IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Gilded Age By Laah Querino





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2022-01-26 10:47:08

A habilidade do Julian Fellowes pra me fazer gostar de ricos e mesquinhos de séculos passados é impressionante rsrsrs. Acho que essa aqui chegou para preencher o lugarzinho de Downton.

Já estou animada pelas tretas. E desde já proponho a solução para o conflito de forças: casem o velho com o novo, ou seja, a sobrinha das van Rhijin com o filho dos Russells. Ele claramente já está apaixonadinho.

Como muitos disseram aqui, tem muita semelhança com Downton Abbey, apesar de se passar algumas décadas antes e de ser do outro lado do Atlântico. Se fosse no mesmo universo de DA, essa poderia muito bem ser a história da família Cora, que era parte desses novos ricos norte-americanos antes de virar nobre com o casamento com o Robert.

Uma coisa interessante que essa série trouxe, e acho que é um pouco inédito nas obras escritas pelo Fellowes que já assisti, é o racismo e a presença de personagens negros mais como protagonistas. Ele não tinha como fugir disso, principalmente por se passar em NY e unas duas décadas após a guerra civil. Bacana que devem mostrar como NY é a cidade onde o impossível acontece só que com óticas diferentes, uma da Marian (mulher branca) e outra da Paggy (mulher negra). De cara já mostraram a segregação no trem, a reação das pessoas da casa ao receberem a Paggy e o diálogo sobre escritoras de sucesso e a alienação da Marian em relação à escassez de escritoras negras de sucesso. Gostei bastante disso.

Mesmo sendo presa ao passado e preconceituosa quanto aos novos ricos, eu não consegui não gostar da Agnes. Dá pra perceber que ela não é ruim em si, que provavelmente sofreu com violência doméstica e foi forjada nesse sistema. Achei ela bem de boa com a Peggy, um diferencial em relação aos próprios criados. Acredito que ela tem potencial pra ser uma Violet da vida, nossa conservadora com língua afiada e um coração de ouro. Além do mais, é a Christine Baranski, né!

Já quero saber a história da Mrs. Russell e porque ela sente essa necessidade de se enturmar num grupo que faz pouquíssima questão dela e da família dela. Fiquei o episódio inteiro falando "mulher, se valoriza! Para de mendigar atenção!". E tá claro que ela não quer nem contato direito com os velhos amigos (seriam os amigos mais pobrinhos?). Eu fiquei com pena por ninguém ter aparecido no jantar, mas ela tem uma carinha de controladora e que é daquelas que era pobre e esqueceu dos humildes começos rsrs. De qualquer forma, estou torcendo pra ela dar a volta por cima nessas velhas ricas e mesquinhas. Afinal, é a Carrie Coon e depois de interpretar Nora Durst essa mulher merece vitórias rsrs!

O gaydar apitou quando o John Adams dispensou a investida da Marian sobre conhecer a cidade. Pouco tempo depois lá estava ele com o bon-vivant do filho da Agnes rsrs. Já temos o Thomas da série, só que aqui ele é rico e influente... As tretas que esse plot pode render!

Ps: legal ver vários rostinhos da Broadway, como Audra Mcdonald e Kelli O'Hara.

Episodio 1x2 - Nota 8 2022-02-02 10:46:32

O sr. Russell come muito na mão da sra. Russell, né! O que foi ele comprando o bazar inteiro só porque contrariaram ela??? Poderosíssimo! Ao mesmo tempo, ele é um capitalista safado! Mas se tiver que escolher um lado, eu fico do lado dos nossos ricos "descriminados" rsrs, os Russells.

Só observo essa empregada que vive dando em cima do sr. Russell...

Ah, gente, triangulo amoroso não, né. O Russell filho claramente gosta da Marian, que acho que já viu potencial no menino. O advogado é fofinho, mas acho que vai acabar ficando na friendzone.

Marian é a típica mocinha à frente de seu tempo que faz as coisas sem pensar nas consequências. Estou achando ela bem mais ou menos e estou mais curiosa para a Peggy.

Sra. Astor poderosíssima e inteligente, sabe seguir o dinheiro e é mais flexível às tradições.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2022-02-10 00:17:41

Pesadíssimo esse final com o senhor se matando. Eu fico impressionada como esse povo prefere morrer a ser pobre e perder o status.

O fechamento do Sr. e da Sra. Russell é bom demais de ver. Ele é muito cadelinha dela, né. E a forma como um apoia o outro simplesmente torna impossível não torcer pra que esses dois cresçam ainda mais. Só tô com receio de que eles uma hora possam ser tombados.

Coitada da Scott. A menina tem talento mas pedem pra ela mudar a obra e se esconder. Que bom que não aceitou a proposta. E ela ainda tem a pressão do pai, que não acredita nela. Esse é outro aspecto que estou gostando bastante na série, a abordagem do racismo.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2022-02-14 19:28:32

RENOVADÍSSIMA! Obrigada pelos mimos, HBO. < 3

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2022-02-15 21:24:31

A Marian não tem a MENOR noção das coisas. O climão na casa dos pais da Peggy foi só o clímax da vergonha alheia dela, mas se vcs perceberem ela não teve muita consideração com a Peggy ao entrar naquela loja logo no início do episódio. Ela simplesmente não percebe a diferença de tratamento da sociedade em relação a cada uma, especialmente nas pequenas coisas.

George, homem, só faltou demitir a moça. Não me canso de ver esse homem sendo cadelinha da Bertha. Aliás, que luxo que ela estava com aquela roupa da ópera, hein.

Sr. Reikes é furada! Muito estranho ele aparecer assim na ópera e com a moça cheia de intimidades falando "meu Sr. Reikes". Antes achava ele bonzinho, mas agora tá parecendo bonzinho até demais.

Se eu perdesse minha cachorra ou minha gata, ficaria mal igual a Ada. #MãeDePet

Espero que dê tudo certo pra Peggy no jornal. Além de bonito, o boy editor parece ser realmente interessado na escrita dela.

Fiquei aflita com a empregada novinha conversando com a cozinheira da casa das tias da Marian. Já apreensiva para o possível momento em que ela revelar que sofreu abuso físico e/ou sexual, e ainda com a mãe sabendo e não fazendo nada.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2022-02-17 10:06:23

SIM! A família da Cora super se encaixa na história dos Russells e a Cora seria da idade da Gladys. Vi uma página que falou que a intenção inicial do Jullian lá em 2016 era fazer um prequel de Cora e Robert, mas não rolou... De qualquer forma, mesmo que difícil, ainda estou na esperança de os Levinsons aparecerem de surpresa como os tais antigos amigos dos Russells, já que eles também seriam new money.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2022-03-03 00:29:12

Eita, o George tá começando a questionar a Bertha... ah, não, por favor, não quebrem os Russells! E quanto mais atritos tiver entre eles, mais vou ficar com medo do George se voltar para a empregada...

Por um lado, acho que a Bertha exagera nessa prisão que mantém a Gladys e nessa necessidade de ser aceita na alta sociedade. Por outro lado, eu torço pra ela pisar nas madames bestas rsrs. Inclusive, ela vai infartar quando souber que o filho quer ser arquiteto, não banqueiro. Enquanto isso, o George se preocupa mais com a felicidade dos filhos. É óbvio que ele se preocupa com o dinheiro, mas ele ama bastante os filhos a ponto de colocar a felicidade na frente. Essa conversa que ele teve com a Gladys foi bastante fofa.

Agnes é esnobe, mas ela tem duas posições que concordo bastante. Primeiro, ela sempre defende a Peggy e dá oportunidades pra ela. Curti ela mandando a governanta segurar o próprio racismo. E ela não vai com a cara do Reikes. Gente, esse homem tá cada vez mais com cara de que não vale nada!

Peggy mandando um "parabéns, você acabou de conhecer a injustiça, mas eu convivi com ela minha vida toda" pra Marian! Eu adoro esses "toma, distraída" que a Marian ouve rsrsrs

Gladys virando amiguinha justamente da filha da Sra. Astor. Já quero uma amizade do pop das filhas de mães controladoras.

Deu pena da Sra. Chamberlain falando que a vida social dela foi enterrada junto com o marido dela... ela tão gente boa, coitada. Só achei arriscado a Marian aceitar encontrar o Reikes lá. Mas isso mostra que a Marian tem zero noção das coisas.

Episodio 1x7 - Nota 8 2022-03-08 21:41:45

Eles quase chorando de emoção quando acenderam a luz do prédio e eu quase chorando de raiva da light quando falta luz por aqui. Enfim, o contraste rsrs. Mas é interessante vê-los descobrindo algo novo que hoje não só se tornou comum pra nós como também é indispensável. A cena foi muito bonita.

Mrs. Fane já ligada no Raikes como aproveitador. Aliás, tô aqui pra exaltar Kelly O'Hara, que tá me fazendo gostar da personagem. Ela é conservadora e tá nos rolês por status também, mas é a mais aberta daquele grupo fechado do início da série.

Acho engraçado quando vejo a Agnes dormindo no sofá com o livro na mão rsrs, é bem jeitinho de idoso mesmo. Não aguentei com ela não falando diretamente com o mordomo hahahaha E a Ada no meio, coitada.

Fiquei surpresa com a empregada sendo demitida. Parece que se foi um problema, mas sinto que ela ainda pode voltar...

E a Sra. Chamberlain tem um Monet no corredor. Marian e Reikes se beijando e eu olhando pro quadro rsrs. Gente, a mulher tem "O Passeio"! Ela é outra que gosto bastante, curti ela falando sobre perceberem se realmente se amam, porque do contrário não conseguirão viver bem e bancar as escolhas que fizeram.

Não sabia da participação do inventor negro na criação do filamento da lâmpada. Bem legal incluírem isso. Inclusive, Edson se apoderou e levou a fama de diversos inventos, seja por ter financiado ou ou por ter inventores sob seu domínio empresarial.

Episodio 1x7 - Nota 8 2022-03-10 10:05:20

Que legal, não tinha me atentado para esse quadro, justamente por não conhece-lo. Sra. Chamberlaim tinha um acervo mais valioso que o que alguns museus por aí rsrs. E a casa dela é realmente muito bonita. E palmas para a direção de arte dessa série, que tá arrasando demais, porque recriar essas obras de forma bonita e crível não é nada fácil. :)

Episodio 1x8 - Nota 8.5 2022-03-16 14:50:15

Bertha, mulher, se valoriza! Que vergonha alheia esse final, hein. Mulher, para de se humilhar pra essa gente besta, reaja!

Que história triste essa a da Scott. Foi bonito ela recebendo o apoio da Marian, da Ada e da Agnes. Aliás, eu amo como a Agnes cuida da Scott e acredita nela. Dá pra ver como realmente há carinho e admiração. E quando ela falou que já perdeu filhos antes, fiquei pensando se talvez tivesse perdido uma filha...

Marian decidida a casar com o Reikes... lá vai ela se meter em furada. Inclusive, acho que ela deveria ter prestado um pouco mais de atenção na história da Scott, que também fugiu com o boy pra casar e teve esse final trágico com o filho - que eu acho que tá vivo - e acabou com o casamento anulado. Marian não está pensando em nenhuma consequência ruim dessa escolha nem está vendo os sinais, que apontam para o Reikes ser golpista.

Ada falando que nunca gostou da Armstrong. E Ada Brook segue com um total de zero defeitos nessa série. Maravilhosa!

O boy do Oscar colocou um cropped e reagiu! Adorei ele aparecendo para estragar os planos do Oscar.

O George é muito sortudo, hein. Se safou por um acaso. E ainda bem, porque ele realmente era inocente na história. Eu só fico preocupada porque a Bertha mal ligou pra ele de tão voltada para ser aceita que ela está. Até a Gladys percebeu o pai preocupado, e a Bertha nem tchum...


Episodio 1x9 - Nota 8.5 2022-03-22 21:22:18

Bertha 1 x 0 Mrs. Astor
Bertha venceu e venceu muito! Ficou claro que ela é mais forte que a Astor, pois é uma pessoa vem mais dura. Por exemplo, dá pra ver que a Carrie tem a mãe nas mãos. Foi a menina fazer umas birras que a Sra. Astor já começou a reconsiderar. Já a Gladys tem praticamente zero influência na mãe. Interessante ver esse contraste. A Bertha tem tudo pra suceder a Sra. Astor e ser essa ricaça que influencia o comportamento da sociedade no futuro.

E passada esse conflito Astor x Russell, pelo menos por agora, eu tô sedenta por esse conflito futuro que a Agnes tanto tá prometendo hahaha briguem, véias ricas, briguem!!!

Ada sempre cuidando com amor e carinho da Marian. ♥️ Muito maravilhosa. E legal a Aurora também ajudar nisso tudo.

Temos dois plots maiores abertos. O primeiro é o da Peggy e de seu filho vivo. Olha, esse pai dela é frio demais. Que horror! E que bom que a mãe dela se posicionou e decidiu ajudá-la na busca pelo menino. O outro plot que eu tô curiosa é o do mordomo dos Russells que vive visitando a casa da moça lá e que se escondeu quando ela chegou na casa dos Russells. Teve várias cenas sobre isso, mas nada foi explicado. Tô curiosa.

E que venha a segunda temporada!

Episodio 2x1 - Nota 8 2023-11-02 22:43:47

eu ainda fico chocada com a quantidade de atores de teatro e musicais da Broadway que tem nessa série. Só na cena da ópera tinha três: Kelly O'Hara, Donna Murphy e Celia Keenan-Bolger. Se combinasse, daria pra fazer ópera tbm rsrs. E ainda temos a incrível Audra McDonald, Denée Benton, Debra Monk, Celia Keenan-Bolger, é claro, a Christine Baranski. 

Caramba, os figurinos estão deslumbrantes. É cada cor, cada tecido, cada corte e caimento! Tudo parece tão bem-feito e elegante.

Eu amo que parece que o George trabalha só pra manter os luxos da Bertha hahahaha ela simplesmente deslumbrou todo mundo com uma apresentação particular da maior atração da Ópera deles lá. Icônica!

Os trabalhadores e o presidente sindical querendo diretos trabalhistas básicos, e o George e cia. de banqueiros "não, não tem direito coisa nenhuma. a gente que controla as mudanças"... enfim meu dilema moral, torcer pelos Russels contra o pessoal do old money, mas saber que são banqueiros e banqueiros ferram com a vida de meros mortais. 🤡

McAllister é uma grande Maria fifi hahahaha e a Bertha só no "conte-me mais".

Episodio 2x2 - Nota 7.5 2023-11-16 14:24:54

com certeza o Julian Fellowes colocou "ter raízes profundas na Broadway" como pré-requisito na hora do casting dessa série. Quando a Laura Benanti apareceu, eu dei um gritinho rsrsrs

Episodio 2x2 - Nota 7.5 2023-11-16 14:28:55

Eu não tenho muita paciência para os novinhos da série querendo casar, Marian, chata e lerda, querendo dar aula... Eu quero mesmo é briga de cachorro grande, Bertha x Sra. Astor; Agnes batendo com a língua de chicote em todo mundo; Bertha x ex-empregada.

Episodio 2x3 - Nota 7.5 2023-11-16 15:08:28

Ada e o reverendo. Dois fofos. Acho que a Agnes está empacando por medo de ficar sozinha.

Na torcida pela Bertha na guerra da ópera e na guerra contra a Turner.

Compreensível a Bertha se sentir traída. Ele traiu? não, mas ele pecou sim pela omissão. Ele tinha que ter conversado com ela lá trás! Eu falei lá trás que isso ainda poderia dar problema. dito e feito...

O viúvo gente boa arrastando um avião pela Marion e ela, inocentemente, sem perceber. Já to até vendo ela dispensando o coitado...

Medo de acontecer algo com a Peggy ao cruzar a Mason-Dixon Line. Pesado demais o que a mae dela falou antes da viagem, e o chefe dela também falou que chegou a ser escravo. Tá aí um plot que pode ser interessante: trabalhar a questão racial nos EUA no final do século XIX.

O gaydar o Oscar Wild apitando horrores ao ver o Oscar e o boy rsrsrs. Resta saber se o escritor vai querer entrar no meio... afinal, é o Oscar Wild.

Alguém avisa pro Larry que a viúva só está se divertindo com ele... tá tão apaixonadinho que daqui a pouco o menino pede ela em casamento. Acho muito difícil ela querer algo sério.

Sobre a série em si, acho que fica impossível não comparar com Downton Abbey. Em qualidade técnica, a série é tão grandiosa quanto (os figurinos aqui são deslumbrantes!), porém sinto que às vezes falta carisma de boa parte do elenco. Comparando, as duas séries têm a mesma estrutura, ambas falam sobre aristocracia e têm a divisão entre dois grupos principais: os patrões e os empregados. Ou seja, o elenco é grande, e isso nunca foi um problema para o Julian Fellowes, que sabe trabalhar isso bem, e Downton Abbey é prova disso. Porém, acho que aqui não está funcionando bem. Aqui a gente tem um elenco muito grande e, pra mim, falta carisma em muitos deles. Não tem nenhum empregado de fato interessante, mas eles insistem em gastar tempo de tela com eles. Além disso, falta personalidade sobretudo no elenco mais jovem. Tudo me parece meio caricato e eu literalmente não consigo me importar com essas pretensões de casamento de Gladys e Oscar (ele é o mais interessante do grupo), com a independência e escapadas do Larry ou com a Marian sendo uma chata a todo momento rsrs. Até a Peggy, que era a melhor na temporada passada, está meio avulsa. A falta de carisma e o fato de ter que lidar com todos esses personagens tá fazendo a série perder ritmo e, consequentemente, ficar cansativa, pelo menos pra mim...

Episodio 2x3 - Nota 7.5 2023-11-22 15:01:24

Luiza do céu, será? O reverendo a fim da Agnes seria um plot twist pra mim rsrs. Sobre a Peggy, antes um choque de realidade que acontecer alguma coisa com ela...

Episodio 2x3 - Nota 7.5 2023-11-24 20:21:10

Mulher, eu não vi o episódio ainda kkkkkkrying. Tomei um mini spoiler rsrs, mas meio que era algo esperado, pelo menos pra mim... nesse fds devo assistir o ep.

Episodio 2x3 - Nota 7.5 2023-11-25 19:16:12

De boa, fica tranquila :)
Não foi nada super spoiler, tipo morte de alguém rsrs. Tem nada não.

Episodio 2x5 - Nota 8 2023-12-31 00:31:21

Eita que o Luke peitou a Agnes com tudo! Gostei e gostei mais ainda que no final ela cedeu e foi ao casamento da irmã. também amei que o Oscar foi mesmo sem permissão da mãe e se ofereceu pra levar a tia ao altar. Ada merece muito ser feliz.

Espero que esse investimento do Oscar dê certo. Estou gostando mais do personagem nessa temporada. Ele é sim interesseiro, mas no fundo é gente boa também.

Que bom que deu tudo certo no jantar. Já estava esperando a catástrofe... a única coisa que detesto é esse controle todo da Bertha sobre a filha. A coitada não pôde nem escolher a própria roupa, tadinha...

Já estava achando que estava indo tudo bem na viagem da Scott... eita que a bomba quando veio veio com tudo. Só vou ficar em paz quando ela chegar em NYC.

O primo Dashell falando que ficou aliviado que a Agnes não é contra casamentos em geral, claramente se referindo a Mirian, e ela com cara de paisagem. O viuvinho ainda vai sair com coração partido nessa, né? coitado...

Episodio 2x6 - Nota 8.5 2023-12-31 18:59:10

já dizia menino Karl: "Proletários de todos os países, uni-vos!". fiquei o tempo todo torcendo para o George recuar e que bom que o fez...


Apesar de rico e banqueiro (ele tá ali pra explorar a mais-valia mesmo!), George tem coração, ele é humano e os funcionários tocaram no ponto fraco dele: a família. Esse homem ama a família dele (amo ele sendo cadelinha da Bertha !) e faz de tudo por eles, por isso que, ao ver o caos que seria a morte dos provedores e dos jovens que já trabalhavam, ele decidiu impedir o banho de sangue. Outra coisa, mesmo querendo que o Larry seja banqueiro, ele permitiu que o filho estudasse engenharia, então ver que nem pra escola as crianças devem ir, também deve ter balançado ele. Claro que ele não quer perder dinheiro e é impecável por vezes, mas ele se mostra minimamente humano, diferentemente de seu braço direito.


Custa deixar a Ada ser feliz??? ela não passou nem mesmo um episódio e o Luke já descobriu esse câncer. Pra que isso??


Marian não gostou de ser abandonada pelo boy lá na primeira temporada, né? Pois bem, pelo andar da carruagem, lá vai ela abandonar o Dashiell e partir o coração do pobre... não dou até o final da temporada pra ela desmanchar esse noivado, principalmente depois de ele falar que ela não é professora de verdade. e vamos combinar que pedido de casamento público não é a melhor opção de pedido...


ué, quando que o boy editor casou??? do nada um "ele é casado". Peggy, corre que é cilada. uma cilada bem da bonita, mas cilada rsrs.


Como esse povo é elitista! O menino inventou o despertador, mas não pode patentear a própria invenção porque ele não faz parte do clubinho que faz relógio... ridículo isso! fora isso, achei muito fofo todo mundo contribuindo para ele conseguir pagar a taxa de inscrição. 

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2023-12-31 19:20:56

Eita que não esperava que o Oscar fosse tomar o golpe assim. Fiquei com pena dele, porque ele ficou muito desesperado. Agnes tá pobre, coitada rsrs.

Já mataram o Luke??? Gente, que rapidez. coitada da Ada.

Às vezes ficam meio perdidos com a direção da série. No início da temporada deram a intender que Larry e Marian seguiriam caminhos diferentes, ela com o Dashiell e ele com a viúva. agora já parece que vão tentar juntar os dois... falta consistência nesse elenco mais jovem, pq ainda são meio apáticos. Oscar é o mais interessante de todos, porque ele consegue ser carismático e ainda assim parecer meio vigarista rsrs.

Gostei do plot da escola. O racismo é muito aparente, né, mas esqueci que naquela época imigrantes e judeus tbm eram excluídos, embora não na mesma medida que negros.

Episodio 2x8 - Nota 8.5 2023-12-31 19:34:05

Julian Fellowes adora jogar uma herança no rolé, né hahahahaha confesso que amei que a Ada ficou rica, e o Banister voltando pra pedir o aval da Ada quanto ao que a Agnes tinha ordenado foi a cereja do bolo. Ada é um amor e merece ser feliz! Adorei ela falando que vão acontecer algumas mudanças. Ada rainha!

Bertha vendeu a própria filha. Caramba! Tadinha da menina! Vacilo demais. E sabe o que é pior? A Bertha já tinha ganhado a guerra (e vibrei muito por ela), porque o MET estava lotado enquanto a Academia estava vazia, mesmo o duque não estando presente. não precisava daquilo, mas ela foi gananciosa e o custo disso pode ser pesado demais, porque não vejo o George aceitando isso com facilidade (quando descobrir) e espero muito que a Gladys bata o pé e enfrente a mãe. Gosto da Bertha, mas acho que às vezes essa sede por poder passa muito do ponto.

Tava na cara que o Dashiell iria ser largado... Por favor, que não enrolem com Larry e Marian, a última coisa que eu quero é drama e lenga lenga desses dois.

Já quero o Jack ficando rico com a produção dos relógios com despertador!

Episodio 2x8 - Nota 8.5 2023-12-31 19:47:42

Carrie Coon e Keri Russell, pra mim, são as duas atrizes que mais mereciam pelo menos um Emmy pelas excelentes interpretações de Nora e Elizabeth, respectivamente. No caso da Carrie é ainda pior pq ela nem indicada era... absurdo demais!

ps. amei sua referência à música "como nossos pais" e ao paradoxo da vida. no fim é isso, não há nada novo debaixo do sol, tudo se repete, mesmo que com aspectos um pouco diferentes.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Laah Querino

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries