IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Foundation By Fatinha





Episodio 1x1 - Nota 9 2021-10-02 21:23:14

Uma vez a Igreja Católica condenou Galileu por dizer às pessoas que a Terra não era o centro do Universo. Porque os humanos gostam de viver em mitos. Eles temem mudanças, especialmente aqueles que estão no poder. E aqueles que resistem à mudança muitas vezes acabam em ruínas. Aqui a história parece não ser diferente, Foundation estabelece a premissa fundamental que segue um psico-historiador que prevê a queda iminente do Império Galáctico de 12.000 anos. E como sempre, os homens no poder desafiam as previsões de Hari Seldon e tentam acabar com isso.

A queda, explica Seldon, não pode ser evitada. Mas a Idade das Trevas que se segue pode ser encurtada - para cerca de mil anos. O plano de Hari para reduzir a escuridão que se aproxima é uma Enciclopedia Galactica, que preservará todo o conhecimento para dar às gerações vindouras algo sobre o qual construir. Uma Fundação. Não apenas de conhecimento, mas de história. Para conseguir isso, ele precisará de ajuda, e é aí que entra nosso personagem de identificação de público Gaal Dornick.

O curinga aqui, de acordo com a narração de Gaal, é Salvor Hardin, e o que ela pode encontrar naquele Cofre. “Acho que é isso que ele mais temia”, diz Gaal, referindo-se a Seldon e como a infiltração de Hardin naquela estrutura sinistra afetará o destino de toda a galáxia. Mas o medo de Seldon é a esperança de todos nós: que algum tipo de drama humano convincente do tipo de que os grandes programas de TV são feitos se manifeste por meio das ações individuais dos personagens - ações que a matemática de Seldon não pode prever. Essa é a variável real na equação de Foundation. Vamos ver como o show resolve isso.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2021-10-09 18:57:04

Como nunca li os livros, não posso comentar o quão bem isso foi adaptado. No entanto, com base no que está aqui, existe um mundo fascinante que se inspira muito na ficção científica e na fantasia já lançadas. Contudo, o problema com esse show é que ele nunca mergulha fundo o suficiente na construção do mundo. Veja The Expanse, por exemplo, a abertura mostra o sistema solar e como as três facções diferentes se encaixam nele. Game of Thrones apresenta Westeros em um mapa fácil de entender e que muda ligeiramente a cada capítulo. Até Star Trek dá uma boa ideia de como tudo se encaixa no mundo. Foundation, porém, carece de tudo isso. Em vez disso, o que temos são inúmeras facções e ideias díspares que parecem uma mistura de vários outros programas que abordaram essa ideia melhor e com mais detalhes.

Dito isto, a razão mais viável que Raych teve para matar Hari foi que seu lugar na Fundação não era fixo e era bastante variável. Pode ser plausível que Hari precisasse ser um mártir para que um plano maior acontecesse, então ele pode ter forçado Raych a matá-lo. Ainda assim, por mais chocante que isso seja, o elemento mais perturbador não é a morte dele, mas a percepção de Gaal Dornick de que há uma falha em seus cálculos. E se ela estiver certa, todo o projeto da Fundação está falho. Não está claro se Hari sabia dessas falhas ou não; ele pode não ter sido honesto, em vez disso, restringiu cuidadosamente as informações cruciais para garantir que seus planos fossem concretizados. Mas se ele não for o mestre da psico-história que acredita ser, e se ele calculou mal, Hari poderia ter apostado o destino de toda a galáxia - e perdido.

O que vai acontecer aqui ainda está para ser visto, então teremos que esperar e ver como essa história se desenrolará ao longo do tempo, mas com base nesses dois primeiros episódios, provavelmente será um caso de amor/ódio para muitas pessoas. Para mim, estou em cima do muro agora. Mas, há esperança de que esta seja a série que esperamos que seja. Afinal, há muita riqueza implícita desde o início.

Episodio 1x3 - Nota 8 2021-10-09 21:17:48

Uma das coisas que eu gosto nesse programa é a forma como o Império é organizado. Aqui, a única pessoa em quem o imperador confia para governar o império é ele mesmo. Além disso, essa é facilmente a parte mais interessante. Quer dizer, o episódio dá uma visão mais clara de como cada um dos clones de Cleon I são criados, cumprem seus deveres reais e passam por sua 'ascensão' quando não são mais adequados para o propósito. O episódio também fornece uma visão sobre a natureza insensível e hipócrita do plano original de Cleon I. Ele não leva em consideração os pensamentos e sentimentos de seus clones. O mesmo se aplica a Demerzel. Como um humanóide que sobreviveu a Cleon I e a cada um de seus clones, testemunhamos o impacto que a morte de cada um teve sobre ela. É uma existência triste e solitária para Demerzel, principalmente depois que descobrimos que ela é a última de sua espécie.

É fortemente sugerido que Demerzel e o primeiro imperador tiveram algum tipo de relacionamento romântico que ela não repetiu com nenhum de seus clones. De certa forma, ela está governando através dos imperadores, dando aos robôs a vitória final em sua guerra - mesmo que seja uma espécie de vitória invisível. Ela pode criar os imperadores para ter a moral que ela quer que eles tenham, levando-a a ser a governante final. Aprendemos também que os imperadores não têm permissão para se ver nascendo, e suponho que seja porque o irmão Dusk tinha uma sensação profunda de que isso não era natural. Provavelmente em algum momento no passado, um dos imperadores sentiu o mesmo e tentou impedir o nascimento. Depois dessa configuração, mais tarde vimos Dusk ter uma sensação de apreensão. Antes que sua vida terminasse. Ele sentiu que algo estava errado, mas não tinha permissão para explorar essa intuição. Todos eles se sentem assim quando estão prestes a morrer? Algo do imperador original está sendo escondido deles? Ou ele estava sentindo algo totalmente novo? Talvez este novo Cleon seja diferente.

Avante para Terminus, onde aprendemos mais sobre Salvor, a mulher que demonstrou uma conexão com o The Vault. O show trabalha para demonstrar os paralelos entre Salvor e Gaal. Ambas são únicas de alguma forma, dotadas de habilidades ou conexões que ainda não entendemos. Devido à sua singularidade, ambos existem na periferia de suas comunidades. Apenas Salvor não é afetada pelo campo de força, mas mesmo ela não sabe qual é o propósito final do objeto. Ela também não tem nenhuma maneira secreta de ler Prime Radiant de Hari Seldon ou entender seu propósito mais profundo. Portanto, embora ela seja especial, sua singularidade tem limites. Eu achei isso uma reviravolta refrescante. Às vezes fica cansativo quando um personagem detém todos os poderes secretos. Dito isto, Quem são os Anacreons? Por que eles estão usando arco e flecha? O que eles realmente querem?

Gaal, por sua vez, pode ainda estar no espaço em algum lugar. Os motivos de Raych foram completamente perdidos para mim. Não consigo entender por que ele fez o que fez. Também não está claro o que aconteceu com ele depois. Embora eu sinta falta de Gaal, eu realmente não sinto falta de Raych. Acho que o relacionamento de Salvor com o comerciante é uma mudança revigorante do relacionamento de Gaal com Raych.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2021-10-10 19:12:16

“E o começo do fim, conforme seu nome, se deu em Terminus.” diz a narração. E, aparentemente, as coisas parecem estar em terreno sólido em Terminus. Oh, com certeza, ainda existem muitos mistérios não resolvidos: não sabemos por que Raych assassinou seu mentor e pai adotivo Hari Seldon. Não sabemos como o coletivo da Fundação reagiu à morte de seu fundador e líder. Não sabemos a identidade do menino misterioso que Salvor vive vendo. E não sabemos quem construiu o Vault, o que está dentro dele, por que Salvor Hardin sozinha pode superar seu campo nulo. Se Hari sabia que ele estava lá quando planejou o exílio em Terminus, ou se ele ordenou sua construção ele mesmo é algo que ainda ainda está para ser visto.

Contudo, este episódio estabelece com bastante firmeza que Salvor é algum tipo de telepata. Sozinha entre todas as pessoas que interrogam Phara, Salvor é a única capaz de descobrir a verdade sobre o alto escalão de Phara. Além disso, ela é capaz de ler a mente de Phara para sua dolorosa história pessoal. Ela é capaz de prever o resultado de uma moeda ao ar meia dúzia de vezes seguidas. Ela tem uma visão de si mesma e do garoto misterioso (Raych quando criança, talvez?) na biblioteca de Seldon em Trantor. Resumindo, Salvor é uma “estranha”, um indivíduo extraordinário com poderes extraordinários. Isso pode significar, e provavelmente deveria significar, que ela não foi levada em consideração no plano de Seldon, que a) se preocupa com o destino das massas, não dos indivíduos, e b) assume que as pessoas são basicamente as mesmas, não são mutantes psíquicos ou qualquer outra coisa que Salvor é. O líder nominal da colônia, Lewis, acha tudo isso um bom motivo para desconfiar de Salvor e questionar suas decisões a respeito da prisioneira e da segurança da colônia. Mas o namorado de Salvor, Hugo, vê isso de outra forma: e se, em vez de ser uma exceção ao plano de Seldon, Salvor for o plano de Seldon?

Falando sobre o grande plano, os momentos finais prometem uma explicação potencial para uma de suas voltas e reviravoltas mais inexplicáveis: a colocação de Gaal Dornick, por Raych em uma cápsula de fuga que a mantém em estase por um período de tempo não especificado. Vemos Gaal, ainda adormecida, enquanto a nave se aproxima de uma grande nave ou estação espacial. Quem está a bordo, se houver alguém? Ela está conectado ao Seldon? O exílio improvisado de Gaal do plano da Fundação foi Seldon o tempo todo, assim como as habilidades psíquicas de Salvor poderiam ter sido? Estou muito curiosa para descobrir e acho que é um bom sinal para o futuro desse show.

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2021-10-17 19:27:04

Sempre pareceu provável que Seldon orquestrou sua própria morte; suas previsões originais eram de que ele morreria, executado pelos imperadores, e se tornaria um mártir. Mas as ações dos indivíduos são difíceis de prever e em vez disso Hari foi exilado com seus seguidores. É razoável presumir que Hari calculou os números e percebeu que seu povo precisava de um mártir para se unir e, portanto, mandou Raych matá-lo. Infelizmente, o plano de Hari fracassou no final, porque ele não esperava que Gaal aparecesse no momento errado. Além disso, o episódio enfatiza que Hari tinha uma "diretriz de mortalidade" exigindo que seu corpo fosse ejetado para o espaço, em um caixão de sua própria autoria. É possível que Hari não tenha planejado sua morte, mas sim sua quase-morte; que ele fingiu seu assassinato, permanecendo vivo de alguma forma em suspensão criogênica. Se for esse o caso, ele poderia ter esperado acordar sob os cuidados de Raych, mas Gaal não tinha ideia de que isso iria acontecer, e agora ele está perto da morte de verdade. Em vez de uma gravação, a imagem holográfica pode ser uma transmissão de outra parte da nave.

Enquanto isso, em Terminus, a chegada dos Anacreons deu início à Primeira Crise de Seldon. Por fim, está ficando claro o que os eles desejam: conhecimento e habilidades, o único recurso precioso no planeta árido e hostil. Os colonos que vieram para Terminus foram escolhidos a dedo porque eram especialmente adequados para preservar o conhecimento da galáxia para que a civilização pudesse ser restaurada após a queda do Império, e isso significa que eles também possuem o conhecimento para restaurar um cruzador de batalha há muito perdido - um que, uma vez reparado, permitiria aos Anacreons exercer sua vingança sobre o Império pelos estragos causados ​​em seu mundo natal.

Bem, está ficando claro que todo o projeto da Fundação foi uma cobertura para o verdadeiro plano de Seldon; afinal, não é coincidência que ele moveu tantas pessoas conhecedoras para a orla galáctica. Isso é provavelmente o que Gaal começou a perceber pouco antes do assassinato dele, quando ela reconheceu que havia falhas nos cálculos. Agora, o verdadeiro plano está avançando rapidamente, embora tragicamente. Salvor Hardin está no centro do plano de Seldon para Terminus. Os colonos podem ve-lâ como um "outlier", mas as visões e habilidades dela sugerem que ela está ligada ao Vault - que parece ter sido plantado em Terminus por Hari. Apenas Salvor pode navegar na Primeira Crise de Seldon, provavelmente concedida com alguma orientação das visões do Vault. Contudo, há momentos em qualquer jogo de xadrez em que um único erro pode decidir o resultado, e na Fundação de Seldon as crises são esses momentos. Por mais habilidoso que Seldon possa ser em prever o futuro, algumas das peças estão no lugar errado. Ainda assim, os eventos estão - em geral - acontecendo como ele previu, suas estratégias mais profundas estão funcionando e Salvor está onde ela precisa estar para mudar o futuro.

Episodio 1x6 - Nota 9 2021-10-25 20:54:32

A forma da primeira crise de Seldon finalmente se torna clara, com Salvor Hardin no centro dela. Salvor é a única pessoa que pode resistir ao campo nulo do Vault, e ela está tendo visões que ela está começando a perceber que estão conectadas ao próprio Seldon. Ao que parece, o Vault foi construido por Seldon e deixado em Terminus, e parece conter gravações de sua mente, e suas memórias estão sendo transmitidas a Salvor Hardin - presumivelmente para orientá-la. Salvor é a única pessoa em Terminus que juntou os pontos, percebendo que Seldon não enviou os colonos para este planeta simplesmente para serem observadores, mas sim para serem participantes ativos de alguma forma na primeira Crise. Além disso, nenhuma explicação foi fornecida para o porquê de Salvor se ver nas memórias de Gaal, mas provavelmente está conectado à conexão de Salvor com o Vault.

Enquanto isso os Anacreons estão se preparando para lançar ataques ao Império em um ato de vingança pelos danos causados ​​ao seu planeta. Não parece coincidência Seldon ter garantido que a Fundação contivesse exatamente o tipo de conhecimento necessário para garantir que os Anacreons pudessem se vingar; é provável que ele planejou para a Fundação as pessoas para consertar o navio de guerra e libertar os Anacreons pela galáxia. Resta saber se Salvor Hardin concordará com isso, no entanto. Além disso, de acordo com Hari, o destino da Fundação dependia de Raych e Gaal, e o plano não teria sucesso se os dois se apaixonassem e permanecessem juntos. Portanto, parece que Hari percebeu que a melhor maneira de separá-los era fazer parecer que Raych havia cometido um crime hediondo e forçá-lo a fugir. No entanto Raych acabou sendo executado pelo assassinato de Hari, e ainda não se sabe se isso também fazia parte do plano de Hari. No entanto, o falecido matemático, por meio de sua morte, consegue separar Gaal e Raych com sucesso.

Mas a primeira crise pode ser pior do que qualquer coisa que Seldon previu, uma vez que a dinastia genética Cleon enfrenta um desafio: o reinado do imperador continua com o uso da clonagem, com cada imperador sucessivo acreditando que ele é a continuação do reinado do único imperador. Isso requer um equilíbrio entre os temas de continuidade e individualidade dentro de cada Cleon. Eles têm senciência, se distinguem uns dos outros, mas o equilíbrio está tendendo para a individualidade em vez da continuidade agora, com o atual irmão Day olhando para seu predecessor com desprezo por sua falha em dar ouvidos aos avisos de Seldon. Pior ainda, a própria clonagem parece ter dado errado. Já que o atual irmão Dawn, é o primeiro Cleon a nascer daltônico. Este segredo abala o equilíbrio entre continuidade e individualidade. O irmão Dawn tentou cometer suicídio, mas a experiência o levou a encontrar Azura, por quem ele agora está se apaixonando. A individualidade do irmão Dawn atinge o cerne da crença do Império em sua própria permanência, e isso pode tornar a primeira crise de Seldon ainda mais catastrófica. Além disso, a ascensão potencial de Zephyr Halima mantém uma doutrina da alma que lança a dinastia genética Cleon em uma luz dura, considerando-os opostos à mudança e evolução. Ela é inteligente e astuta, e ela consegue sua ambição de se tornar a mais importante líder religiosa da galáxia e para surpresa do imperador, um dos mais afetados pelo discurso de Zephyr Halima é Demerzel. Se isso estava nas previsões de Seldon e ligadas ao Grande Plano ainda está para ser mostrado, mas acho que vamos descobrir em breve.

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2021-10-31 19:31:58

irmão Day é um idiota; um governante narcisista com punho de ferro, incapaz de imaginar a prosperidade da galáxia se ele não estiver no centro. Mas de alguma forma, fiquei irritada com Halima enquanto ela informava a “Cleon” que ele não tinha alma. E ela está certa! Não necessariamente sobre ele ter uma alma, mas que sua visão míope e autopreservação acima de todas as coisas certamente apressarão a destruição do império galáctico. Mas, seja um engano sincero ou muito habilidoso, o fanatismo do verdadeiro crente de Halima não oferece à galáxia uma alternativa melhor. Independentemente disso, o discurso que ela fez no episódio anterior cimentou seu lugar como a favorita para liderar os Luminarians, e por enquanto, ela não está se mexendo em nenhuma das barganhas do irmão Day.

Por outro lado, revela-se que Invictus é uma nave com a plataforma de armas mais poderosa já criada pelo Império. Amplamente considerado um “Navio Fantasma”, Invictus tem a habilidade de saltar através do espaço instantaneamente, tornando-o extremamente poderoso nas mãos dos Anacreons. Também é revelada a estratégia dos Anacreons em toda a sua simplicidade devastadora. Eles não têm intenção de sobreviver a esse esquema; eles só querem levar o centro do império galáctico com eles. Vamos torcer para que Hugo esteja procurando ajuda e não apenas pulverizado contra a superfície de um asteroide.

Seguimos então para Gaal. Com o estímulo digital de Hari's, ela finalmente reconhece o que a maioria de nós sempre suspeitamos: ela não deveria estar na nave com Hari, porque Gaal deveria liderar a primeira Fundação durante sua primeira crise. Em vez disso é Salvor quem o está fazendo. Mas Gaal e Hari parecem não saber disso. Eles parecem não saber nada sobre ela. Também foi revelado que Gaal tem habilidades psíquicas que lhe permitem "sentir o futuro". Parece muito semelhante às habilidades de Salvor - e também parece cair bem fora da área de especialização de Hari, a previsão matemática do comportamento humano. Portanto, o plano de Hari está, de fato, fora do caminho. Salvor e Gaal são anomalias do grande plano, e embora ainda não tenha sido elaborado, o fato delas estarem em lugares diferentes do previsto pode ser a razão pela qual elas continuam tendo visões uma da outra. De qualquer forma, as habilidades de Gaal e seu lugar a 34 anos em um futuro que ela não deveria ver será o próximo grande mistério desse show.

Episodio 1x8 - Nota 9 2021-11-08 20:09:35

O fato de Invictus ter saltado com Salvor ainda presa dentro e sem ninguém no controle significa que não há como dizer para onde a nave levará sua tripulação. A nave tem sido um navio fantasma por centenas de anos precisamente por esse motivo, já que tem saltado aparentemente ao acaso esse tempo todo, possivelmente para regiões fora da galáxia também. Assim, Salvor e Phara vão se encontrar em uma parte ainda desconhecida do espaço. Sua única esperança de sobrevivência vem do fato de que a Guardiã de Terminus tem alguns poderes misteriosos próprios. Assim como Salvor pode prever quase perfeitamente as moedas jogadas, ela acha que pode usar esses mesmos poderes para navegar Invictus de volta a Terminus. Portanto, o destino atual do antigo navio de guerra permanece desconhecido, mas Salvor provavelmente tentará pular de volta para Terminus na primeira chance que tiver.

Enquanto isso, Gaal implora a Hari que diga a ela o objetivo de seu plano, mas sem sucesso. O holograma do falecido matemático permanece vago, mas confirma que seu plano envolve a criação de outra Fundação que ele chama de colônia irmã. Ele se recusa a divulgar mais informações porque Gaal, com sua capacidade de sentir o futuro, apresenta uma anomalia que não foi contabilizada em seus cálculos. Gaal tem sido um personagem passivo nesta temporada, um receptáculo para toda a exposição e construção de mundo que o show requer. Isso tudo está contribuindo para que ela seja uma participante mais ativa em eventos futuros. Talvez o mais notável em sua jornada seja que, de acordo com os cálculos de seu casulo, levará cento e trinta e oito anos. Além de simbolizar o quão comprometida Gaal está em voltar ao seu planeta natal, mais uma vez nos lembra o quão vasta é a linha do tempo deste show. Ainda não está claro se nós ainda a veremos nesta temporada, mas acredito que ela será revivida prematuramente quando seu casulo se chocar contra um gigante e antigo navio de guerra que salta no espaço.

Avante para o irmão Day. Em um dos momentos mais reveladores do show até agora, vemos nos momentos finais do episódio que ele não teve nenhuma visão. Quando finalmente é revelado o que aconteceu na caverna, vemos o governante agachado sozinho na piscina escura, olhando ao redor com medo. Consequentemente, sua descrição da flor de três pétalas para os oráculos é falsa, e nós aprendemos o quão manipulador o Imperador Galáctico (irmão Day) pode ser. O fato de ele mandar matar seu crítico mesmo depois que ela reconhece sua legitimidade mostra ainda mais o quão implacável ele está disposto a chegar para se manter no poder. Contudo, algo sobre a viagem o mudou. Mesmo que fosse o nada - a confirmação. Quando Demerzel fala que não desejaria aquele vazio para ninguém, por um momento, enquanto o irmão Day se prepara para o salto, parece que isso o fez realmente pesar sobre ele, pela primeira vez.

Episodio 1x9 - Nota 9 2021-11-17 14:48:09

Provavelmente, o destino de Gaal e Salvor estão conectados de alguma forma. Minha teoria aqui é que Salvor é filha de Gaal e as duas compartilham a mesma capacidade de saber intuitivamente o que vai acontecer a seguir. Salvor aperfeiçoou sua habilidade mais do que Gaal. Este poder de alguma forma também permite que Salvor veja as coisas através da perspectiva de Gaal. Ainda estou apostando na teoria “Salvor é filha de Gaal”, mas acho que alguém também pode argumentar que Salvor é um clone parcial de Gaal que Hari criou. De qualquer forma, havia uma semelhança aparente em suas ações. Como Gaal jogou o radiante primário, Salvor jogou a moeda.

Isso dito, no episódio 8, a consciência digital de Hari informou Gaal sobre uma segunda fundação em Helicon. Provavelmente Hari escondeu sua consciência digital em Terminus e a trancou dentro do Vault. O radiante primordial desbloqueou o cofre, e porque apenas Gaal poderia quebrar o dispositivo, Hari poderia ter imaginado que quando Gaal chegasse a Terminus, ela desbloquearia sua consciência digital. Ele seria capaz de guiá-la para estabelecer a Fundação. Mas porque Raych Foss enviou Gaal para outra nave, Salvor cumpriu a responsabilidade de abrir o cofre. De acordo com os cálculos de Hari, Gaal deveria resolver a primeira crise e provavelmente matar a grande caçadora. Mas na ausência de Gaal, Salvor assumiu o comando e uniu os humanos em um planeta. Salvor encorajou essas pessoas a se unirem e usarem seus conhecimentos para consertar Invictus. No episódio, ela disse a Hugo que não sabe por quê, mas a Fundação precisa de Invictus. Ela acreditava que a nave poderia acabar com a crise. Hari provavelmente previu isso também, e foi por isso que a nave fantasma apareceu perto de Terminus no Cinturão de Antor, dentre todos os locais da galáxia. Terminus se tornou a última esperança de reunir a humanidade no final da galáxia.

Por outro lado, o irmão Dawn é enganado e desce para os degraus inferiores de Trantor. Como se vê Dawn não é apenas uma errata genética aleatória, mas o produto de um movimento de guerrilha há muito planejado para manchar a linha de sangue de Cleon. Por mais absurdo que isso seja, ainda mais vendo isso escrito em uma sequência de improbabilidade crescente, a ideia de um Império rebelde no trono tem um potencial de história valioso. Contudo, por que fazer algo gracioso e voltado para o personagem, se você pretende matá-lo no final? Uma bobagem desnecessariamente complicada. Azura foi deixada viva, então essa história ainda não acabou. Mas já está esgotada. Em suma, este foi um excelente episódio e talvez um dos melhores da série até agora. Mas um momento ainda me assombra. Em uma narração perto do final, Gaal disse algo sobre a história que parecia indicar que ela não estava contando um relato preciso do que aconteceu. Estamos assistindo a uma história que está sendo contada por um narrador não confiável, e as coisas não são exatamente o que parecem?

Episodio 1x10 - Nota 8.5 2021-11-21 21:01:41

O momento em que Salvor e Gaal finalmente se encontram é o mais emocionante desse episódio. É algo que estivemos construindo na maior parte da temporada, esperando impacientemente que seus caminhos se cruzassem antes mesmo de sabermos a virada mãe/filha de tudo isso. É também o único momento que realmente parece uma conclusão de um enredo que está preparado para a segunda temporada.

Salvor tem tentado entender sua conexão com o cofre durante toda a temporada. Embora eu ainda tenha algumas perguntas sobre como sua conexão com Gaal resultou na obtenção de visões aparentemente do cofre, não estou muito chateada por não termos respostas sobre isso ainda. As probabilidades são de que isso aparecerá rapidamente quando Gaal e Salvor começarem a conversar mais. O programa foi inteligente para encerrar com as duas se encontrando. É o momento redentor do final que realmente faz você querer saber o que acontece a seguir, porque é uma história em que nos sentimos pessoalmente envolvidos.

O Império descobrindo que foi contaminado e os alicerces se preparando para a guerra têm seus momentos intrigantes, mas você também pode sair da série agora e não ficar chateado por não ver o que aconteceu a seguir. É porque não há nenhum personagem em qualquer enredo que nos importamos o suficiente para investir em seu conto, pelo menos não para mim. Gaal e Salvor sempre foram os personagens que eu mais queria ver o que acontecia com eles. O Império parecia rígido ou enfadonho, e Salvor é a única pessoa em Terminus que realmente conhecemos. Hugo tem potencial, embora nós principalmente nos preocupássemos com ele em relação a Salvor.

Hari é muito frustrante e enigmático para se conectar de alguma forma significativa. Os melhores momentos com ele são quando ele estava com Raych ou Gaal, porque investimos nesses relacionamentos. Não estamos morrendo de vontade de ver que coisa insana ele revelará em seguida em nome de seu plano mestre. Isso dito, apesar de quão ótimo Gaal e Salvor finalmente se conheceram, isso não pode salvar esse episódio de ser apenas um final bom. Esperançosamente, a segunda temporada faz um trabalho melhor em nos manter investidos na maioria das histórias.

Episodio 2x1 - Nota 9.5 2023-07-16 17:34:20

Enquanto a primeira temporada estava cheia de imagens impressionantes e algumas ideias fascinantes, esses episódios, para citar Yoda em Os Últimos Jedi, “eles não eram viradores de página”. Felizmente, essa temporada não é isso. Pelo contrário, agora que a fundação foi estabelecida e sabemos do que se trata, a temporada está livre para se concentrar nos momentos maiores que definirão a Fundação titular e a história da humanidade, tornando-se de alguma forma mais íntima e pessoal.

Começamos mais de um século após os eventos da primeira temporada, onde descobrimos que a dinastia genética de Cleon foi sabotada gerações atrás e tornou cada novo clone defeituoso e não idêntico um ao outro. Isso parece ter impactado profundamente o dia do irmão Day, já que ele está planejando se casar e substituir seus clones genéticos e co-imperadores por um herdeiro procriado à moda antiga. Esta é uma grande notícia e prova de que tanto o aviso de Seldon sobre o fim da humanidade quanto a moderação com o código genético dos Cleons finalmente causaram um impacto porque o imutável e interminável Império está finalmente admitindo que não tem roupas. E isso é literal porque quando nos reunimos com o irmão Day, ele está fazendo sexo, não com sua futura noiva, mas com Demerzel. Este é o primeiro sinal de que essa segunda temporada será diferente, tanto do livro quanto da primeira temporada.

Antes que uma investigação possa começar, um cadáver flutuando no espaço é descoberto e com ele uma mensagem que confirma que a Fundação está viva e próspera, formando alianças com planetas próximos, aparentemente com a ajuda de “mágicos que brilham na escuridão e voam sem ajuda pelo ar, e cujas armas não podem tocar” e que seguem um Espírito Galáctico. Parece que a Fundação iniciou uma religião em torno de Seldon, e os Cleons estão preocupados. Caso você não se lembre, Hari Seldon e sua Fundação foram autorizados a deixar Trantor ilesos com a promessa de que estariam construindo uma enorme enciclopédia, quando na realidade. Em outro lugar, em Terminus, vemos que a outrora decadente comunidade de contêineres se transformou em uma cidade próspera. Claro, não conhecemos nenhuma das pessoas que moram aqui, pois estão todas mortas. Mas o que sabemos é o Vault gigante deixado por Hari Seldon, que contém uma cópia digital de seu cérebro. Acontece que o Vault está sendo ativado novamente, pela primeira vez em mais de um século, o que significa que é hora da Segunda Crise, presumivelmente aquela que Seldon previu anos antes - guerra com o Império.

Quanto ao próprio Hari Seldon, não havia como a Fundação se separar dele, certo? Portanto, não é surpreendente que ele esteja de volta mesmo além do túmulo. E para tornar as coisas mais confusas, parece que o Primeiro Radiante agora tem uma consciência e assumiu a forma da esposa de Hari por algum motivo. O Prime Radiant diz a Seldon que é “algo novo” e que tem um “interesse investido no destino da humanidade”, mas não necessariamente em sua sobrevivência, como Hari aponta com grande preocupação. Não temos tempo para descobrir o que isso significa porque Hari finalmente deixa sua prisão como o que parece ser uma projeção de sua consciência que está muito, muito zangada com Gaal Dornick. Os dois vão precisar deixar suas diferenças de lado porque Gaal está com problemas já que as previsões da psico-história de Hari estão erradas e o futuro da humanidade se desviou do esperado. Se eles não colocarem as coisas de volta nos trilhos, a humanidade seguirá para um futuro catastrófico, e a era das trevas que Hari previu ficará mais longa, talvez sem fim.

Episodio 2x2 - Nota 9.5 2023-07-22 17:52:50

A última vez que o Vault foi aberto, Hari Seldon saiu dele e disse ao povo de Terminus que eles precisavam criar alianças improváveis ​​para se fortalecerem contra o Império. Ele previu uma segunda crise que começaria com o Império chegando à Fundação com toda a sua força. Ele disse que voltaria pela segunda vez, mas ninguém esperava que ele voltasse tão cedo. As pessoas esperavam que Hari voltasse como da última vez, mas desta vez, o Vault reage de maneira um pouco diferente. Ele envia uma mensagem por meio de Foust, que pede ao povo que encontre alguém chamado Hober Mallow. Pouco depois disso, o que acontece com Foust é chocante para as pessoas porque esta é a primeira vez que o Vault agiu assim. Talvez isso possa ser o sinal de que algo muito pior do que a primeira crise está para acontecer. Mas o que isso tem a ver com Hober Mallow?

Este nome foi mencionado pela primeira vez por Gaal, que o ouviu em sua visão cerca de cento e cinquenta anos no futuro. Claramente, ele é fundamental para a sobrevivência da Fundação, mas quem é ele? Nos livros, Mallow é um comerciante intergaláctico conhecido por ser um personagem bastante cinza. Ele é um cínico que não acredita em nada além de servir a sua própria agenda. Muitas pessoas o conhecem como vigarista e ladrão, mas há muito mais nele. Mallow se torna um herói improvável quando aceita o chamado à ação e ajuda a salvar a Fundação. No entanto, ele também é claro sobre o que pensa sobre a nova Fundação e o Império. Sabe-se que o programa fez mudanças nos personagens, então resta saber qual versão de Mallow receberemos, mas podemos confirmar que ele tem um grande papel a desempenhar nos eventos que estão por vir.

Isso dito, Gaal percebe que os poderes dela e de Salvor podem ser mais parecidos do que ela imaginava. Salvor pode ver o passado porque ela aproveita as memórias. E se Gaal também aproveitar as memórias de suas versões futuras? Hari pede a ela que olhe cento e cinquenta anos no futuro para ver como será o mundo, e é aqui que as coisas ficam sombrias. Gaal descobre que estará viva mais de um século depois. No entanto, o mundo estará nas garras do terror. Há sangue, guerra e caos por toda parte e, no meio disso, ela se depara com um homem chamado Mula. Ele é assustador, mas o que mais assusta Gaal é ver Salvor morto. É difícil dizer o que Gaal viu porque foi uma visita breve, mas ela tem certeza de que o corpo era de Salvor. Isso significa que Salvor vai morrer? Considerando que este é um mundo onde as pessoas têm clones e podem copiar sua consciência em outras coisas para serem ressuscitadas de maneiras diferentes, não há como prever como a vida ou a morte de alguém pode acontecer. Talvez Salvor morra naquele momento, mas se é realmente Salvor, seu clone ou outra coisa, resta saber.

Episodio 2x3 - Nota 9.5 2023-07-29 13:53:41

Transferir sua consciência para algo e ter um corpo vivo e respirante após a morte de alguém, há mais de um século, são feitos completamente diferentes. Era compreensível quando Hari estava no Vault e no Radiant, mas tê-lo de volta como costumava ser é algo completamente inédito, mesmo no mundo de Foundation. Gaal sabe que tem algo a ver com Kalle, que é outro mistério para ela. Kalle deveria ter morrido há muito tempo, mas este parece viva.

Será que Kalle entrou em sono criogênico todos esses anos atrás e não morreu de verdade? A forma de sua morte ainda não foi reconhecida. Todos acreditam que ela morreu há séculos, mas será que tudo isso não passou de um estratagema? Ela previu a queda do Império e outros eventos antes de Hari Seldon e se preservou porque sabia que seria necessária naquela época? Mesmo que ela realmente seja Kalle, como ela trouxe o corpo de Hari de volta?

O final levanta muitas questões sobre Hari, mas considerando as trajetórias de outros personagens, a atenção se voltará para a Fundação quando Bel Riose chegar lá com sua frota. Na mesma época, Poly Verisof e Constant também estarão lá com Hober Mallow, que se salvou bem a tempo de escapar de uma sentença de morte em Korell. Sendo um vigarista sem nenhum interesse em política ou no bem-estar do Império, não será fácil convencê-lo de que foi ele quem Hari Seldon escolheu para salvar a Fundação. Mas com o exército do Império às portas da Fundação, ele pode se ver empurrado para a posição de liderança, mesmo que não queira.

Por outro lado, a chegada do Bel Riose pode vir a ser uma coisa boa. Ele está seguindo ordens apenas porque acha que pode usar sua posição para salvar o público em geral. Mas quando ele vê uma alternativa para o Império na Fundação, ele pode ser levado a reconsiderar sua posição e optar por se rebelar, fazendo com que os piores medos de Day se tornem realidade.

Episodio 2x4 - Nota 9 2023-08-06 14:57:16

Desde o início da Fundação, Seldon provou ser uma pessoa onisciente que usou a psico-história para descobrir exatamente como o futuro se desenrolará para o Império. Ele usou o Prime Radiant para levar em consideração qualquer desvio do plano original e como isso afetaria o futuro a partir do ponto de divergência. Ele não apenas previu corretamente o que aconteceria séculos depois, mas também se adaptou de acordo com isso. Assim, quando ele chama Hober Mallow, apesar da reputação do vigarista, o pessoal da Fundação não tem outra opção a não ser seguir a diretiva.

No Vault, Seldon aparece na frente de Mallow e os outros. Ele diz a eles que sua missão é impedir que a próxima guerra aconteça. Se a guerra não for interrompida, levará à Segunda Crise, que lançará o Império em uma era de escuridão. Salvor Hardin e seu pessoal impediram a Primeira Crise. Desta vez, a responsabilidade recai sobre Hober Mallow e os outros. Ver Poly e Constant faz Seldon perceber que a Fundação atingiu seu estágio religioso. Ele pretende criar um canal entre a Fundação e o Império. Ele diz a Poly e Constant para irem a Trantor e espalhar a palavra de Seldon. Quanto mais pessoas se juntarem à igreja, mais possibilidades haverá de parar a guerra. Para Mallow, porém, ele tem planos diferentes.

Enquanto a igreja é o aperto de mão que ele está oferecendo ao Império, ele sabe que um backup precisa estar nas cartas caso as coisas não funcionem. Nesse caso, ele precisa que Mallow seja a faca que ataca, então ele o manda para outro lugar. Não é revelado para onde Seldon enviou Mallow ou o que ele disse para ele fazer. Seja o que for, deve ser algo que causará um impacto enorme na defesa do Império. Em sua visão, quando Gaal foi cento e cinquenta anos no futuro, a Mula se referiu a Mallow como aquele que perfurou a pele do Império. Isso significa que onde quer que Seldon o envie, deve haver algo que possa criar muitos problemas para o Império. Seldon pretende usar a “influência” de Mallow. Ele também revela que “um fantasma passageiro” mencionou seu nome. Considerando que a psico-história não considera as ações e o arco pessoal de um indivíduo, como o Radiante disse a Seldon para encontrar Mallow? Quem é esse fantasma que passa?

Seldon mencionou que o Radiant existe em superposição, o que significa que pode estar com Salvor Hardin em algum outro extremo da galáxia enquanto simultaneamente está no Vault. É possível então que o Radiante tenha descoberto sobre Mallow de Gaal, que abandonou o nome de Mallow após sua visão do futuro e o encaminhou para Seldon no Vault. Os eventos aconteceram nessa ordem. Talvez então Seldon pretenda enviar Mallow para algum lugar como Siwenna ou qualquer outro planeta no alcance externo que esteja fora de contato com o Império há muito tempo. Também pode ser o Dominion, cuja rainha está atualmente em Trantor, planejando se vingar de Day assim que for confirmado que ele matou sua família. Também é confirmado que Sareth estava por trás da tentativa de assassinato de Day e está com raiva de como ela falhou em primeiro lugar. Isso significa que ela não vai esperar para ter a confirmação sobre o assassinato de sua família antes de fazer outro movimento. Poderia ser esta a faca a que Seldon se referia?

Paralelo a isso, Bel Riose descobre que os magos de Siwenna são Poly Verisof e Brother Constant, que possuem escudos como o de um Day e o outro que Cleons usam para se proteger de ataques físicos. Ele também fica chocado ao descobrir que eles têm a tecnologia de dobra espacial que foi barrada pelo Império há muito tempo. Isso prova que a Fundação está se fortalecendo enquanto é negligenciada pelo Império. Quando Day descobrir isso, isso o levará a declarar a guerra que Seldon deseja impedir.

Episodio 2x5 - Nota 9 2023-08-12 15:00:37

As suspeitas de Hari sobre Hugo se mostram corretas quando descobre que outra pessoa está se passando por ele. Essas pessoas são Mentallics, e todos eles têm algum grau de poderes telepáticos. Eles enviam faróis para outros telepatas, o mesmo sinal que Gaal e Salvor perceberam no primeiro episódio. Isso confirma que elas também tem poderes telepáticos, embora não exatamente como os de Tellem Bond. Tellem Bond não quer a Segunda Fundação em Ignis e fará de tudo para impedi-la. Ela também está procurando o Prime Radiant. Isso significa que Hari tem uma ideia do que eles estão fazendo e está, mais uma vez, escondendo tudo de Gaal. Desta vez, porém, suas razões são justificadas. Ele disse a Gaal para manter a localização do Prime Radiant para si mesma. Isso significa que ele sabia sobre os poderes telepáticos dos habitantes locais e, talvez, seja por isso que escolheu Ignis.

Contudo, apesar da recusa de Tellem Bond em desistir de Ignis para a Segunda Fundação, sabemos pelos livros que a Segunda Fundação é quase inteiramente composta de Mentallics. Portanto, mesmo que Tellem Bond tenha sucesso em seu plano, alguns Mentallics podem deixar o planeta com Hari e ajudar a construir a Segunda Fundação em outro lugar. O sucesso da Segunda Fundação também é garantido pelo fato de ter sido mencionado na visão de Gaal 150 anos no futuro. Curiosamente, o vilão, o Mula, também é um telepata, o que significa que os Mentallics são agora uma parte crucial da história.

Em Trantor, as coisas ficam mais complicadas por Dawn e Dusk, que percebem que Day mexeu em suas memórias. Uma conversa com Rue leva Dusk a perceber que algumas de suas memórias podem ter sido removidas. Acontece também que Day tirou os poderes dele e de Dawn para remover suas próprias memórias. Dusk e Dawn apresentam essa preocupação a Cleon I, mas isso apenas levanta mais questões. Em vez de se preocupar com a desconfiança de seus clones, Cleon I lembra a Dawn e Dusk que eles são basicamente a mesma pessoa que Day, então eles não devem se preocupar com nada. Ele garante a eles, embora não de maneira segura, que cuidou de todas essas coisas. De qualquer forma, Dusk acessa as memórias de todos os Cleons até hoje e percebe que a contagem de memórias de Cleon I é muito maior do que a de todos os seus clones. Teria Cleon I se livrado de algumas de suas memórias antes de criar seus clones e os manteve escondidos para que nenhum deles soubesse disso.? Em caso afirmativo, quais eram essas memórias e por que ele precisava escondê-las?

Do outro lado, Day confronta Sareth sobre suas intenções. Ele se pergunta se ela tentou matá-lo, e ela se pergunta se ele matou sua família. A discussão termina com o noivado, mas nenhum confessa os crimes que claramente cometeram. Acontece que Sareth estava certa, e Day mandou matar sua família, com a ajuda de Demerzel, que enterrou qualquer coisa que pudesse ligar Day ao assassinato. Enquanto isso, Sareth consegue acessar as memórias daquele dia e descobre que Demerzel é um robô. É muito chocante para ela, mas para nós, a única coisa preocupante sobre Demerzel é que ela não parece ser o mesmo robô obediente e leal a um defeito que ela foi programada para ser. Parece que ela tem sua própria agenda. E só o tempo dirá o que ela quer.

Episodio 2x6 - Nota 9 2023-08-23 13:05:19

Estando em Ignis entre os Mentallics, Hari sente sua mente sob constante escrutínio, especialmente por parte de Tellem. Isso nos dá flashbacks de sua vida e temos uma noção de sua jornada antes dos eventos da 1ª temporada, especialmente as origens da psico-história. No futuro, Hari chega à Ignis com a ideia de uma segunda Fundação. Porém, Tellem deixa claro que ela não o quer ali. Ela também sabe que Gaal e Salvor não deixarão Hari partir sozinho. Então, ela cria conflito entre eles visando Gaal, que está mais focado em encontrar uma maneira de evitar a morte de Salvor nas mãos do Mula. Ela pede que Hari vá embora, mas ele sabe que jogo Tellem está jogando. Ainda assim, ele não é capaz de fazer nada a respeito.

Na cena final, vemos Hari perdendo as forças e afundando. Isso significa que ele está morto? Eu não tiraria conclusões precipitadas ainda. Hari tem um histórico de morrer e voltar à vida, então mesmo que ele se afogue, espero que ele retorne de uma forma ou de outra. Foi estabelecido no episódio anterior que o novo corpo de Hari é cortesia de sua clonagem. Se este clone morrer, outro clone aparecerá para substituí-lo? Mesmo que não haja outro clone e este Hari morra, há outra versão de Hari dentro do Vault, o que significa que Hari Seldon não desaparecerá da Fundação tão cedo, pelo menos assim espero.

Episodio 2x7 - Nota 9 2023-08-29 20:59:18

Salvor talvez não fosse capaz de prever o futuro, mas sabia que era boa em ler as pessoas. Ela usou esse poder várias vezes em Terminus e ajudou a evitar a primeira crise. Em Ignis, porém, parece que ela nunca teve esse poder. Ela parece estar excluída de todos, o que a torna incapaz de ler alguém e discernir suas intenções. Em vez de impedi-la, isso apenas a motiva a ir mais fundo e descobrir o que Tellem está escondendo. Após algumas observações precisas, Salvor descobre um barco com todos os seus dados apagados, o que significa que suas viagens anteriores não podem ser rastreadas.

Apesar de ser avisada por Gaal, Salvor dá um jeito de entrar na história do barco e acaba onde Hari Seldon foi visto no último episódio. A essa altura, a água já fez o seu trabalho e Hari se afogou. Mas é Hari, e ainda não se sabe como ele voltou após a visita ao Mundo de Oona, então não teria tanta certeza de que ele está morto ainda. Isso dito, a grande vantagem de ver a morte de alguém em um futuro distante é a confirmação de que essa pessoa não morrerá antes do tempo previsto. Gaal viu Salvor morrer 150 anos depois, o que significa que Salvor deve permanecer viva. Enquanto Tellem diz a Gaal que uma visão nunca é infalível e pode ser mudada, Hari alertou Gaal que seus esforços para mudar o futuro serão infrutíferos, pois provavelmente acontecerá dessa forma. Considerando que Hari raramente errou até agora, opto por acreditar nele.

Em Trantor, irmão Day é atacado em várias frentes. Depois que Sareth obtém a confirmação que procurava, ela decide sabotar o plano de Day de continuar seu legado por meio de filhos biológicos. Ela tenta Dawn e sugere que ele deveria ter seu filho. Ela chama isso de “golpe sem derramamento de sangue”, que garantiria que o legado de Dawn avançasse, e não o de Day. Mesmo sendo geneticamente idênticos, ela vê Dawn como uma pessoa mais gentil. Além disso, ela não suporta a ideia de ter filhos com o homem que matou sua família. Esta é a maneira dela de se vingar dele. As coisas também não vão bem para Hober Mallow, que é preso e levado para Bel Riose. Ele escapa, mas isso confirma duas coisas para o Império. A primeira é a confirmação de que a Fundação está muito à frente de Trantor em tecnologia. Em segundo lugar está a confirmação de que se consideram suficientemente poderosos para entrar em guerra com o Império.

No mais, quando Constant e Poly Verisof são apresentados aos Cleons, Hari Seldon aparece. Ele avisa Day sobre o poder crescente da Fundação e sua confiança em vencer a guerra contra o Império. Em vez de ficar assustado, Day usa esse incidente como a confirmação que procurava para atacar a Fundação. Ele dá a ordem a Bel Riose, dando início à Segunda Crise.

Episodio 2x8 - Nota 9 2023-09-02 14:33:37

Enquanto o resto da galáxia fica em estado de tensão depois que Mallow interrompe os planos de Day, Gaal e Salvor lutam por sua sobrevivência em Ignis. Quando Tellem viu o quão poderosa Gaal era e o quanto ela poderia ficar mais poderosa se trabalhasse consigo mesma, ela sabia que precisava de Gaal ao seu lado. Ela disse isso, mas não revelou que queria os poderes de Gaal. Com seu corpo atual morrendo, suas opções em Ignis eram limitadas, mas ela sabia que Gaal viria junto porque foi Tellem quem procurou Gaal quando ela ainda estava em seu planeta natal e plantou em sua mente a ideia de partir. Embora Gaal não consiga se libertar, Salvor decide pedir ajuda a Hari. O Hari deles está morto , mas o outro, que mora no Vault, está muito disponível. A presença dela é um choque para Hari, mas ele rapidamente percebe todas as coisas que havia perdido durante todo esse tempo e a ajuda a descobrir uma maneira de escapar do cativeiro. Antes de se separar, Gaal lhe dá o nome de Hober Mallow, que se refere a um episódio anterior em que Seldon pediu ao povo de Terminus que o encontrasse.

Do outro lado, uma das coisas em que essa temporada enfocou é o papel de Demerzel no Império. O fato de que ela sempre existiu e sempre existirá já foi reiterado algumas vezes, estabelecendo que Demerzel está no Império desde antes de Cleon I criar seus clones para criar o Império Genético. Todo esse tempo, ela é a única que esteve com os Cleons, ajudando-os a governar o Império. No entanto, parece que ela os usou como fantoches o tempo todo. Demerzel existe há mais de 11.000 anos. É muito tempo, mesmo para um robô, e ninguém consegue explicar tudo o que ela pode ter feito ou visto durante esse tempo. Ninguém conhece a verdadeira natureza de sua origem e seu papel. Todos ao seu redor sabem que ela foi criada para servir aos Cleons quando, na verdade, ela foi o poder que permaneceu nas sombras durante todo esse tempo! Dawn, Sareth, Dusk e Rue chegam a esta conclusão a partir de diferentes linhas de investigação.

Dusk encontra a abertura em uma anomalia na pintura da parede onde o croma não se comporta como no resto da pintura. Isso leva ele e Rue por uma passagem secreta e por uma escada, da qual ninguém nunca soube. Ele duvida que algum dos Cleons, incluindo os atuais Day, tenha sabido disso. O holograma de Cleon I informa que aquele lugar era para ser uma prisão, mas não especifica para quem. O fato de Demerzel manter este lugar em segredo mostra que há tantas outras coisas que os Cleons não têm ideia, incluindo suas memórias excluídas, que Dusk e Dawn começaram a investigar. Embora a última temporada tenha se concentrado em sua lealdade ao Império e em sua prontidão para fazer o que for preciso para salvá-lo, esta temporada foi sobre sua astúcia e como ela tem manipulado Day e aqueles que vieram antes dela. Ficou claro desde o primeiro episódio que ela estava jogando seu próprio jogo, o que ninguém percebeu porque a ignoraram ou confiaram nela cegamente. Parece que alguns deles ficaram sabendo de tudo isso, mas pode ser tarde demais.

Episodio 2x9 - Nota 9.5 2023-09-11 08:12:02

Já faz muito tempo, mas finalmente conseguimos a história de como Demerzel passou a trabalhar para o Império e a origem da dinastia Cleônica. Considerando que Demerzel revela que ela tem 18.000 anos, aprendemos apenas uma pequena fração de sua história - e mal temos a menor ideia de qual é realmente o seu problema. Na primeira manipulação que vemos Demerzel fazer nos Cleons, ela passa as próximas décadas contando histórias para Cleon I. Suas histórias ficaram mais sexualmente explícitas, tentando-o. Dusk passou anos procurando uma maneira de libertar Demerzel de sua prisão. Exceto que Demerzel só ficou verdadeiramente livre por um breve momento antes de ser colocada em outra prisão por Cleon, só que, ao contrário dos outros, este lhe diz que a ama.

E com o poder de uma força imorredoura programada para ser leal a ele que Cleon I surge com a dinastia genética. Demerzel está preservando a dinastia e também governando verdadeiramente o Império em nome de Cleon I, como sua verdadeira herdeira e prisioneira para sempre. O tempo todo, ela tem preparado os Cleons, governando o Império através deles, mesmo quando ela, por sua vez, é governada e controlada pelo fantasma de Cleon I. De certa forma, a Fundação é uma história de fantasmas e de como eles continuam a influenciar as pessoas. Demerzel impacta todos os eventos na história do Império Galáctico através da vontade de Cleon I e isso não é muito diferente da Fundação. Como vemos Bel Riose contar a Hober Mallow, ele está seguindo cegamente as ordens do fantasma de Hari Seldon. Exceto que ele não é o único. Riose também reconhece a sua própria culpa em servir o fantasma de um Império, que está em vias de entrar em colapso.

Isso dito, esta versão de Day sempre foi imprevisível. E considerando como ele sempre mantém as cartas fechadas, é difícil prever onde ele irá chegar. Além disso, Seldon parecia ter previsto as ações de Day e aproveitou a oportunidade para conhecer Demerzel. Ele conhece o poder que ela exerce sobre os Cleons. Também é estranho que Seldon tenha deixado Day levar o Radiante tão facilmente, mas Hari Seldon nunca fez nada que não fizesse parte de seu plano. Então, mesmo quando Day destrói Terminus, parece que Seldon é quem realmente ganhou aqui. Ele já havia previsto a queda da Primeira Fundação, o que torna a Segunda Fundação ainda mais importante agora. Felizmente, Gaal e Salvor sobrevivem mais um dia. E de alguma forma, Hari Seldon também. Será que ele não conseguiu se afogar porque não é exatamente humano? De qualquer forma, Seldon provou que veio para ficar e concretizar seu plano.

Outra coisa notável neste episódio é a morte de Glawen. Talvez Constant estivesse certa quando disse que ela e Mallow deveriam ter sido capturadas por ele. Talvez eles possam convencê-lo a ficar do lado da Fundação nesta guerra contra o Império. A morte de Glawen pode ter selado o acordo. Além disso, o que é a marca de mordida no pulso de Hober? Ele diz que os espaciais o marcaram e acredita que foi assim que o Império o rastreou, mas Riose parece não saber, então o que é?

Episodio 2x10 - Nota 9.5 2023-09-16 18:31:38

Embora não haja como trazer Salvor de volta, sua morte abre a porta para uma nova possibilidade. Afinal, o futuro pode ser mudado. Não está fixado em pedra. Se Salvor morreu 150 anos antes de seu tempo, tudo o que acontecer a seguir também poderá ser alterado. Isso significa que o Mula, que parecia invencível no futuro, também pode ser derrotado. Na mesma linha, também podemos explicar a morte de Hober Mallow. Ao ouvir seu nome 150 anos no futuro, esperava-se que ele estivesse lá para lutar ao lado dos Mentallics. Mas agora que ele está morto, qualquer papel que possa ter desempenhado no futuro pode ser reescrito.

Enquanto Gaal luta contra a perda da filha, ela sabe que não pode parar. O Plano ainda está em andamento e eles precisam criar a Segunda Fundação e se preparar para o Mula, que os espera 150 anos no futuro. Na cena final, o show dá um salto de 152 anos, e encontramos o Mula se preparando para lutar contra Gaal Dornick porque sabe que já é hora de ela acordar. Ele sabe o que está por vir e está pronto para isso. Gaal e Hari, por outro lado, entrarão completamente alheios ao que aconteceu no mundo exterior durante sua ausência. Felizmente, eles terão reforços. Retrocedendo 152 anos no tempo, descobrimos Constant flutuando no espaço, esperando ser encontrada por alguém antes que o oxigênio em sua cápsula acabe. Felizmente, ela é encontrada pelo o Vault. Seldon queria que Day explodisse Terminus, mas isso não significa que ele queria que a Primeira Fundação fosse destruída. Aparentemente o Vault é um lugar muito maior do que se poderia esperar. Ela não está sozinha, nem Hari e Gaal estarão quando acordarem, mais de um século e meio depois.

Trantor também testemunha algumas mudanças. Com todos os três Cleons desaparecidos de uma vez, Demerzel decanta três novas versões. Mais uma vez, ela está no controle total da Dinastia Genética, pois os novos clones a seguirão, acreditando que eles estão no comando o tempo todo, e ela continuará a cumprir os princípios de sua programação. Acontece também que quando Demerzel deixou Day na nave com Bel Riose e os outros, ela pegou o Prime Radiant. Embora ela ainda não entenda totalmente, ela eventualmente entenderá. Isso significa que quando Hari e Gaal pararem de chorar, Demerzel poderá saber todo o seu plano. Isso a coloca em uma posição de poder, o que não é um bom presságio, porque eles já têm o Mula pela frente. Mas então, considerando que Seldon planejou a chegada de Day e até mesmo a destruição de Terminus, será que ele intencionalmente deixou o Prime Radiant ser levado embora, como se soubesse que acabaria nas mãos de Demerzel? É a versão real ou alguma versão falsa dele com a qual Seldon queria manter Demerzel ocupada para que ele pudesse se concentrar na Segunda Fundação? Se for real, então Seldon espera ter Demerzel ao seu lado, mostrando-lhe o futuro que os espera? Quando o Mula chegar, Demerzel ajudará Hari e Gaal ou ela inventará seus planos? Só a próxima temporada dirá.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Fatinha

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries