IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Wheel of Time By Fatinha





Episodio 1x1 - Nota 10 2021-11-29 19:21:39

A série de livros que dão origem a essa história funde a alta fantasia de O Senhor dos Anéis com conceitos metafísicos de várias religiões para criar um mundo onde a mudança é inevitável e as forças do bem devem permanecer constantemente vigilantes. Desde o primeiro momento, saltamos de cabeça para o cenário expansivo. O mundo está quebrado, um Escuro está acordando, e o destino da existência repousa sobre os ombros de um escolhido, a alma reencarnada do homem responsável pela "Quebra do Mundo". Veja, o tempo é uma roda neste mundo e, embora mude ligeiramente a cada giro, a roda sempre volta ao ponto de partida.

Então, entra Moraine, um membro da Aes Sedai, uma seita feminina de poderosos manejadores de magia. Juntamente com seu guardião Lan, Moraine está em busca do Dragão Renascido, que, de acordo com a profecia, está apenas agora amadurecendo. Moraine, no entanto, não é o único membro da Aes Sedai em busca do Dragão Renascido. No início do episódio, encontramos Liandrin enquanto ela captura e tortura um homem desconhecido que afirma ser capaz de tocar no Poder Único. Observe seu anel e conjunto vermelhos, pois há inúmeras sociedades entre as Aes Sedai, cada uma delas diferenciada por uma cor. Alguns são mais malévolas do que outras. Além disso, as pessoas mais atentas podem notar que a única pessoa no festival que não foi surpreendida pelo ataque do Trolloc foi Padan Fain, o mercador viajante com quem Mat pechinchou no início do episódio. Existem mais do que apenas monstros que querem que o Dark One vença.

Isso dito, embora tenha aspectos da Jornada do Herói tradicional e narrativas de "o escolhido", o show oferece um elenco enorme de personagens espalhados por um mundo complexo que enfrenta uma mistura de lutas místicas e geopolíticas. Não é uma tarefa fácil apresentar tantos personagens e explicar todas as facções, história e regras mágicas do cenário de uma forma que não perca os recém-chegados ou entedie os fãs dos livros. Porém, a série possui um início forte, oferecendo uma mistura notável de intriga, suspense e magia. Seja como for. Como nerd que sou, me considero no ramo de curtir essas coisas e minha única expectativa ao entrar neste show era: “Espero que seja agradável”. Por essa métrica simples, mas vital, o show é, até agora, um sucesso. Vamos ver aonde essa jornada nos leva.

Episodio 1x2 - Nota 9.5 2021-12-03 08:41:36

Nem sempre é o caso, mas, em geral, um close na boca de um personagem enquanto ele come algo estranho com gosto é uma abreviatura para o mal. É uma forma de comunicar a ganância ou hedonismo de um personagem. No caso de Eamon Valda, o “questionador” que dá a este episódio seu tom frio, a intenção é mostrar sua indiferença ao sofrimento humano. Quer dizer, uma mulher morre na frente dele. Sua mão foi decepada e ela está sendo queimada lentamente na fogueira. Seu crime? Ser membro da Aes Sedai, a poderosa ordem de mulheres com magia, cuja representante Moiraine está conduzindo os escolhidos ao desconhecido. Claramente, elas têm alguns rivais perigosos no departamento de benfeitorias; a coleção de anéis de Aes Sedai roubados que Eamon usa no cinto indica que ele já passou por essa estrada sangrenta muitas vezes antes.

Isso dito, muito mais do que o episódio passado, este episódio está preocupado com a questão do que realmente significa ser um dos "mocinhos". Na guerra contra as trevas que tanto as Aes Sedai quanto os Whitecloaks consideram-se travando, os “mocinhos” são mesmo uma coisa? O Dragão Renascido é uma pessoa que você realmente gostaria de encontrar? Ou seu legado de destruição mundial ameaça continuar até o presente, potencialmente afogando o mundo assim como Moiraine ataca acidentalmente, mas não totalmente, aquele pobre barqueiro e condena sua família à morte nas mãos dos Trollocs? Nesta guerra, quem é dispensável?

Episodio 1x3 - Nota 10 2021-12-03 14:44:12

Portanto, parece que a cruel Liandrin capturou o Dragão Renascido. Ou pelo menos um homem que afirma ser a reencarnação do antigo guerreiro. Conhecendo o desdém de Liandrin pelos homens que canalizam poderes mágicos e vendo como ela mantém o homem preso em uma gaiola, é provável que ela planeje matá-lo ou usá-lo. Além disso, vendo a aparência sinistra do homem, também pode-se dizer que ele não é um ser humano comum, o que é algo que Moiraine também sente. Portanto, o homem provavelmente tem alguns poderes das trevas, o que pode ser perigoso para seus captores nos tempos que virão. No entanto, é importante notar que ele parece muito mais velho do que vinte anos. De acordo com a tradição, o Dragão Renascido nasceu há vinte anos e, deve ter vinte anos de idade. Portanto, o homem capturado por Liandrin provavelmente não é o Dragão Renascido.

Do outro lado, somos apresentados a Dana, uma Darkfriend, uma serva do Dark One, e ela está mantendo Rand cativo para seus mestres. Rand consegue escapar, com Mat; Dana os rastreia e fala sobre como o Dark One quer quebrar a Roda do Tempo para encerrar o ciclo de sofrimento humano, mas ela foi morta com um tiro de faca no pescoço por Thom. Contudo, há mais uma ruga intrigante no encontro de Rand e Mat com Dana: Rand pode ter superforça? Depois que Dana diz a ele que três homens de seu tamanho não conseguiram mover a porta atrás da qual ela o trancou, ele pula com apenas alguns golpes rápidos no ombro. Pelas minhas contas, isso o torna o terceiro membro da tripulação de Dois Rios - quinto, se você contar Nynaeve, e Dana menciona "vocês cinco" para Rand e Mat - que exibe algum tipo de poder sobrenatural, após a canalização nascente de Egwene e o estranho parentesco de Perrin com aquela matilha de lobos.

Nynaeve tem o poder de “ouvir o vento”, o que lhe permite detectar presságios que se aproximam. Ela também tem habilidades para curar, que usa para salvar Moiraine. Foi mencionado anteriormente que os praticantes de magia não podem curar a si mesmos, mas apenas uns aos outros, e é por isso que eles sempre viajam em pares ou grupos. Assim, parece que Nynaeve pratica uma forma mais sutil de magia. Isso também pode ser porque ela é muito mais jovem do que Moiraine e só pratica magia há cerca de cinco anos. Portanto, também existe a possibilidade de que Nynaeve eventualmente tenha habilidades mágicas tão explosivas quanto as Aes Sedai. No entanto, é igualmente provável que Nynaeve, que despreza as Aes Sedai, se torne proficiente em sua própria marca de magia, que será igualmente poderosa, mas diferente da de Moiraine.

Episodio 1x4 - Nota 10 2021-12-05 13:52:09

Embora tenhamos sido informados de que Moiraine seguiu as pistas para Dois Rios, foi presumido que apenas Egwene, Rand, Mat e Perrin eram dragões possíveis. Junto com essas linhas, o gleeman Thom Merrilin começa a suspeitar que Mat está mostrando sinais de ser um canalizador masculino, com a loucura necessária que acompanha o toque da Fonte corrompida como o próprio Dragão fez no passado.

A razão pela qual essa suspeita funciona tão bem é que a história de Mat é justaposta com o destino de Logain, um homem que afirma ser o Dragão Renascido e que está sob a custódia das Aes Sedai. A gosma negra que vemos sendo vomitada por Mat é uma reminiscência da magia contaminada que o falso dragão está jogando nas mulheres que o capturaram. Mas é o mesmo? Devemos suspeitar que a insanidade fez com que Mat massacrasse a família de fazendeiros, em vez do Fade que o seguia, e mesmo quando a verdade é mostrada, ainda me pergunto se Mat poderia ser o Dragão em forma de destruidor.

Por outro lado, Moiraine já viu o poder dentro de Egwene e, se o dragão renasceu como uma mulher, é mais provável que ela fosse uma salvadora do mundo. Mas Mat lembra de ter ouvido falar de um quinto candidato, e Nynaeve é ​​revelado como o número cinco de uma forma espetacular. O show fez um trabalho maravilhosamente sutil de construir uma proximidade entre a sabedoria e Lan Mandragoran, uma de um tipo romântico mais familiar do que o vínculo entre uma Aes Sedai e seu guarda. Enquanto o poder de cura jorra de Nynaeve para salvar a vida de Lan, Logain pode apenas olhar maravilhado.

Vemos como o falso dragão é poderoso enquanto as Aes Sedai lutam para contê-lo, e ouvimos como Moiraine diz a Logain que o verdadeiro poder do dragão é muito mais fortes. O poder de Nynaeve não é exatamente o que foi descrito? Não temos agora nossa resposta sobre quem é o Dragão Renascido? Mas espera! Nynaeve não tem 20 anos, ela não se encaixa na profecia. Consequentemente, ela não é o Dragão Renascido, mas é revelada como uma praticante de magia incrivelmente poderosa. Além disso, ainda não vimos o que torna Rand ou Perrin candidatos. É um mistério brilhante que não existe em nenhum lugar do primeiro livro. Quão irônico, então, que a graça salvadora do show venha de algo completamente ausente dos livros que o inspiraram.

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2021-12-05 15:02:02

Se há uma linha de fundo para este episódio, é o luto. Ecoando a contínua devastação de Perrin com a morte de sua esposa, está Stepin, o Guardião da assassinada Aes Sedai Kerene. Ele faz o possível para se relacionar com seus companheiros Guardiões, incluindo Lan, mas no final a dor da separação entre ele e sua amante é grande demais para lidar. A morte de Stepin é um golpe inesperado para as Aes Sedai, que já estão se recuperando da morte de Kerene nas mãos do Falso Dragão. É tanto mais trágico porque, pela forma como sua morte é descoberta, fica claro que ele se suicidou. Carregado de culpa e remorso pela morte de sua Aes Sedai, Stepin decide acabar com tudo. Embora um carcereiro possa se relacionar com outro membro da Aes Sedai, Stepin obviamente não se vê fazendo isso. Ele descreve como Kerene ajudou a dar-lhe um propósito quando ele a conheceu como um jovem bravo e credita a ela por torná-lo o guerreiro que é. Assim, Stepin morre por conta própria e desejo, quebrado após a morte de Kerene.

Do outro lado, Eamon Valda continua a torturar cruelmente Perrin para forçar Egwene a revelar seus poderes. O arco de Perrin durante esta sequência é interessante de observar. Em um momento, ele está confessando a Egwene que sua esposa morreu por suas próprias mãos, por acidente. No momento seguinte, seus olhos ficam dourados, como os de um lobo, e, livre das cordas que o prendiam, ele quase mata Valda. Perrin parece estar canalizando uma energia que atrai lobos para ele, e é por isso que os animais têm seguido ele e Egwene desde que escaparam da Cidade dos Mortos. Agora, levado ao limite pela tortura infligida por Eamon Valda, os instintos latentes de Perrin parecem emergir. Embora seus poderes ainda estejam para ser vistos, ele parece ter a força e os instintos de um lobo sobre-humano. Considerando que mesmo Eamon não consegue decifrar que tipo de criatura é Perrin, é quase certo que ele não é o Dragão Renascido, mas um tipo diferente de ser poderoso.

Mat, por outro lado, parece o mais confuso dos cinco - além de ter certeza de que o fade, e não ele mesmo, matou aquela família no episódio passado - é sua própria loucura incipiente. Quando ele e Rand avistam as Aes Sedai marchando para a cidade com o False Dragon Logain a reboque, ele faz Rand prometer impedi-lo se ele chegar tão longe. Contudo, em nenhum momento durante nada disso surge a posse de Mat de uma adaga da cidade amaldiçoada de Shadar Logoth. Parece importante!

Independentemente de como as coisas acontecem para os personagens individuais envolvidos, é animador ver tantos dos personagens principais chegarem à Torre Branca depois que tantos episódios fizeram dessa chegada seu objetivo explícito. Está muito longe do padrão de narrativa de, digamos, Game of Thrones , que levou oito temporadas para fazer o confronto entre a vida e a morte encarnada que ocupou seus episódios finais. A questão agora é se The Wheel of Time ainda tem foco narrativo suficiente para que sua primeira missão seja bem-sucedida. Eu, particularmente, acredito que sim e mal posso esperar pra ver o resto dessa história.

Episodio 1x6 - Nota 10 2021-12-13 18:45:14

Neste episódio, finalmente, temos um vislumbre de quão perigoso é o jogo que Moiraine está jogando, e quão profundamente ela planejou, e o risco para ela e Lan se seus planos derem errado. Isso não nos diz nada especificamente sobre o Dark One, ou mesmo muito sobre o próprio Dragão, mas nos diz o quão longe Moiraine está disposta a ir para atingir seus objetivos; e, graças à propriedade transitiva, porque o programa fez um excelente trabalho em nos fazer confiar em Moraine, isso torna muito mais fácil se preocupar com o resultado de sua busca. Também, obtemos mais informações sobre a política da Torre, sobre o quanto Moiraine teve de trabalhar duro para continuar sua missão em face dessa política e há quanto tempo ela está planejando e trabalhando para atingir seus objetivos. E também descobrimos com quem ela tem trabalhado todos esses anos.

É uma revelação incrível, pelo menos para mim. O show fez um trabalho decente construindo a chegada do Trono de Amyrlin, e Siuan Sanche é uma excelente adição ao mundo da série, imponente e misteriosa como a líder das Aes Sedai, e igualmente calorosa e charmosa. Acho que funciona extremamente bem - quase toda a politicagem na Torre funcionou para mim. O verdadeiro cerne desse episódio, no entanto, é a descoberta de que Moiraine e Siuan são amantes - e, ainda mais perigoso, que estiveram procurando pelo Dragão juntas nos últimos tempos. Nos livros, Moraine e Siuan são co-conspiradoras, mas apenas amigas, e devo admitir que a mudança me pegou de surpresa. Muda um pouco a dinâmica, mas de uma maneira que a torna mais, em vez de menos, interessante; aumenta o risco se elas forem pegas e permite cenas mais emocionalmente íntimas para dois personagens que até agora não decepcionam sua guarda. A sequência em que Moraine é exilada, fazendo um juramento muito particular perante a Amyrlin antes de deixar o salão, também é muito bem feita. Ela está conseguindo o que quer, mas há um custo.

Isso dito, pelo que podemos deduzir das conversas de Moiraine e Siuan, parece que Moiraine está indo para o Olho do Mundo. De acordo com a líder, a entidade do mal está no seu ponto mais fraco e, portanto, suscetível a ataques. Então, é hora das Aes Sedai fazerem um movimento antes que o Dark One fique muito forte novamente. A única ressalva é que o papel do Dragão é essencial para derrotar a Escuridão. Também é revelado que esta jornada está destinada a ser quase fatal para qualquer um que não seja o Dragão Renascido, o que significa que os outros quatro logo estarão em grave perigo. Seu destino, o Olho do Mundo, reforça ainda mais as conotações sinistras. Descrito como um lugar desolado e cheio de maldade, o “olho” é a prisão que o dragão anterior usou para prender o Escuro. Assim, como diz Moiraine, ela está levando os jovens ao Olho do Mundo para que um deles possa completar a tarefa que começaram há milhares de anos. Se eles vão conseguir ou não ainda está para ser visto. Dedos cruzados.

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2021-12-18 19:40:42

Não, isso não é um cobertor enfiado sob sua túnica. E, não, ela não é a Ygritte de GoT. Ela é uma Aiel, e, como descobrimos no final do episódio, o bebê em sua barriga cresce para ser ninguém menos que Rand, também conhecido como o Dragon Reborn.

Também temos a introdução de Min, um dos meus personagens favoritos dos livros, uma pessoa que pode ver a aura das pessoas, encontrando indícios e presságios de seu futuro nas visões que as cercam; vemos Lan passando tempo com pessoas com quem cresceu e descobrindo que ele é o herdeiro de um trono que não existe mais. E, talvez o mais importante, Moiraine acreditando em Rand. A identidade do lendário guerreiro é algo que ela perseguiu por quase vinte anos, e é improvável que ela acredite na palavra de Rand sem ter um bom motivo para acreditar nele. Portanto, é muito revelador que Moiraine decida levar apenas Rand com ela para o Olho do Mundo para enfrentar o Escuro, e tudo isso confirma que o jovem é o Dragão Renascido. Egwene e Nynaeve são canalizadores poderosos e têm um futuro brilhante com as Aes Sedai, enquanto Perrin tem muito a descobrir sobre sua relação com o lobo. E na outra extremidade do espectro, Mat pode não acabar se saindo tão bem.

Com isso dito, conseguimos ver as costas de um homem caminhando em direção a Fal Dara que parecia suspeitosamente com Padan Fain, o que levanta tantas questões sobre seu personagem que não víamos há muito tempo (e dado como morto).

Este é um penúltimo episódio, uma respiração suspensa antes do grande final da próxima semana, e no geral, ele faz o que precisa fazer: nos lembrar quem são todas essas pessoas e por que elas são importantes umas para as outras, e por que tudo isso deveria ser importante para nós.

Episodio 1x8 - Nota 10 2021-12-26 14:46:26

Esse final de temporada girou em torno de um conto estressante e intenso que deixou muitas perguntas. Felizmente, a Amazon já escolheu este programa para uma segunda temporada porque depois desse episódio, precisamos de mais o mais rápido possível.

Esse episódio apresentou muitos desafios para todos, com um número significativo de perdas se acumulando. O Dragão Renascido enfrentou um inimigo formidável, e toda a cidade de Fal Dara enfrentou o exército do Escuro. Os Trollocs atacaram Fal Dara, com Lord Agelmar perdendo sua vida por sua cidade. Mesmo que o tenhamos conhecido por pouco tempo como personagem, admiro sua bravura e lamento sua perda. A irmã de Lorde Agelmar, Lady Amalisa, liderou a batalha nas linhas secundárias, protagonizando o enredo mais estressante do episódio. Ela não só canalizou o Poder de outras mulheres, mas as matou durante o processo. Nynaeve sacrificou sua vida por Egwene, mas então algo que nunca soubemos que poderia acontecer - aconteceu. Aparentemente vindo de Egwene, vemos o Poder Único sendo usado para curar e reviver Nynaeve até que ela respire fundo. Nynaeve sobreviveu, e parecia que Egwene a reviveu e, até provar em contrário, vou acreditar que Egwene a reviveu porque isso é foda.

Por outro lado, a pior coisa que aconteceu no Olho poderia ter sido a morte de Rand ou de Moiraine - ou assim pensei. Nenhum deles morreu, mas o Dark One fez algo que deixou Moiraine em um estado indiscutivelmente pior. Ele tirou a habilidade de canalização de Moiraine. Moiraine ficou sem meios de canalizar ou mesmo acessar o Poder Único. Ela podia sentir sua presença, mas não conseguia invocá-la. Isso devasta ela e Lan, com seu vínculo ainda nublado e agora preso dessa forma. Rand, no entanto, não acabou se voltando para as trevas e derrotou o grande mal, ou pelo menos se livrou dele por enquanto. Esses personagens passaram por um inferno emocional desde o início de sua jornada, mas parece que o inferno foi apenas o começo. Moiraine terá que lidar com a impossibilidade de canalizar e Rand terá que lidar com a loucura que começa a se instalar enquanto continua a luta contra as trevas.

Isso dito, as cenas finais geram duas intrigantes tramas para a segunda temporada: Mat aparentemente tem a Escuridão ampliada dentro de si enquanto um estranho exército ataca com invocadores poderosos. Uma praia... Felizmente, a segunda temporada teve luz verde mais cedo, mas não sabemos para onde o enredo irá depois disso. Todos os personagens principais passaram por grandes traumas emocionais ao longo desta temporada. O desenvolvimento de poderes e caracterizações só continuará na segunda temporada, e espero que ela chegue até nós o mais rápido póssivel!

Episodio 2x1 - Nota 9 2023-09-07 19:20:37

Talvez a coisa mais inteligente que esse episódio poderia ter feito foi abrir a frio com uma cena bem diferente de tudo que já vimos neste programa antes. Podemos supor que aquela figura sem nome do mal encarnado, não seja mais do que apenas um lacaio do Dark One, em vez do próprio Dark One, mas isso não foi de forma alguma esclarecido pelo show em si neste momento. De qualquer forma, quem quer que ele seja, ele diz à garota que ele próprio já foi chamado de monstro, mas olhe para ele: ele não é tão ruim assim, certo? Levando-a para fora, ele gentiliza um Trolloc o suficiente para permitir que ela acaricie seu rosto. E se todos os monstros fossem apenas criaturas procurando algo para comer, ele pergunta? Eles não seriam tão ruins então, não é? Afinal, os monstros estão apenas fazendo o que consideram bom, assim como ele. Já obtivemos uma interpretação muito mais interessante do mal do que qualquer coisa que obtivemos na última vez que a Roda girou.

Do outro lado, na Torre Branca, Nynaeve não é o único projeto favorito da irmã Red Liandrin. Ela aprisionou Mat, em algum lugar da cidade, interrogando-o por informações que ele não tem, mas que ela suspeita que ele tenha, dada sua conexão com aquela faca amaldiçoada. Ela também o está atormentando ao omitir deliberadamente qualquer menção a ele nas cartas entre amigos dele que ela está interceptando. Insulto à injúria, cara. O escritor da carta em questão é Perrin, que, apesar de ter poderes legais de lobisomem, tem sido uma espécie de cifra triste no contexto da série. Ele e seu imponente amigo Ogier se juntaram a um bando de guerreiros que atualmente caçam o malvado Padan Fain e seus “amigos das trevas”, que estão em posse do artefato roubado chamado Chifre de Valere. No processo, eles se conectam com um rastreador chamado Elyas, cujos olhos dourados e poderes psíquicos o marcam como um companheiro lobo.

O mais emocionalmente envolvente dos enredos dispersos desse episódio gira em torno de Moraine e Lan. Quando Moraine perdeu sua conexão com o Poder Único durante a batalha dela e de Rand no Olho do Mundo, ela também perdeu sua conexão com Lan. Como acontece com muitas pessoas que passam por uma grande perda em muito pouco tempo, ela se tornou uma pessoa diferente, mantendo Lan à distância de uma forma que o está matando por dentro. É necessário o gentil conselho de Verin e Tomas para convencer Lan de que ela também está morrendo por dentro, de uma forma talvez mais agonizante e profunda do que a dele. Mas quando ele vai consertar as coisas com ela, ela já está fugindo, provavelmente tanto para seguir a pista de um poema encontrado escrito com sangue quanto para fugir de Lan. Segue-se uma cena de luta razoavelmente divertida, apresentando o ponto alto do episódio. Nem mesmo Lan, que descobriu o que aconteceu e localizou Moraine, é espadachim o suficiente para derrotar seu inimigos. Que requer a intervenção mágica e flamejante de Verin e Tomas, que são claramente muito menos aposentados do que parecem.

Isso deixa apenas Rand al'Thor, o Dragão Renascido, o messias. Como Nynaeve, ele está preocupado que nenhum homem tenha todo esse poder - especialmente porque ele é um homem, e ter qualquer poder, muito menos tanto quanto ele tem, é uma passagem só de ida para a insanidade para os homens deste mundo.

Episodio 2x2 - Nota 9 2023-09-07 19:46:36

Fiquei meio entusiasmada em assistir à batalha entre Perrin e seus companheiros contra os Seanchan. O programa confiou em seus espectadores para esperar para encontrá-los novamente até o final desse episódio. Para quem não lembra, os Seanchan são a primeira civilização alienígena verdadeiramente convincente que encontramos nesta jornada, vestindo trajes, armaduras e capacetes que evocam esta ou aquela cultura humana antiga, embora permaneçam um mistério por completo. No momento em que os carregadores da liteira Seanchan carregam um imponente trono móvel com sua líder mascarada e o principal malfeitor, Ishamael, o Abandonado, ao seu lado, você realmente sente que o equilíbrio de poder no cenário pode estar mudando – não em direção aos Trolloc e seus comandantes com boca de lampreia, mas em direção a uma cultura humana rival. Embora tenha o braço direito do diabo como o poder por trás do trono, mas ainda assim.

Além disso, este episódio nos alcança com o próprio grande homem: Rand al'Thor. Até onde se sabe, esse cargo também é na verdade uma sentença de morte - nenhum homem pode exercer o Poder Único sem se tornar mortalmente insano, nem mesmo o próprio Dragão. Ele tem vivido em segredo em alguma bela cidade distante. Mas seu trabalho diurno é menos surpreendente do que seus movimentos noturnos. No entanto, pelo que pude perceber, há uma base sólida para o magnetismo sexual de Rand nos livros. Min, a vidente da temporada passada, juntou-se a Mat em sua jornada nesta temporada. Ela é uma adição bem-vinda, pois a personagem tem muito carisma e um poder fascinante que a levou a ver algo que poderá mudar o rumo da série. Elayne também é uma adição interessante à dinâmica da Torre Branca e, honestamente, ela é muito bem-vinda. Mas não se deixe enganar; ela é basicamente uma garota legal, mas disposta e capaz de aprender como ser menos obstinada em seus caminhos.

Egwene chega a confiar em Elayne sobre seus sentimentos em relação a Nynaeve, sentimentos que Elayne reconhece como ciumentos por natureza. Ouvir isso magoa Nynaeve, mas não tanto quanto ela ficará magoada se revelar o segredo que descobriu sobre sua autoproclamada mentora, Liandrin. A irmã Red com características angulares é conhecida por abrigar um homem em outro lugar da cidade, mas a maneira como Moraine lançou essa bomba de conhecimento fez com que parecesse que cara era um amante ilícito ou algum tipo de agente inimigo. O poder das Aes Sedai pode prolongar a juventude de seus detentores, mas não necessariamente a de suas famílias. Então você tem nas mãos essa tragédia de uma fanática pela supremacia feminina, arriscando tudo para ser uma boa mãe. Sinceramente, não pensei que algo seria feito para humanizar Liandrin; isso provou que eu estava errada de uma forma grande e comovente, o que eu realmente aprecio. Eventualmente, Nynaeve está preparada para aceitar algum julgamento secreto chamado de Arcos - pelo que posso dizer, o mesmo julgamento que matou a última aluna de Liandrin.

Isso nos deixa Moraine e Lan, que estão viajando para a Torre Branca. No final, Moraine insiste em seguir sozinha, perfurando a ilusão de Lan de que eles eram, a qualquer momento, iguais. Tal como acontece com o novo relacionamento de Rand, considero esta uma dinâmica de gênero interessante. A rigor, é verdade: uma mágica com o poder de Moraine sempre superará um soldado como Lan, mesmo que ele seja muito bom com a espada. Ela está apenas sendo honesta a esse respeito. Mas “iguais” não significa necessariamente níveis de poder. Significa pessoas que se amam, se preocupam e se respeitam, e é isso que Moraine parece querer quando ela rejeita Lan. Ela está tentando desesperadamente fazer o que quer que esteja fazendo sozinha, e às vezes você tem que machucar as pessoas que ama para ficar sozinho.

Tem poesia aí, né? Potencialmente, de qualquer maneira. Uma feiticeira neutralizada se despede de seu guerreiro protetor. Um messias não pode estar com quem ama, por isso ama quem está com ele. Um jovem estudante faz um novo amigo às custas potenciais do antigo. Esses são os tipos de dinâmica de relacionamento que um programa pode realmente aprofundar.

Episodio 2x3 - Nota 9 2023-09-09 08:50:45

De longe o melhor episódio até agora. O episódio começa e termina com um enredo comovente e praticamente independente: o teste de Nynaeve. Os Arcos trazem a Nynaeve visões de coisas que foram (o massacre de sua família por invasores), coisas que são (uma praga varrendo sua cidade neste exato momento) e coisas que ainda podem ser (uma vida de paz com Lan e Mat e Perrin como seus melhores amigos). Mas essa última ilusão é tão convincente que Nynaeve realmente acredita que escolheu rejeitar as Aes Sedai e voltar para casa, então ela permanece presa em uma espécie de dimensão de bolso, para nunca mais ser vista no mundo real. Ou assim parece. Eventualmente, a ilusão é quebrada. Então o Arco que leva de volta à realidade aparece e Nynaeve percebe como realmente foram os últimos anos de sua vida. Esta não foi a ilusão de tranquilidade doméstica com a qual Ishamael tentou Rand no final da primeira temporada: Isso era, de alguma forma, real, e agora realmente desapareceu. De agora em diante, Nynaeve sempre se lembrará da família que perdeu em um mundo conhecido apenas por ela. Ela não está apenas arrasada; ela está fundamentalmente sozinha com sua devastação.

Previsivelmente, Liandrin lida com a aparente morte de Nynaeve de maneira horrível. Ela diz a Egwene que Nynaeve foi uma decepção. Ela liberta Mat do que ela chama de arrependimento por ter perdido seu tempo com ele, quando poderia ter treinado melhor a irmã que morreu naquele dia. Agora, Liandrin convenientemente deixa de fora que a irmã morta em questão é Nynaeve, embora ela encoraje Mat a ser amigo de Egwene. Mas ela está contando com ele para não prosseguir, para fugir e levar Min com ele. Acontece que Liandrin e Min estão em conluio; faz parte de uma trama para libertar as duas de estarem sob o controle de Moraine, embora exatamente como isso aconteceu não esteja deliberadamente claro.

Em outros lugares, damos uma boa olhada nos Seanchan. E amigos? Puta merda, eles parecem incríveis. Há mais coisas divertidas para serem encontradas neste final da história. O senhor da guerra Seanchan tem um método único para executar seus inimigos. “Todos irão se curvar”, entoa a líder Seanchan, Grã-Senhora Suroth, e cara, ela não estava brincando. Ela também tem um amigo, Ishamael. Seu traje não é a lição de maldade que são os trajes de Seanchan, mas colocá-lo em roupas que se parecem mais com algo que alguém usaria em um show sobre o futuro próximo, em vez de um passado distante e imaginado, é extremamente perspicaz - uma maneira para transmitir a ideia de que ele não é desta terra.

O enredo final segue Rand al'Thor enquanto ele tenta aprender como controlar o Poder Único. Infelizmente, Logain não tem as respostas que Rand quer ouvir: O Poder Único irá lentamente dominá-lo até que saia dele incontrolavelmente. O que acontece. Se ele já consegue colocar fogo na pousada sem sequer tentar, então do que ele será capaz quando estiver totalmente treinado? Estou ansiosa para descobrir, mesmo que tenha medo de levar quase 20 anos para contar a história completa na televisão.

Episodio 2x4 - Nota 9 2023-09-10 13:59:17

Liandrin, ela é sem dúvida a melhor parte dessa temporada. Ela deu continuidade à sua agenda e, embora quem leu os livros conheça todos os seus segredos, ter que confiar apenas no que é apresentado na tela deixa muito para a imaginação. Ela é misteriosa, isso é certo, e sabemos que ela está tramando algo. Há também muitas questões que giram em torno dela e de seus objetivos desconhecidos. Por que ela está trabalhando com Min? Para quem ela está trabalhando, senão para ela mesma? Há também muitos detalhes sobre sua vida pessoal que eu gostaria de ver respondidos. Por que ela atacou Nynaeve? Embora este ataque possa ser Liandrin querendo mantê-las na torre, não posso deixar de sentir que algo mais estava em jogo. Também não entendo totalmente o relacionamento dela com Min e por que ela e Red Ajah estão trabalhando juntos.

No mais, as implicações por trás de Min ser forçado a se encontrar com Ishamael certamente são interessantes. Isso significa que Liandrin está trabalhando com ele? Valeria a pena trabalhar com Ishamael? Tempos de desespero são motivo para medidas desesperadas. Falando em Ishamael. Ele inicia este episódio libertando um de seus companheiros Renegados, Lanfear, Filha da Noite. O que só descobrimos no final do episódio, porém, é que esse ritual ocorreu há algum tempo e Lanfear já está à solta. Na verdade, nós já a conhecemos na forma de Selene. Quando ela leva Rand para as montanhas, ela claramente pretende realizar algum ritual misterioso nele. Felizmente para Rand, ou infelizmente?, Moraine, chega. Você não pode matar um Renegado dessa maneira. Neste ponto, não está claro se você pode matar um, em vez de apenas trancá-lo, jogar fora a chave e torcer para que ninguém esteja em busca de encontrá-lo novamente.

De qualquer forma, não sabemos o que vem a seguir, mas com Moiraine e Rand em fuga, sabemos que os próximos episódios serão cheios de ação.

Episodio 2x5 - Nota 9 2023-09-17 16:22:03

Felizmente, Moiraine e Rand levaram Lanfear na direção errada, mas Moiraine revelou um dos poderosos poderes dos Renegados: Tel'aran'rhiod. Ela pode entrar em seus sonhos enquanto eles dormem e causar-lhes tantos danos quanto poderia no mundo físico. Tivemos uma ideia de seu poder quando ela entrou no sonho de Ishamael.

Enquanto isso, as novatas são levadas por Liandrin a alguns inimigos familiares nesta temporada: O Império Seanchan. Ela revelou que também está trabalhando com Ishamael, mas ela e o general-chefe do exército Seanchan não se dão bem. Antes de Liandrin partir, ela secretamente usou o Poder Único para libertar Nynaeve de suas amarras e acordou as meninas. Além disso, embora não tenhamos certeza do que as coleiras fazem, sabemos que elas afetam o poder de alguém que pode canalizar. Não sabemos exatamente o que essas coleiras fazem, mas de qualquer forma, eu me sento mal por Egwene. Sabemos que os Seanchan levam os canalizadores a sério e só deixam os melhores e mais fortes viverem, então Egwene terá um trabalho difícil se quiser sobreviver. Sabemos que ela é uma mulher poderosa, então, esperançosamente, ela vai conseguir se defender dos cruéis invasores. Também sabemos que Nynaeve está por perto e não quer se deitar quieta, e outro amigo de Two Rivers está a caminho.

Perrin continuou viajando com Elyas antes de perceber que Elyas o estava levando para o lado errado de propósito. Não vimos os Mantos Brancos desde o episódio 5 e, mesmo sendo os “filhos da luz”, eles sempre nos assustaram. E embora Aviendha e Perrin começaram a viajar juntos em direção a Falme e, embora eu goste dela por causa de suas habilidades incríveis, não posso deixar de sentir que Perrin confiou nela muito rapidamente. Este é um mundo onde ele seria caçado por ser um Wolfbrother, confiar em uma mulher aleatória que acabou de matar um grande grupo de homens armados pode ser uma coisa boa, ou ela pode se voltar contra ele. Só o tempo dirá.

Isso dito, Verin, provavelmente alguém que trabalha para Moiraine, saiu da aposentadoria para retornar à torre e provavelmente será os olhos de Moiraine. Sua espionagem leve na Torre a levou a descobrir rapidamente que alguém na Torre Branca jurou lealdade ao lado negro, com um de seus amigos determinando que o Ajah Negro era real. Embora eles não soubessem quem era o amigo das trevas, Verin tinha um palpite de que era Liandrin, e sabemos a verdade, Liandrin é sombrio, só não sabemos até onde ela irá como amiga das trevas ainda. O plano de Liandrin funcionou e sua história de capa parecia verossímil, mas não achamos que sua história vá durar muito.

Episodio 2x6 - Nota 9.5 2023-09-22 12:31:31

O que vimos aqui é a essência dos Seanchan, uma cultura que aparentemente é pura maldade de cima a baixo. Eles são verdadeiramente monstruosos, uma raça inteira de pessoas da Casa Bolton. Sua crueldade é profunda, uma violação de tantas coisas. Revelando que o sistema de pulseira e pulseira é uma forma de magia antiga e quase senciente que literalmente parece quebrada e incompleta, a menos e até que aquela coleira seja colocada em uma mulher… Sim, a misoginia é tão profunda que faz você se sentir quase fisicamente doente.

E em nenhum lugar isso é mais claro do que com Egwene. Ela não é mais uma mulher; ela é informada por sua sul'dam, ou manipuladora, Renna. Ela é uma damane, uma manejadora de magia, o que a torna um animal perigoso para ser domesticado e trabalhado até a morte, se for o caso. A quebra de Egwene por Renna, que usa as propriedades mágicas do colar a'dam de silenciamento mágico de Egwene para abusar e torturá-la até a submissão, constitui a espinha dorsal do episódio, e é o material mais perturbador do programa até agora. E a menos e até que Egwene realmente desista de toda esperança de rebelião ou fuga, ela sofrerá e talvez morrerá. E depois de um episódio tão forte, culminando na visão horrível de Egwene realmente derramando água e depois gritando em total desespero sobre o que aconteceu com ela, acho que pode ser.

A obscenidade não para por aí. Em um último esforço para salvar Nynaeve a Aes Sedai Amarela que as protege, se entrega para disfarçar sua presença. Ver esta grande mulher ser presa e escravizada é, francamente, terrível, como deveria ser. Mas para ela, tudo vale a pena para preservar a vida de Nynaeve e garantir que ela viva para relatar o envolvimento de Liandrin com o lendário Black Ajah ao Trono de Amyrlin. Mas ela não é a única com grandes novidades para Siuan Sanche. Confrontado por seus amigos Lan é forçado a admitir que ele e Moraine encontraram o Dragão Renascido e que ele ainda está vivo por aí. Mas ele já estava a caminho para contar à Amyrlin, o que de fato ele faz.

Além disso, a mulher na cela ao lado dela foi uma revelação surpeendete, pois é um personagem que não víamos desde a temporada 1, episódio 6: Maigan, um membro do Blue Ajah. A captura de um Ajah azul foi sugerida por Ryma Sedai. E vê-la em uma cela, quebrada ao lado de Egwene, foi uma reviravolta fantástica. Não é alguém de quem questionaríamos o paradeiro, mas é alguém que conhecemos antes e que reconhecemos. No mais, só há uma coisa que não faz sentido emocional neste episódio: se você é Mat, por que não dizer a Rand que você não pode vir porque sua amiga vidente previu que você o mataria em vez de simplesmente abandoná-lo sem dizer uma palavra? Além disso, acabamos de perder o excelente par Mat/Min? Também recebemos uma atualização sobre a vida de Loial e Ingtar como escravos dos Seanchan. Espero receber mais dos dois, mas só de ver Loial me deu esperança de que todos se reuniriam em breve.

Episodio 2x7 - Nota 9 2023-10-04 10:38:12

Egwene e sua Suldam Renna finalmente canalizaram o poder único juntas, e o poder retratado foi o mais forte de qualquer uma das outras estagiárias. E apesar de ela e Renna se darem bem, Egwene garantiu que Renna soubesse que um dia ela iria matá-la. Estou ansiosa para ver se essa trama será encerrada no final da temporada. Se ela será libertada ou não no final, o tempo dirá, mas esperamos ver algum tipo de resolução. No mais, há muita coisa envolvida no relacionamento entre Sul'dam e Damane e no compartilhamento de poder, mas felizmente, Nynaeve consegue descobrir como usar tudo rapidamente! O plano delas parece bastante brilhante superficialmente. Use a tecnologia do Seanchan contra eles! Mas eles também não sabem nada sobre como funciona, então será interessante ver o que elas podem fazer e se podem salvar Egwene.

Perrin e Aviendha chegaram perto de Falme, e também aprendemos um pouco mais sobre o povo de Aviendha e suas tradições, os Aiel. Nós a testemunhamos cumprir um de seus juramentos, de proteger alguém, mas essa pessoa já havia morrido. Embora não saibamos o raciocínio exato de tudo isso, aprendemos que aquela era uma tradição dentro dos Aiel. Espero poder aprender mais sobre sua espécie no futuro! Mat também já chegou em Falme contra a sua vontade. Ele foi enviado para lá por Lanfear. E tanto Lanfear quanto Ishamael continuaram a trabalhar juntos para tentar fazer com que ele se juntasse às trevas enquanto estava em Falme. Falando em ingressar na escuridão, também descobrimos que Barthanes Damodred era um amigo das trevas. E agora, uma quarta pessoa do lado da luz sabe sobre o status de Black Ajah de Liandrin. No mais, com Perrin e Aviendha perto de Falme, as únicas pessoas que sobraram para chegar lá são Rand, Lan e Moiraine.

Por último, com a ajuda de Rand, finalmente descobrimos a verdade sobre Moiraine ter sido acalmada. Essa revelação não foi muito chocante, mas Rand conseguiu desfazer o nó, libertando Moiraine e permitindo que ela usasse seus poderes mais uma vez. E agora com todos finalmente a caminho do mesmo local, mal posso esperar para ver o que o final traz! Também percebo que o final não vai responder a todas as questões candentes, o que me deixa grata pela renovação antecipada da terceira temporada. Todos sobreviverão à inevitável batalha em Falme? Egwene, e Maigan e Ryma serão libertadas? Mat será forçado a cumprir a visão de Min?

Episodio 2x8 - Nota 9 2023-10-10 05:05:42

Ishamael e Fain não levaram em consideração que Mat era um dos mais astutos de todo o clã de Dois Rios. E essa é uma coisa importante que esta temporada fez certo: eles melhoraram imensamente o Mat! Estou feliz por ele ter conseguido usar sua inteligência em benefício de todos, sem se entregar às trevas. Falando em planos inteligentes, Nynaeve e Elayne deram os retoques finais em seu plano para tentar salvar Egwene. Claro, Nynaeve mais uma vez falhou em canalizar para ajudar Elayne e, embora não tenhamos obtido uma resolução sobre seus problemas de poder, espero que isso seja resolvido na próxima temporada. Felizmente, Egwene descobriu como se salvar. Nós realmente experimentamos todo o poder de Egwene nesta temporada, e ainda mais durante o episódio final.

Restava uma última peça do quebra-cabeça: Rand. E finalmente conseguimos ver a visão de Min do episódio 2. Felizmente, Egwene estava lá para proteger Rand dos ataques de Ishamael depois que o Dragão prometeu nunca se juntar às trevas. Na verdade, acho que precisamos agradecer ao Seanchan por esse uso de seu poder, porque sem ela ser capturada, ela nunca teria usado seu poder com tanta força ou mesmo saberia que poderia. Mas agora, armada com o conhecimento de suas próprias habilidades, ela conseguiu proteger Rand por tempo suficiente para que Perrin e companhia chegassem.

Isso dito, parecia que Ishamael teve um final feliz. Tudo o que ele realmente quis foi não repetir a vida novamente. Ele estava cansado do giro constante da roda e da vida, e sua cena final implicava que ele finalmente alcançou a morte verdadeira. Obviamente, ele ainda era um servo das trevas e tinha um plano alternativo. Ele sabia que Lanfear o trairia, então libertou os outros abandonados, mas antes disso, Moiraine garantiu que Rand fosse declarado o Dragão Renascido. Depois disso, Lanfear encontrou um dos abandonados, Moghedien, que ameaçou ela e o Dragão Renascido. Uma vez libertada das teias de Moghedien, ela disse algo que me deu arrepios! A luz ajuda você, Rand al'Thor - diz ela. Ouvir um desejo abandonado de que a luz ajudasse alguém foi chocante, e eu realmente apreciamos isso do ponto de vista da escrita. Acho que todo mundo se apaixonou por Lanfear.

No mais, desejo apenas que cada temporada seja melhor que a anterior! Há muito mais para ser explorado com a história! Não sabemos exatamente o que aconteceu com Siuan no final do episódio 7 ou qual será a punição de Moiraine por abandoná-la. Este é realmente o fim do Seanchan? Os outros abandonados serão os vilões da próxima temporada? Só o tempo irá dizer! E, eu nunca, nunca vou perdoar esse programa por ter matado aquele Lobo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Fatinha

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries