. Desapontada, mas não surpresa com esse comportamento dele. De fato, a Birgitte às vezes pede muito dele, mas ele realmente não pensou que essas renúncias aconteceriam?? A MULHER É PRIMEIRA-MINISTRA! É óbvio que ela teria menos tempo pra ele e para as crianças. Ela também tá dirigindo um país inteiro. Tudo quanto é pepino cai no colo dela. Achei muito infantil da parte dele trair ela por causa das coisas que aconteceram. Já acho que traição não se justifica, aí ele foi lá e literalmente fez aquilo só pra atingir ela, pra machucar mesmo. Aff, que raiva! Quase chorei junto com a Birgitte nesse final. Foi triste demais

Achei vacilo da Katarina desrespeitar o acordo. A Birgitte tava ali sofrendo horrores por causa dos problemas em casa, machucada e engolindo todo o sentimento de tristeza, traição e decepção. Mereceu a chamada do editor chefe, sim.

Olha o portal da transparência fazendo escola em Borgen rsrs

Episodio 1x10 - Nota 8.5 2021-04-24 19:47:50

Ah, que discurso bom, hein! Birgitte arrasa. Ao mesmo tempo, eu tô triste, porque dá pra ver o quanto ela tá sofrendo por todas as decisões que ela tem tido que tomar. O breakdown dela acabou comigo. Espero que as coisas se acalmem pra ela.

Nãaaaao transfiram a secretária lerdinha mas legal.

Detesto como o Kasper é escroto com mulheres. Primeiro foi com a ministra que mentiu no currículo e nesses últimos episódios foi com a secretária. Passo raiva.

O paralelo desse episódio com o primeiro é muito bom. Aqui também tivemos uma entrevista de casal falsa e um super discurso da Birgitte. É possível ver o paralelo entre a Birgitte mais idealista e otimista do primeiro episódio e uma Birgitte cansada e mais dura neste episódio. Nesse episódio teve todo o peso do que ela passou nesse um ano como primeira-ministra, tudo visível no semblante dela. Gostei bastante!

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2021-05-01 15:34:29

A título de curiosidade, a Dinamarca saiu do Afeganistão em 2013, após 12 anos de guerra e com a perda de 43 soldados. Fui dar uma pesquisada e parece que essa é a principal visão dinamarquesa sobre a guerra: ação humanitária em favor dos afegãos, que viviam sob o domínio autoritário e fundamentalista do talibã.

Esse é um tema complicado. Como pacifista que sou, penso automaticamente no fim da guerra e na retirada de tropas, mas a questão é mais profunda que isso. Pensar na questão humanitária também é importante. Acho, porém, que há no âmbito da ONU possíveis alternativas à guerra, como as missões de paz tipo peace building, que servem para reconstrução do país e busca pela mínima estabilidade. A própria Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama), uma missão apenas política, que continuará após a anunciada saída dos EUA poderia ser aprofundada.

Katrine deixou a TV1 pra trabalhar no jornal desse cidadão?? Miga, me ajuda a te ajudar.

Namorada do Kasper parece ser gente boa, mas ele tá repetindo as mesmas mentiras que contou à Katrine. Se continuar assim, além de chamá-la pelo nome da ex, fica difícil ter futuro.

Fiquei com pena da Birgitte por ter que assinar o divórcio. Phillip caiu muito no meu conceito, mas ela sofreu pra assinar e eu sofri vendo ela sofrer...

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2021-08-16 18:05:44

16/08/2021
E olha aí o Afeganistão nos provando que o buraco é muito muito muito mais profundo com a tomada de Cabul pelo Talibã... é desesperadora a situação dos afegãos, pior ainda é a situação das afegãs... é triste ver o fundamentalismo extremista voltar ao poder.

Episodio 2x3 - Nota 8.5 2021-05-08 16:25:14

Troels precisa cair! Ele é muito desleal com as pessoas e principalmente com a Birgitte. Ele quer o cargo da Birgitte!

Fiquei com muita pena da Birgitte ao tentar ficar bem com esse encontro com a nova namorada do Phillip. Ela na escada e chorando no final foi de cortar o coração.

O Marrot se definindo como o último trabalhador do Partido dos Trabalhadores foi triste e significativo. Mostra o quanto alguns partidos da esquerda se perderam ao longo do caminho e se distanciaram daqueles que deveriam representar.

Gente, eu tô cansada de Katrine e Kasper. Muitos altos e baixos esses dois. E acho vacilo o que ele tá fazendo com a namorada.

Episodio 2x4 - Nota 8.5 2021-05-29 15:27:56

Não tenho paciência pra Kasper e Katrine. Menos ainda pro Kasper, que mente na cara dura pra namorada. Aff, pra que continuar com ela, cara?

Eu não gostava do Troels, mas achei um fim muito triste pra ele. Fiquei com muita raiva do Laugesen, que pouco se importa com as pessoas e está apenas em busca de um furo ou de destruir seus inimigos pessoais. Esse é um lado bem pesado no jornalismo.

Pelo visto o motorista também foi contratado pelo Laugesen pra fazer o mesmo com a Birgitte... e a atitude do Kasper não vai ajudar em nada, caso isso vaze.

Episodio 2x5 - Nota 8 2021-05-29 16:41:00

Não conseguiria ter sangue frio pra trabalhar e defender alguém que tem ideais muito diferentes das minhas.

A Laura já passou por muita coisa, a eleição da mãe, sua ausência, o divórcio, o novo relacionamento do pai e ainda tem o início da adolescência, né. Fiquei com pena dela nesse ataque de pânico. E fiquei revoltada com a secretária que foi insensível e ignorou a Laura em todas as ligações.

Birgitte também estava meio perdida e cega para os acontecimentos a sua volta, tanto em casa como em Borgen. Foi bom ela perceber que precisava voltar às origens. A volta da Sanne foi ótima.

Detestando o Kasper cada vez mais. Não é justo o que ele faz com a namorada.

Episodio 2x6 - Nota 9 2021-06-03 00:32:20

A história do Kasper, que já era pesada, conseguiu ficar ainda mais tensa e pesada. Gente, chocada com tudo que ele passou. Triste demais por ele. Espero que ele e Katrine se acertem de vez agora que ele conseguiu contar toda a verdade pra ela.

Caramba, fiquei horrorizada com a tentativa de redução para doze anos.

Preocupada com o governo da Birgitte, que cada vez mais está dividido. Me partiu o coração ela chorando no banheiro após dar o antidepressivo pra Laura. Certeza que ela se culpa pelo que está acontecendo com a filha. De fato, ela é muito nova pra tomar remédio controlado, mas esse é apenas um remédio como outro qualquer que faz parte do tratamento de uma doença. Espero que ela melhore.

Episodio 2x7 - Nota 8 2021-06-05 17:48:09

Se não é o Kasper que cava o relacionamento, a Katrine vai lá e ferra com tudo. Estavam indo tão bem... não acredito que ela fez isso com ele...

Acho legal a iniciativa da Birgitte, mas acho que essa história vai acabar implodindo com a participação do empresário.

O outro lá falando que os gays não merecem direitos nem igualdade... o pior é que tem muita gente que pensa como ele. Triste de ver.

Episodio 2x8 - Nota 10 2021-06-05 19:01:31

Pra mim, que tenho estudado política internacional, esse episódio foi lindo de ver. Claro que pra caber tudo num episódio eles simplificam muitas coisas, mas foi bem legal ver a tensão de negociações de paz. O contexto desses países em conflito da série me lembrou um pouco da situação do Sudão e do Sudão do Sul.

Foi tão triste ver que a Birgitte não conseguiu comemorar a vitória no trabalho porque em casa ela estava tendo uma baita derrota. Tensa demais a situação da Laura. Fiquei com pena dela, do Magnus e da Birgitte. Ok, do Phillip também.

Que bom que Katrine e Hanne não publicaram a história. Ela não teria qualquer utilidade pra sociedade em si e jogaria as negociações no lixo, prejudicando milhões de pessoas com mais guerra e morte. Quando Katrine chegou pra falar com o Kasper sobre as informações, eu já fiquei revoltada rsrs, que bom que deram pra trás. Foi o certo a fazer mesmo.

Episodio 2x9 - Nota 9 2021-06-05 20:34:43

Esse episódio foi de partir o coração. Eu fiquei devastada pela exploração da doença Laura e da exposição que fizeram da vida privada da Birgitte. Gente, um absurdo esse jornalismo barato que não se importa com a vida e o bem estar das pessoas. Revoltante ver a foto da Laura estampada na capa do jornal. Pior foi ver que o hospital iria mandá-la embora porque estava afetando os demais pacientes. Imagina o estrago que essa mudança faria na recuperação da Laura!

Esse final com a Birgitte saindo de licença do cargo foi o ápice. Não via outra alternativa e ao mesmo tempo foi triste demais vê-la ter que fazer isso.

Episodio 2x10 - Nota 9 2021-06-06 12:14:45

Birgitte chamando o Phillip de fraco! Tudo pra mim. E ele realmente foi. No primeiro problema ele escolheu abandoná-la e trai-la.

Ah como eu amo os discursos da Birgitte. Ela pisou muito nesse anúncio ao parlamento. A questão do gênero é muito tensa, porque a mulher é julgada em qualquer escolha que faz. Episódio passado a mídia pisou na Birgitte falando que ela não era uma boa mãe. Nesse episódio, pisaram nela por ter tirado licença pra cuidar da filha. E a gente também viu isso afetando a Katrine, que foi pedida para não ter filhos pelo Torben ao confirmar sua estadia na TV1. Nunca que isso seria um problema se fosse um apresentador homem.

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2021-06-06 16:27:38

Arrasada que Birgitte perdeu, tanto as eleições da season finale como as eleições pra liderar o partido. e ela não se deu por vencida, né. vai fundar o próprio partido e quero só ver no que isso vai dar.

Impossível não ficar triste por Katrine e Kasper. Eles passaram por tantas coisas e vê-los separados foi de partir o coração. Foi legal ver Katrine e Birgitte trabalhando juntas, mas confesso que senti falta do Kasper ali. Seria ótimo ver os três trabalhando juntos, mas pelo visto o Kasper vai aparecer menos, né.

teve uma grande passagem de tempo tanto na história como na exibição da série, só que pra mim, que estou fazendo maratona, acabou causando certo estranhamento. As mudanças, por outro lado, não foram ruins. gostei da nova ambientação da história e já quero Birgitte derrotando os moderados rsrs.

Episodio 3x3 - Nota 8.5 2021-06-25 21:55:46

RIP cabelo do Kasper. Ele tava muito bem com o cabelo maior. Eu estranhei bastante essa careca rsrs.
Torben foi na onda do novo coordenador e se ferrou. Ele não pensava aquilo, mas resolveu seguir aquela narrativa ridícula. Gente, tanto ele como o novinho foram horríveis na fala em relação à analista que está no partido da Birgitte. Péssimo demais. E o pior é que ele continua dando ouvidos ao cara. Já tá queimado com a equipe e agora tem uma reclamação oficial contra ele. Se continuar assim, vai ser demitido.

Fiquei agoniada com aquele tanto de gente bagunçado na sede do partido. Essa doação que o banqueiro queria fazer também foi bastante suspeita. Ainda bem que o Phillip plantou a semente da dúvida na Birgitte e ela questionou o plano econômico do outro fundador e depois recusou a doação. Birgitte sempre arrasa nos discursos, né. Esse final com ela dispensando as pessoas de forma educada foi bem bom. Finalmente eles começaram a definir as políticas do partido.

Preocupada com essa mão dormente da Birgitte, hein...

Episodio 3x4 - Nota 8.5 2021-06-26 10:09:07

Impossível não fazer paralelos dessa questão suína dinamarquesa e do Partido da Liberdade com o agronegócio brasileiro (que usa agrotóxicos nós produtos nacionais e regula melhor o seu uso naquilo que é exportado) e bancada do boi no congresso nacional. O ponto é entender que não se quer acabar com esse setor, mas sim regulá-lo para que seja mais saudável pra população...

Jeremy e Birgitte são tão bonitinhos. Fiquei com pena dele tendo um vídeo de vômito na internet.

Que bom que a Birgitte deu um corte na Katrine. Ela realmente estava misturando as coisas com o Kasper. Claramente ela ainda gosta dele e gostaria de voltar, mas saber que ele já tá pegando outras feriu o orgulho dela e isso se desencadeou no cuidado com o filho. Ainda bem que ela percebeu isso.

Fiquei com pena do irmão da Katrine...

Torben estava indo bem nesse episódio, aí do nada foi lá e beijou a jornalista legal. Putz... get it together, man!

Episodio 3x5 - Nota 9 2021-06-26 11:27:37

EU NÃO SUPORTO O ALEX!

Terceiro episódio seguido que mostrar a Birgitte com formigamento na mão. Finalmente falaram de ela ir ao médico. Obrigada pelos mimos, Jeremy. E adorei ele conhecendo a Laura e o Magnus. Tô feliz que tá dando tudo certo para eles dois.

Torben e Pia podem fazer o que quiserem, apesar de eu achar uma tremenda sacanagem com a esposa dele, mas se pegar na redação não dá, né. Baita falta de profissionalismo. Ele ficar apalpando ela no trabalho é bem ridículo também. E agora, pra piorar, o Alex sabe dos dois... isso aí da vai dar problema e provavelmente quem vai sair pior na história é a Pia.

Que assunto complexo e polêmico o das profissionais do sexo. Achei que o episódio foi bastante ponderado nós argumentos, já que esse é um tema que envolve muito taboo. Eu fiquei com pena da profissional que foi lá, falou e lutou pelos seus direitos, mas no final não foi ouvida e ainda continua com a estigma social negativa. No fundo, acho que sou meio tipo a Katrine. Concordo com a concessão de direitos e proteção, mas ainda tenho minhas dificuldades de ver a prostituição como uma profissão como qualquer outra. O episódio foi muito bom pra me mostrar isso.

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2021-06-26 12:38:15

Protejam a Birgitte, por favor! Ah, tô preocupada com ela não contando nada pra ninguém. Pior que na minha família uma pessoa já fez a mesma coisa mais de uma vez. Foi fazer cirurgia, não contou pra ninguém e voltou no dia seguinte como se nada tivesse acontecido. Aí a gente vai e fica sabendo das coisas no susto. Eu entendo a vontade de não preocupar ninguém, mas a família e os amigos estão aí pra isso, pra ajudar em momentos tensos.

Fiquei meio desconfiada com o novo candidato. Que bom que ele não era espião, mas fiquei triste pela história do aborto espontâneo e do suicídio da companheira. É triste pensar como a imprensa poderia explorar isso de forma perversa. E fiquei chocada com o clima entre ele e a Katrine...

Torben tá péssimo, hein. E a Pia tá cada vez mais envolvida nas complicações dele.

Episodio 3x7 - Nota 8.5 2021-06-26 16:36:42

Sofri com a Birgitte sendo massacrada e me emocionei com ela contando a verdade pra os filhos. Essa cena final foi muito bonita. Essa mulher merece o mundo, gente!

Eu detesto o Alex e tô com raiva do Torben que virou um vendido também. E ainda tá com a Pia, que acho super legal, mas não entendo porque tá pegando o Torben. Muito aleatório isso.

Raven e Katrine podem funcionar, hein. tô gostando dos dois. E que bom que ele resolveu ajudar na campanha.

Só falta a Birgitte contar para os novos democratas que está fazendo tratamento e a partir disso criar uma estratégia efetiva pra dar a volta por cima.

Episodio 3x8 - Nota 8.5 2021-06-26 22:49:09

Poxa, a Nete era tão legal. Quando ela se mostrou preocupada com uma possível derrota e os vazamentos começaram, eu suspeitei dela. Se fosse o Jon, seria muito óbvio, já que ele é que geralmente questiona a Birgitte.

Eu gostei do Katrine com o economista. Eles já estavam nesse clima há um tempo, né. Era questão de tempo pra rolar alguma coisa.

E mais uma vez a Birgitte deu a volta por cima e se reinventou. Esse comeback tá prometendo! Só vem!

Torben cavou a própria cova. Péssimo marido e péssimo pai. Ele realmente esperava ficar de boa depois de tudo que fez? Outro absurdo foi a tentativa de tranferir a Pia. É impressionante como sempre sobra pra mulher. Ainda bem que ele desistiu.

Jeremy e Birgitte. ❤️

Episodio 3x9 - Nota 9 2021-06-28 23:47:39

O tanto que eu vibrei com a Birgitte rasgando o manifesto do Moderados no meio do debate e na cara do Kruese. Maravilhosa!

Adorei que a Katrine deu pra trás com o vazamento do passado do Kruese. Ele foi baixo boa parte da campanha e se Birgitte e os Novos Democratas fizessem aquilo, seria se rebaixar ao mesmo nível. Achei um baita absurdo eles encherem o saco e perturbarem inclusive a Laura, e até foi compreensível a reação da Birgitte, mas certeza que ela se arrependeria se de fato a notícia tivesse vazado.

Birgitte e Jeremy são muito bonitinhos. É bom ver alguém apoiando e estando presente pra ela. Dá pra ver que realmente se gostam e amei o Jeremy vibrando com o último debate. Fiquei igual ele hahaha a cada lapada da Birgitte no Kruese eu vibrava mais um pouco. Ela arrasou demais!

Eu detesto o Alex com todas as minhas forças.

Esse plot do Torben com a esposa e a Pia é tão blé.

Episodio 3x10 - Nota 10 2021-06-29 00:05:21

Que série! Que protagonista! Que mulher é Birgitte Nyborg! Amei demais conhecer um pouco sobre o parlamento dinamarquês.

Que comeback esse o da Birgitte. Teve altos e baixos, alguns perrengues e esse susto com ela no médico novamente, mas foi um final de deixar a gente com um sorrisão no rosto. Birgitte e os Novos Democratas formando um governo e abrindo portas para suas políticas, Birgitte saudável, Katrine e Søren bem, Birgitte e Jeremy oficializados pra imprensa com direito a entrada em Borgen e Alex indo embora com direito a pisão do Torben na saída. Teve referências ao primeiro episódio, como o casaco vermelho, Laura ensinando sobre a saída do carro e entrada em Borgen para o Jeremy e a boa e velha conversa com o Bent naquele "laguinho". Gostei bastante! E amei que a Birgitte não aceitou voltar como PM. Ela se manteve integra ao que acredita mesmo quando confrontada com o grande poder que poderia ter caso aceitasse o cargo.

Ps. chocada que o ator que faz o Søren é irmão do Mads Mikkelsen.

Ps 2. Tô bastante curiosa para a próxima temporada. O mundo mudou bastante de 2013 pra cá.

Episodio 4x1 - Nota 8 2022-06-03 10:02:21

Netflix, obrigada pelos minos!

Coitada da Birgitte, tá na menopausa, tá lutando contra a mudança climática, tem birra com a PM e agora entrou numa batalha contra oligarca russo por causa do petróleo na Groenlândia.

Até agora só a vimos como PM ou tentando voltar para a política, sempre em posição de liderança "absoluta". Em nenhum momento a vimos fazendo parte do governo, mas em cargo subalterno. Como boa idealista que sempre demonstrou ser, ela vai fazer de tudo para manter seus ideais enquanto ministra das relações exteriores. Vai ser interessante ver a Birgitte do outro lado, e mais curioso ainda é ver que o antagonismo da vez, pelo menos até aqui, é com uma PM, num contexto de "the future is female". Como @Linhas disse aqui embaixo, o jogo de poder sempre vai existir, seja a política controlada por mulheres ou por homens.

Ver Katrine numa posição de liderança também vai ser interessante. E já começou com a cena emblemática em que a jornalista avisa que está fazendo tratamento para engravidar e ela simplesmente manda um "ah, não, não faz isso comigo". Como não lembrar do momento em que a própria Katrine foi pedida para não engravidar anos atrás? Ou seja, o futuro é feminino, mas ainda temos muito caminho pela frente...

Acho que conseguiram incorporar bem os aspectos mais modernos para a política, como a perda de relevância da imprensa formal em meio às redes sociais e fake news, e como a urgência da preocupação com o meio ambiente

Episodio 4x2 - Nota 8.5 2022-07-22 00:39:04

Essa temporada veio pra desconstruir a Birgitte idealista, né. Um pouco do idealismo dela ainda está presente, mas tudo faz parecer que ela tá tentando se manter relevante, seja em casa seja em Borgen.

Birgitte burra velha já na política e como MRE e caindo em conto norte-americano. Mulher, como assim??? Acho que ali ela se deixou levar pela ambição de ser secretária-geral da ONU, não pelos interesses ambientais e políticos da Dinamarca. Particularmente, achei vacilo ela mentir na reunião, principalmente porque ficou claro nas perguntas finais que eles sabiam do oligarca russo e queriam saber se a MRE estava segurando informações. Foram perguntas muito, muito específicas, e ela mentindo sem garantia alguma dos norte-americanos. Pior foi ela depois mentindo pro Rasmus e ele falando que ela mente mal rsrs. Birgitte suou frio ali, coitada.

Triste ver o destino do Malik.

Episodio 4x3 - Nota 9 2022-07-26 20:22:03

Boa parte da discussão sobre a exploração do petróleo ente Dinamarca e Groenlândia reflete a discussão que coloca países mais desenvolvidos de um lado e países em desenvolvimento do outro. Tá sendo bastante interessante acompanhar e fazer comparações com o mundo real.

Legal o Asger estar percebendo a Groenlândia com outros olhos.

Triste o destino o Malik

Só pensando em na vida real... A diplomacia brasileira, por exemplo, está disposta a buscar a sustentabilidade, porém solicita apoio financeiro de países desenvolvidos para fazer a transição para uma economia e uma produção mais sustentável. O discurso é uma coisa linda (e algumas iniciativas tbm), o problema é a prática, que por causa da incompetência de um certo (des)governo aí, a gente tá sendo visto como vilão ambiental.

Episodio 4x4 - Nota 9 2022-07-26 20:39:03

É, gente... já dizia o Duas Caras: Ou você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar o vilão. E a Birgitte tá se tornando vilã... É o poder pelo poder mesmo. É triste ver, mas o discurso do Laugessen deixou essa trajetória transparente pra quem ainda não tinha percebido ainda.

Ela simplesmente não escuta, ela se acha superior e ela tem sido bastante arrogante. Ela sai falando e dando as razoes dela, e não deixa os outros falarem. Foi assim com o Jon na reunião dos novos moderados e foi assim na negociação. Achei interessante ela falar que apresentou a realidade para os negociadores groenlandeses, mas a gente tá vendo que a própria Birgitte tá cada vez mais distante do seu eleitorado e daquela Birgitte que foi eleita lá na primeira temporada.

Acho interessante o paralelo que parecem querer criar entre Asgen e Birgitte. Durante o jantar, ela falou diversas vezes que eles dois são iguais, que os dois amam o trabalho mais que tudo etc. Só que tá claro que o Asgen não é como a Birgitte. Apesar de estar a serviço da Dinamarca, ele vê cada vez mais que a Groenlândia é mais que aquilo que ele sempre ouviu no ministério, além de estar apaixonadinho pela negociadora groenlandesa. Asger é um diplomata habilidoso, mas não é um político.


Episodio 4x5 - Nota 8 2022-07-28 15:13:15

Nem acho a Narcisa péssima no trabalho. O problema é que ela sabe muito bem manipular a própria audiência, e a Katrine nem sempre sabe lidar com isso. Essa demissão ainda vai dar o que falar...

É triste ver a Birgitte nesse estado, fazendo de tudo pra recuperar a popularidade, inclusive usando o filho. É muito decepcionante vê-la sendo auxiliada pelo Laugessen. Espero que tenhamos uma redenção até o final. De qualquer forma, essa guinada é comum, né. Muitos políticos surgem com boas propostas e são bons no início, porém acabam se corrompendo pelo poder.

Episodio 4x8 - Nota 9 2022-08-03 11:54:07

Não seria Borgen se não tivéssemos um bom discurso de Birgitte Nyborg neste final, não é mesmo?

Essa temporada foi uma jornada pessoal para a Birgitte, como política e como pessoa. Na vida pessoal, vimos a Birgitte na menopausa, sem marido e sem os filhos totalmente. Curioso vê-la dizendo que agora era mais fácil ser política 24/7 assim, mas claramente a ausência dos filhos se mostrou um certo peso emocional, o que a levou a querer mais que nunca ser relevante na política. Nunca vimos a Birgitte tão obcecada pelo poder como nessa temporada. E achei curioso que foi justamente a falta inicial de poder, controle e autonomia que a levou por esse caminho complicado dessa temporada, afinal sempre a conhecemos com o poder nas mãos e sendo íntegra durante todo esse tempo. Até na terceira temporada, quando ela teve a oportunidade de se tornar PM sem ter maioria, ela recusou, o que demonstrou maturidade e integridade da parte dela. Aqui a história foi diferente. Vimos uma Birgitte disposta até a ouvir Michel Laugesen e a usar o filho para retomar popularidade.

Gostei da correção de rota nesse final. O discurso do Bent foi muito bonito e agridoce para a Birgitte, e que bom que ela recobrou a consciência, ignorando o Laugesen. E a mulher é tão gênia que mesmo quando renuncia ainda sai por cima rsrs, porque ela vai lá ser comissária europeia. Muito lenda essa mulher!

Vimos também o nascimento de um possível herdeiro político com Magnus. Gostei de explorarem um pouco mais o rapaz. Ainda tem muito que aprender, mas a mãe pode ser uma excelente guia.

Já com a Karine, acho que ela ficou um pouco perdida na série. A trajetória nessa temporada, pra mim, foi muito semelhante ao que a Birgitte passou na primeira temporada, uma ascensão profissional que levou à corrosão da vida pessoal, mas com uma conclusão muito mais triste. Katrine além de decidir se demitir, ainda ficou com uma ansiedade e uma depressão nas costas, embora não tenha perdido a família. Acho que se formos fazer uma comparação entre Katrine e Birgitte nessa temporada, vimos um antagonismo entre mulheres nos dois setores, Katrine x Narcisa / Birgitte x Kraght. Só que enquanto a Katrine foi sofrendo com as críticas online e com as pressões internas e cada vez mais tendo atrito com a âncora; a Birgitte soube contornar a imprensa, usar as redes e ainda se aproximar da PM. Foi triste ver uma Birgitte feliz e satisfeita de um lado, olhando com pesar para a Katrine, em seu pior momento, arrasada. Aquele beijo que a Birgitte mandou foi muito fofo, por toda a história das duas.

Falando um pouquinho de política externa, gostei como Borgen soube se manter relevante e atual. São alguns pequenos detalhes que me deixam muito alegre de ter descoberto essa série. Eu amei eles mencionando a retirada dos pandas do zoológico de Copenhague rsrs. Quem estuda geopolítica sabe da importância dos símbolos e como um simples panda pode ser relevante para a China. Parece algo pequeno, mas já caiu um texto que menciona isso na prova para o ingresso na carreira diplomática brasileira. Sobre a Groenlândia em si, no momento está no poder um partido pró-independência, mais à esquerda e ambientalista. Eles proibiram novas prospecções de petróleo e gás e ainda querem proibir a extração de urânio, para a tristeza dos chineses, que tentaram sim entrar na região, por intermédio de uma empresa australiana. Vale lembrar que ano passado o Trump, enquanto presidente dos States, quis comprar a Ilha, o que foi prontamente rechaçado pela Dinamarca.

Gostei dos novos personagens, sobretudo do Asger. Espero que ele se resolva com a Emmy e seja um bom embaixador no Ártico. Aliás, eu gosto bastante de como mostram o trabalho dos servidores do ministério, que precisam se adaptar aos diferentes políticos e governos que por lá passam.

Enfim, foi muito bom rever Birgitte e cia nesse novo mundo mais conectado de hoje.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Laah Querino

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries