IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

A Murder at the End of the World By Fatinha





Episodio 1x1 - Nota 8 2023-11-16 14:04:55

Afinal, o convite em forma de facas se materializou em um assassinato. O convite de Darby foi pré-meditado? Esse episódio nos dá muitas pistas que apontam para essa conclusão. O desconforto de Ronson quando Zoomer estava brincando com Bill na mesa, juntamente com as fotos que vimos de Lee e dele, podem ser uma pista falsa, afinal.

Além disso, Darby é impressionante como protagonista. Apesar de ter características que podem ser facilmente classificadas como assustadoras, ela se destaca como uma personagem identificável. Ancorar a história em seu lugar é uma decisão criativa e inteligente.

Não espero que a história continue como um assassinato dentro de uma estrutura narrativa de assassinato. Isso irá paralisar a investigação atual. No entanto, o passado de Darby e os sentimentos de saudade de Bill devem emergir de agora em diante, dada a conclusão do episódio. E este é um começo fantástico para a série.

Episodio 1x2 - Nota 9 2023-11-16 14:07:40

Acho que o júri ainda não decidiu se o assassinato dentro de uma narrativa de assassinato funciona... mas Brit Marling e Zal Batmanglij são operadores inteligentes. Eles mostraram astúcia e habilidade supremas nesse episódio para sugerir que essa estrutura pode ser gerenciada. Ao transformar a investigação do passado no grande caso de amor de Darby e Bill, eles canalizaram uma doçura no universo televisivo frio e indiferente.

É algo que devemos manter, pois Darby pode potencialmente trabalhar com Lee para montar o quebra-cabeça do assassinato de Bill. Minha única preocupação neste momento é com a investigação e se ela ficar atolada e simplificada demais. Ainda temos muito que desvendar em ambos os cronogramas... no entanto, a execução será fundamental.

Episodio 1x3 - Nota 7.5 2023-11-22 14:29:16

Há duas histórias paralelas: uma focada na investigação de crimes reais de Darby e Bill, e outra focada na investigação atual de Darby sobre a morte de Bill. A divisão não é uniforme; este é um mistério de assassinato, antes de mais nada, e os dias atuais sempre terão precedência. Mas talvez devido à natureza fragmentada da narrativa, há um risco de que ambas as histórias pareçam pressionadas pelo tempo. Por outro lado, muitos mistérios comparáveis ​​dos tempos modernos realizaram o mesmo em menos tempo. Parece que a questão se resume a prioridades: e um episódio como esse simplesmente não está muito preocupado em desenvolver o elenco de apoio, normalmente uma tarefa crucial para um mistério de assassinato desse tipo.

Vejamos Rohan, que é de longe o menos desenvolvido. Este episódio finalmente lhe dá tempo para brilhar. Ficamos sabendo da sua relação com Bill. Ele reitera que nunca o machucaria, e dado o final do episódio podemos riscar seu nome da lista de suspeitos. Além disso, no final, é impossível ignorar a verdade do que está acontecendo. Durante uma conversa entre Darby e Rohan, ficamos perto de aprender mais sobre o segredo que Bill descobriu - um segredo que o próprio Rohan pensa ter descoberto. Mas, depois do que aconteceu com ele, é como se estivéssemos de volta à estaca zero com um grupo de pessoas hostis que ainda não conhecemos. Todos são apenas suspeitos, cada um ainda dificilmente indistinguível do outro.

Episodio 1x4 - Nota 8 2023-11-29 13:36:47

É bom ver Sian se desculpar e chegar ao lado de Darby em vez de Andy. Além disso, devo dizer que não tenho certeza do que elas esperavam encontrar naquela viagem. O barco inflável parece uma pequena recompensa pelo quão arriscada é a viagem, especialmente considerando o que acontece a seguir. No final das contas, tudo o que elas sabem é que Bill e Rohan tinham um plano relacionado ao segredo que Bill queria compartilhar com Darby na noite em que morreu e que Rohan planejava realizá-lo sem ele. Contudo, há uma breve cena durante a viagem, quando elas discutem sobre alguns dos possíveis suspeitos. Não estou convencida de que nada disso importe muito, no entanto. É difícil imaginar um cenário onde Lu Mei ou David sejam revelados como o assassino daqui a alguns episódios; o mesmo vale para a maioria dos jogadores coadjuvantes, como Martin ou Oliver.

No mais, a ideia de Sian quase morrendo quando seu capacete emperra está de acordo com o tecnopessimismo geral do programa: nós tentamos tanto nos salvar com tecnologia inteligente, sem considerar as maneiras pelas quais nossas próprias criações poderiam nos matar. É uma cena muito intensa, especialmente vista do ponto de vista delirante de Darby. Além disso, Zoomer ter a mesma síndrome hereditária que Bill tinha com certeza parece implicar que ele é filho de Bill, embora o início da revelação faça com que pareça um possível erro de direção.

Embora eu não possa dizer que este episódio me deixou mais cativada do que nunca pela questão de quem matou Bill, ainda estou muito empenhada em Darby encontrar justiça – tanto para o bem dele quanto para o dela.

Episodio 1x5 - Nota 8 2023-12-06 11:51:01

Há uma sensação de círculo completo agora que estamos vendo os eventos finais que aconteceram antes do confronto de Darby e Bill com o serial killer. É um grande avanço, mas é difícil nos sentirmos triunfantes quando vemos o quanto isso afetou Darby. E quando Bill traz à tona suas preocupações, Darby ataca defensivamente, levando a uma briga que eu esperava há alguns episódios. Ainda não acabou entre eles, mas estamos vendo os fatores que levarão diretamente a Bill deixar Darby. Além disso, o conflito interno de Darby também está no centro do presente. E é angustiante vê-la esmagando Adderall novamente para se concentrar, especialmente agora que vimos como sua obsessão por investigação a colocou em perigo no passado.

Esse episódio também consegue obscurecer o elenco de apoio mais do que qualquer outro. Talvez a jogada mais inteligente no roteiro seja a decisão de deixar a tensão entre Darby e Ronson derreter um pouco. E embora ainda seja possível que haja alguns negócios acontecendo aqui e Ronson esteja enganando Darby com a ajuda da tecnologia (como Ray?), estou inclinada a acreditar nele desta vez. Ele sempre pareceu uma escolha muito óbvia para ser o assassino, e faz sentido que ele suspeite que alguém esteja tentando armar para ele. Além disso, ainda não estou convencida de que algum dos convidados seja responsável pelo que está acontecendo. Não passamos tempo suficiente com David para que ele fosse uma resposta satisfatória para este grande mistério; o mesmo vale para Lu Mei, Oliver, Ziba e Martin. Mas há outra coisa com que se preocupar: Lee guardou uma peruca e um novo passaporte em uma bolsa, sugerindo que ela poderia ser a única que pretende derrubar o marido.

No mais, este é o episódio mais longo e talvez morda mais do que pode mastigar; a série não manifestou muito interesse em seus personagens coadjuvantes e com apenas dois episódios restantes, algumas cenas superficiais de entrevistas podem ser muito pouco e muito tarde. Ainda assim, agradeço que o episódio impulsione a trama ao mesmo tempo que permite bastante espaço para explorar os efeitos psicológicos de todo esse desastre. De qualquer forma, tudo parece urgente agora, e os ataques estão se aproximando: não há como Darby não sair viva daquela tentativa de afogamento, mas isso não torna a cena final menos intensa.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2023-12-13 15:29:31

Então, assim que Bill aceitou o convite de Andy, Lee estendeu a mão e eles elaboraram um plano para ela e Zoomer escaparem. David e Rohan também se juntaram à equipe. É por isso que Bill, David e Rohan deveriam se encontrar na noite em que Bill morreu. É difícil saber quanto disso deve ser levado em consideração; alguma reviravolta no final da próxima semana pode virar tudo, e Lee ainda parece capaz de matar.

No nível do personagem, a ideia é que Darby percebeu que está cometendo o mesmo erro de antes: fixar-se no assassino em vez de compreender a vítima. Ela nunca gosta de reconhecer essa tendência dela; afinal, ela se orgulha de sua capacidade de se comunicar com os mortos à sua maneira abstrata. Mas quando Oliver especula que Bill pode ter passado alguns de seus momentos finais deixando para ela uma mensagem no livro, ela é finalmente forçada a revisitar as passagens que revelam esse lado de si mesma. Essa sequência de flashback é a parte mais forte do episódio, fechando o ciclo da história de Darby e Bill. Mas ei, talvez haja algo meta no padrão de Darby de considerar o assassino em vez da vítima. É apropriado que ela finalmente consiga juntar tudo concentrando-se em Bill, e não em seu assassino. O programa sempre se preocupou mais com sua vítima central do que com seu assassino central. Essa foi uma escolha ousada e rendeu uma boa história de amor. Mas pode resultar em um final que não oferece revelações empolgantes.

Isso dito, Lu Mei!? E Eva!? Em primeiro lugar, sejamos realistas: Lu Mei não matou Bill, e a principal razão é que ela simplesmente não seria uma resposta satisfatória. O mesmo se aplica a Eva, Oliver, David, Ziba e talvez até aos Ronsons. Na verdade, quase me senti insultada ao assistir aquela conversa final; eles conseguiram encontrar uma mensagem vaga no sangue apontando para “programação defeituosa” e conectá-la corretamente a hackers, mas não pensaram em Ray nem uma vez? E se Ray é o responsável por esses assassinatos, é bem possível que ele esteja sendo controlado por alguém, ou controlando alguém. De qualquer forma, parece cada vez mais óbvio que ele estava envolvido de alguma forma. Ele é o culpado mais tematicamente apropriado, dada a desconfiança do programa na IA. Toda essa teorização tardia sobre as cidades inteligentes altamente vigiadas de Lu Mei e o fato de Eva aparentemente estar apaixonada por Andy é quase ridícula em comparação. E embora “Aí está minha esposa” seja uma nota assustadora para terminar, é apenas mais um caso de Andy cumprindo seu papel regular de pista falsa (mesmo que ele seja um homem horrível à sua maneira).

Episodio 1x7 - Nota 8.5 2023-12-19 20:14:14

Bem... sim, isso parece certo. Foi possível desde o primeiro episódio ver este show terminando de forma anticlimática - e digo isso como alguém que nem mesmo identificou Ray como o culpado imediatamente. Quanto mais a série avançava, mais seu potencial diminuía, mas o show nunca pareceu muito interessado ​​no mistério, para começar. Afinal, o coração desta série é a trágica história de amor entre Darby e Bill e, para mim, os flashbacks renderam todos os momentos mais comoventes. Além disso, quando Darby se despede de Lee, não é a conexão delas que faz a cena acontecer. É a reação de Darby ao ver Zoomer partir. Ela não conseguiu salvar Bill, mas uma parte dele continua viva no Zoomer, e perdê-lo é como perder Bill novamente.

Mas se você quiser fazer de Bill o coração da série, talvez a história do flashback devesse ter sido apenas o para começar: dois amantes rastreando um serial killer, uma jornada que os une, mas que eventualmente os separa. A jornada de Darby, foi o que me chamou a atenção, principalmente o foco nas falhas teóricas de sua metodologia como detetive. Mas, além de alguns momentos dispersos a série se afastou desse arco, deixando conspirações complicadas e longas discussões sobre a IA tomar seu lugar. Não houve uma exploração mais profunda do relacionamento de Darby com a mãe que a abandonou ou com o pai que encorajou seus fascínios mórbidos. Na maior parte, seus traumas só se manifestavam no presente como tristeza pela a morte de Bill. As deficiências reais de Darby como um suposto “Sherlock Holmes da Geração Z” tornaram-se difíceis de ignorar, fazendo com que uma série naturalista parecesse cada vez mais artificial.

Isso dito, eu esperava mais daquele tipo de reunião durante o show, mas quase nenhum dos personagens reunidos ali realmente importa para o conjunto da obra. Lu Mei apenas fala para sugerir que Andy a convidou aqui para comprar Ray para o uso de suas cidades inteligentes. Martin existe apenas para explicar que a IA é um espelho de nós, com todos os nossos preconceitos. Ziba existe apenas para denunciar a discrepância de poder no casamento dos Ronsons. Oliver existe apenas para reagir facialmente à menção de falsificações profundas. Nenhum dos personagens coadjuvantes ganhou vida de uma maneira convincente, nem nenhum deles funcionou bem como uma pista falsa.

Ainda assim, há o suficiente aqui para eu me sentir relutante em descartar totalmente esse final ou esse show, e mantenho meu prazer com o arco de Darby, embora em teoria mais do que com a execução. Sua obsessão por um serial killer a levou por um caminho sombrio, a tal ponto que ela perdeu de vista seu objetivo original; ao escrever aquele livro, ela está alertando o mundo sobre os perigos da IA, mas o mais importante, ela está imortalizando Bill. Imagino que, quando lidas consecutivamente, as duas memórias de Darby contam uma história bastante comovente de perda e crescimento. Eu meio que gostaria de ter lido isso.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Fatinha

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries