IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Firefly By Rafael Mattos





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2013-08-24 02:03:36

Como uma série tão conhecida pelo cancelamento injusto e pelo status cult, dá pra ver no próprio roteiro o cuidado que os produtores tiveram com a história, com os personagens e etc. Só o tanto de planetas e aneis que são citados cria uma noção pra quem assiste que aquele mundo é bem maior do que apenas a nave Serenity.

Gostei do Malcolm que tem uma vibe anti-heroi, nada de ser o cara charmoso que faz sempre a coisa certa. Curti bastante isso.
Outro plot que me chamou atenção foi do Simon e da River que são caçados pela Aliança. Acredito que a River ainda pode crescer como personagem. Quem sabe, seu cérebro foi alterado ou algo assim.

E pra uma primeira impressão, fiquei satisfeito por não ter aliens ou certas bizarrices como eu esperava que fosse ter. Acho até melhor dessa forma.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2013-08-24 11:13:35

Esse episódio passou voando mesmo. Acredito que foi por causa do episódio ter se focado apenas no roubo do trem.
Também gostei muito de Niska. Ele pareceu até um gangster do futuro, falando devagar e sobre reputações sólidas. Espero que ele retorne.

Não é que o Malcolm estava mais divertido nesse episódio, diferente do personagem meio sombrio do piloto. Acho que protagonista carismático faz mais a cara do Nathan Fillion.

Gostei bastante dessa história da doença de Mal de Bowden. Isso mostra o quanto o futuro da série é tão incerto quanto qualquer futuro já mostrado, só que mais realista. E não consigo ver vários chineses juntos num sci-fi e não me lembrar de Blade Runner.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2013-08-26 01:36:56

É tão bom ver a série fazer um episódio inteiro no espaço sem parecer cansativo. Só agora deu pra ter uma noção melhor do porque os Reavers são tão temidos.

Continuo muito curioso em relação a River e tudo o que aconteceu na Academia. Entretanto, esse estado dela de ficar o tempo todo gritando e tendo sonhos tá ficando um pouco enrolado. Espero que os Hands of Blue retornem.

Pra mim, a melhor parte mesmo ficou na hora em que os personagens são interrogados. É nessa hora que você percebe o quanto eles são diferentes e, mesmo assim, leais ao Mal.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2013-08-26 16:25:21

Esse episódio foi necessário pra dar um pouco mais de tridimensionalidade a essa paixão do Mal e da Inara, já que nos outros episódios era apenas tensão sexual. Acho tão bacana essa sinceridade do Mal, em dizer que despreza o trabalho dela, mas que isso não quer dizer que ele o despreza como pessoa.

Já a Kaylee vem se tornando uma das personagens mais adoráveis que já assisti. Ela consegue ser fofa e, ao mesmo tempo, entrega humor ao episódio.

No mais, é sempre bacana ver a imaginação dos roteiristas com certos detalhes. Desde ao lustre da festa até as bolas de sinucas virtuais, tudo muito bem bolado.

Episodio 1x5 - Nota 8 2013-08-30 07:08:27

Diferente da grande maioria, eu nem achei esse episódio ruim. Eu tava sentindo falta num foco maior no Simon e na River e gostei do que foi mostrado. Toda a luta que o Simon teve pra retirar a River da Academia e a falta de interesse dos pais foi bem pontual. Não achei cansativo. Só não me convenci muito dessas verdades que a River descobria do nada. Tô sentindo falta de mais explicações sobre ela e os Hands of Blue que, até agora, nada.

Entretanto, todo o plot envolvendo o Pastor e essa conexão com a Aliança foi bem mais ou menos. Não conseguem realmente dar carisma pra ele, mas quem sabe, ele tenha alguma importância daqui pra frente.

E mesmo que o Mal tenha retornado pra ajudar os irmãos, senti falta da Kaylee fazendo algo. Achei ela muito passiva quando o Capitão decidiu deixar os dois antes.

Episodio 1x6 - Nota 9 2013-08-30 09:45:40

Se formos parar pra pensar na história do episódio, nem foi nada tão fantástico assim, mas o que realmente leva esse a ser ótimo é todo o humor envolvendo as reações de Mal em relação a sua "esposa". Aliás, Nathan Fillion mostrou nesse episódio que ele seria um ótimo ator pra fazer comédia. Eu ri diversas vezes nesse episódio.

Legal também é ver alguns outros detalhes dos personagens. Por exemplo, como o Pastor sabia sobre aquele ferro velho (Mostrando que ele não é apenas um simples Pastor), Inara mentindo sobre ter beijado Mal, Jayne tentando fazer uma troca divertida usando Vera.
Enfim, a série sabe utilizar todos os personagens.

Só sinto falta de um plot central nos episódios, apesar deles manterem certa cronologia. Mas esse episódio, de forma isolada, foi bom.

Episodio 1x7 - Nota 9 2013-09-03 08:34:33

Que o futuro de Firefly é sofrido, isso sabemos, mas de todos os episódios, acho que esse daqui conseguiu melhor demonstrar isso. Todo o povo de Canton vive na merda, trabalhando um bocado pra fazer um Juiz lucrar com isso. É mais que normal que eles se agarrem a "lenda viva" de Jayne para continuarem com fé em suas vidas. E o mais legal disso é que o curto plot do Pastor com River explica totalmente o que Jayne afirmou não fazer sentido no final do episódio.

E sempre é bom ver personagens ganharem desenvolvimento. Jayne era apenas aquele clichê de homem rude e grosseiro com fidelidade questionável, mas que dessa vez, sua consciência pesou pela cidade e pelo lameiro que morreu. Encerrou o episódio muito bem com ele sem entender porque aquele povo continua o ovacionando.

E pô... A Kaylee continua sendo extremamente adorável. Ela ficando irritada com o Simon dizendo que nunca faria com ela foi hilário. Huhusa!

Episodio 1x8 - Nota 9.5 2013-09-03 10:45:37

Esse episódio mostrou a importância de Serenity como lar na vida dos personagens, essencialmente na concepção de Mal que a vê com um sentimento de liberdade em relação ao mundo comandado pela Aliança. Ver seu carinho pela nave é muito bonito, assim como a cena final que fecha o episódio, com ele contemplando Serenity. Além disso, podemos ver como Mal é um ótimo líder, sendo forte e arriscando a própria vida para o bem dos companheiros.

E adorei ver como esse episódio conseguiu usar flashbacks com várias timelines diferentes sem soar confuso, aumentando a tensão o tempo todo. Ver como todos os personagens entraram na nave, desde o hilário bigode do Wash até a surpresa que foi Mal encontrando Kayle transando com o outro mecânico, tudo foi muito bom de se assistir.

Mas apesar do ótimo episódio, sinto falta de mais destaque em volta de River que virou coadjuvante de luxo e dos esquecidos Hands of Blue.

Episodio 1x9 - Nota 9.5 2013-09-04 22:32:36

Finalmente o foco voltou para Simon e River e tivemos mais explicação do que aconteceu a ela. Todo o plano para entrar no hospital de Ariel foi extremamente bem executado e Simon cada vez se parece mais com um tripulante de Serenity.

Também é incrível como cada personagem é construído. Simon cria um puta plano pra burlar a segurança do hospital, mas é ingênuo o suficiente pra não suspeitar de Jayne, diferente de Mal que já se liga no que aconteceu quase que imediatamente. O Capitão dizendo que entregar alguém da sua tripulação é o mesmo que entregá-lo é um dos momentos que mais gostei da série até agora.

E demorou, mas a volta dos Hands of Blue foi muito boa. Conseguiram criar tensão no momento da perseguição. Só aquele aparelho que eles usam pra matar as pessoas já daria um bom fringe event.

Episodio 1x10 - Nota 9 2013-09-05 04:31:03

É incrível a química entre Natha Fillion e o Alan Tudyk. Ambos conseguiram protagonizar tantos momentos hilários, sendo a discussão sobre Zoe na hora da tortura o ápice. E o Wash em si já é um personagem hilário. Espero vê-lo ganhando mais destaque nos próximos.

Fiquei satisfeito com o retorno de Niska. Michael Fairman consegue fazer um gangster totalmente psicopata, bem como a fala mansa do personagem. A hora que ele pede pra cortarem a orelha do Mal é sinistra.

E River continua sendo um mistério, mas seu momento, matando os comparsas, foi ótimo. Só achei ruim mesmo é que Inara, ultimamente, anda muito desfalcada em relação a tripulação da nave. Plot dela só serviu pra ter piada do Jayne.

Episodio 1x11 - Nota 9 2013-09-05 13:54:07

Esse foi um dos episódios mais divertidos da série até agora. Apesar do plano pra pegar a arma em si tenha me lembrado um pouco o roubo do hospital, o retorno de Saffron já valeu muito só pelos momentos hilários, tanto pela química com Mal quanto pela reação dos tripulantes com o envolvimento dela no plano.

Mas o melhor daqui foi Inara que, depois de tantos episódios, deu pra sentir que ela realmente pode fazer parte daquele mundo que os tripulantes de Firefly vivem. Gostei muito do Mal deixando-a como carta final contra Saffron.

E gosto dessa linearidade que a série mantém, pois o episódio não tinha nada a ver com o plot de Ariel e, mesmo assim, Simon descobriu que Jayne os traiu. E River consegue ser boa sempre, mesmo em pequenas doses.

Episodio 1x12 - Nota 8.5 2013-09-07 08:42:40

De vez ou outra, sempre surgem histórias de como soldados, após a guerra, não souberam como construir uma vida. Então, a chegada de Tracey trazem emoções diferentes em Mal e Zoe e a série mostra a guerra como algo mais sério, diferente de War Stories que leva isso mais na brincadeira.

Entretanto, acho que esse episódio acabou se tornando arrastado em alguns momentos. A perseguição das naves naquela neve é bonita, mas o plot dos federais atrás de Tracey não empolga e o final é bem anticlímax, não causando nenhum perigo pra tripulação de Serenity.

Mas Mal e os outros levando Tracey até seus parentes e a história que ele havia contado na mensagem, se tornando uma verdade, consegue ser triste e emocionante ao mesmo tempo.

Episodio 1x13 - Nota 8.5 2013-09-08 21:40:24

As prostitutas pedindo ajuda me lembrou um pouco o plot de Os Imperdoáveis. Sempre é bom ver foco na Inara, já que ela é uma personagem interessante e possui uma interação diferente com o resto dos personagens.

A história foi boa de se ver. Gosto muito da forma que a série aborda as prostitutas ou acompanhantes, mostrando que elas são muito mais do que apenas pelo que são julgadas. E a Nandi conseguiu trazer mais dramaticidade pro casal principal.

E como disseram, o casal acaba sofrendo exatamente por isso. Mal é um lerdo por não entender, depois de tantos momentos, que Inara gosta dele. Já Inara acaba sendo, vamos dizer, um pouco burra, por esperar que Mal descubra, em vez de ser mais objetiva como Kaylee é, por exemplo (Se bem que até Kaylee não consegue nada com Simon).

Episodio 1x14 - Nota 9.5 2013-09-09 08:54:07

Esse daqui é um dos melhores episódios da série e, mesmo sendo abrupto, conseguiu ser uma bonita series finale, já que Firefly sempre ganha ao se focar em River.

Acredito que esse episódio tenha servido para River se auto-aceitar e ser aceita. Várias vezes ela dizia que a vida de seu irmão seria melhor se ela não precisasse ser salva assim como a tripulação que vive com a Aliança a sua caça. Quando ela faz um confronto psicológico com Early, isso acaba fazendo ela aceitar mais e mais que Serenity é sua casa, até mesmo fingindo ter incorporado a nave para derrotar o inimigo. Além disso, apesar da pequena cena, foi lindo ver Malcolm assentindo que River também é uma tripulante da sua nave e não apenas um "apêndice" de Simon, o doutor.

Outra coisa que impressiona é Jubal Early que faz um assassino frio e peculiar. Como não sentir-se incomodado com ele perguntando a Kaylee se ela já foi violentada? Ou a forma que ele diz não entender qual a importância do quarto se River já não está mais lá dentro? A verdade é que Richard Brookes arrasa nesse episódio (Perdendo apenas para Summer Glau) formando o que acredito ter sido o melhor antagonista da série até o momento.

Ao ver os quatorze episódios, realmente, é uma pena ver uma série com tanto potência ter sido cancelada dessa forma. Tinha várias outras luas que ainda poderíamos ter conhecido, vários outros detalhes do universo da série, assim como poderíamos ter mais conhecimento sobre a Aliança em si e até mesmo sobre os Hands of Blue. De qualquer forma, valeu a viagem que foi, apesar de curta. Agora é ver se o filme amarra as pontas soltas.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Rafael Mattos

Copyright© 2024 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries